"Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém" Carta do Apóstolo Paulo aos Coríntios

"Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém [...]". (Carta do Apóstolo Paulo aos cristãos. Coríntios 6:12) Tudo posso, tudo quero, mas eu devo? Quero, mas não posso. Até posso, se burlar a regra; mas eu devo? Segundo o filósofo Mário Sérgio Cortella, ética é o conjunto de valores e princípios que [todos] usamos para definir as três grandes questões da vida, que são: QUERO, DEVO, POSSO. Tem coisas que eu quero, mas não posso. Tem coisas que eu posso, mas não devo. Tem coisas que eu devo, mas não quero. Cortella complementa "Quando temos paz de espírito? Temos paz de espírito quando aquilo que queremos é o que podemos e é o que devemos." (Cortella, 2009). Imagem Toscana, Itália.































terça-feira, 26 de outubro de 2010

Suemos todos!

Disponível em: <http://www.flickr.com/photos/anarvoreluz/2196162895/>. Acesso em 15/08/12

 

Somos todos UM

"Nenhum líder vai nos dar paz, nenhum governo, nenhum exercito, nenhum país. O que nos vai dar paz é a transformação interior que nos conduzirá à ação exterior. A transformação interior não é isolamento, desistência da ação exterior. Ao contrario, só pode haver a ação correta quando há o pensamento correto, e não existe pensamento correto quando não existe autoconhecimento. Sem conhecer a si mesmo, não existe paz." Krishnamurti

Marilia Carrenho Camillo Coltri

Certa vez, lendo um livro da pedagoga e filósofa carioca Tânia Zagury, marcou-me um trecho que socializo com vocês: ”São essas lutas que temos de travar com nossos filhos, dia após dia, hora após hora, minuto após minuto. É uma tarefa árdua, longa e cansativa, porém é a melhor forma para nos levar a ter filhos cidadãos, conscientes dos seus deveres e direitos (...)" Zagury. T. (2006).
Educar é uma das tarefas mais árduas que um ser humano pode empreitar. É preciso suar a camisa! Suar como pais e suar como educadores. A que persistirmos, perseverarmos e nunca desistirmos! Outro dia recebi um email que falava da importância de preservarmos o meio ambiente para as futuras gerações. Penso que, mais importante ainda que preservarmos o meio ambiente para as gerações futuras temos a hercúlea tarefa de formarmos uma geração melhor e mais ética, do ponto de vista moral, para habitar o planeta futuramente. É de pequeno que se torce o pepino, diz o conhecimento empírico popular. Não se sabe se na horticultura isso é uma regra, mas em educação o é. Ética se ensina desde pequeno. Parafraseando o economista Stephen Kanitz devemos definir a ética de nossos filhos antes das suas ambições.
Futuramente, quando estes forem colocados diante de suas escolhas, principiando o exercício do livre arbítrio, alicerçados por nós, deverão escolher pela opção mais ética, mesmo que essa malogre seus objetivos. Quando perceberem que não poderão alcançar seus objetivos e metas, tenderão a recuar em suas ambições e não reduzirão o seu rigor ético.
O que nos assusta é que muitas crianças e jovens, encorajados por seus pais, tendem a burlar a regra, fraudar o código de conduta ética contido no contrato de convivência social; para alcançarem seus objetivos, suas ambições.  Uma das grandes preocupações apresentadas pelos pais de hoje restringe-se ao fato de seus filhos não demonstrarem uma ambição razoavelmente exacerbada. Suas parcas aspirações não convencem seus pais de que serão adultos conjugadores do verbo “ter”.
Não devemos pressionar nossas crianças e jovens a serem ambiciosos, ou melhor, não devemos cobrá-los a demonstrarem suas ambições precocemente. O problema não está em ser ambicioso. Isso é positivo, na medida em que respeitamos o código de conduta ética do grupo social ao qual estamos inseridos. A questão está em definirmos a ética a priori das ambições. O desafio consiste em termos como nossa maior ambição, tornar mais éticas as novas gerações, começando por nossos filhos. E vale lembrar "a ambição nunca pode anteceder a ética. É ela que tem que preceder a ambição" Kanitz. S. (2001). Não deixemos nossos filhos à deriva, como barquinhos de papel em pleno oceano tempestuoso.


Bibliografia
ZAGURY, Tânia. Limites sem Trauma: construindo cidadãos. Rio de Janeiro: Record, 2006. p 48.
KANITZ, Stephen. et. al. Ambição e Ética. Revista Veja, São Paulo, 24 jan 2001. p. 21.



137 comentários:

  1. Suemos Todos !

    Hoje, o modo que educamos nossos filhos é essencial , pois isto refletira futuramente em nossas vidas, nas vidas deles e de todos que estão ao seu redor. Pois se tiverem um bom alicerce, sua estrutura será firme, saberá lidar com as dificuldades da vida, sem burlar a lei, ou seja, não será antiético. Esta mesma educação adquirida de pai para filho, deve ser passada por varias gerações, para um bem estar da humanidade.

    Nome: Flavio Wagner N°3 RGM: 079643 Engenharia de produção turma: 112313

    Nome: Giovane Ap. Soares N° 14 RGM: 082437 Engenharia de produção mecânica Turma:83313

    Nome: Marcelo Jose Vergino N°22 RGM:080675 Engenharia de produção mecânica Turma:83313

    ResponderExcluir
  2. Realmente, o que vemos contemporaneamente é o reflexo da bagagem cultural absorvida por muitos durante sua infancia. Proponho uma pergunta: "Como podemos ser éticos diante de uma adversidade (controlar meu impeto de "querer" desenfreadamente) se, desde pequenos, se não todos, a maioria teve o que queria prontamente, bastava pedir?".
    Durante a infancia tambem (quase sempre) se faz necessário receber um "não" diante das vontades e desejos, para que possamos aprender a lidar com as adversidades, porem hoje em dia, com a facilidade de acesso (financeiro e comercial) praticamente nula a possibilidade de uma criança receber um não paternal diante de um "eu quero".
    Fica a pergunta: "A ética parte da tomada de decisões apartir de adversidades que nos questionam, porem se não há adversidades nos questionando, como podemos ser éticos?"
    -Pais, pensem nos seus filhos, no futuro vocês precisarão de filhos "ÉTICOS" para cuidar de vocês!


    Turma: 83313

    Luiz Fernando da Silva Santos

    Marcio Luis Martelini

    Thiago Eustaquio Pereira

    Thiago Iaquinto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luiz Fernando, Thiago eustáquio e Thiago Ianquinto; esse "querer prá já" trata-se do princípio do imediatismo que realmente precisa ser trabalhado nas crianças. Não há mais o exercício da paciência. Não esperamos mais a nossa vez, ficamos impacientes com um farol que demora segundos para ficar verde. Parece que estamos sempre atrasados ou perdendo tempo. Vivemos dentro de um imediatismo que nos furta o prazer de esperar, aguardar, curtir o tempo; pois na verdade ele passa muito rápido. Excelente postagem!
      Profª Marilia Coltri.

      Excluir
    2. Realmente devemos educar nossos filhos de acordo com as exigencias dos dias de hoje, que esta cada vez mais dificil,a maioria não se preucupa em ética e sim nos seus bem proprio, os pais devem se preucupar mais com seus filhos e não deixar so por conta das escolas todos sabem q uma boa educação vem de berço se todos comprirem seu papel de pai e de bom cidadao teremos um futuro bem melhor.

      turma 83313
      José Maria Silva num 28

      Excluir
    3. turma 83313
      josé maria silva 19

      Excluir
  3. Antigamente era mais fácil educar e criar os filhos, desde pequenos eles já trabalhavam as brincadeiras eram sadias e pelo menos os pais podiam dar umas palmadas nos filhos (não que bater vai ajudar a educar porem impõe respeito), com pais radicais e o mundo do jeito que esta hoje acaba sendo mais difícil educar que na maioria das vezes só percebem isso no futuro quando não tem mais jeito, vamos dar trabalho estudo e educação com certeza é a melhor opção a fazer.

    Alunos do Curso de Engenharia Civil - Ceunsp 7º Semestre

    Lucas Vieira Puga - RGM 084243
    Ricardo MAntuaneli Belaz - RGM 084242
    Vinicius de Aguiar - RGM 084245

    ResponderExcluir
  4. Na grande maioria das vezes em nossa rotina diária não paramos e somos surpreendidos pela própria ambição, e sem que percebemos deixamos de lado nossos valores, aqueles que herdamos de nossos pais e avós. E muitas vezes para suprir a necessidade do imediatismo de nossos filhos, deixamos de dizer NÃO, conquiste; de ser éticos com eles, limitando a eles o prazer da conquista de atingir seus objetivos. Percebo que muitos deles estão ficando a deriva como barquinhos em pleno oceano tempestuoso.

    Turma:83313
    Anderson de Oliveira 40
    Jean Carlos Ramalho 18

    ResponderExcluir
  5. En realidad, lo que vemos es un reflejo de su equipaje cultural contemporánea absorbido por muchos durante su infancia. Propongo una pregunta: "¿Cómo podemos ser ético en la cara de la adversidad (controlar mi impulso de" querer "salvajemente) son de pequeña, si no todos, la mayoría tenía lo que quería con la suficiente antelación para hacer?".
    Durante la infancia también (casi siempre) es necesario para obtener un "no" a las necesidades y deseos, para que podamos aprender a manejar la adversidad, pero hoy, con la facilidad de acceso (financiera y comercial) a prácticamente cero posibilidad de que un niño no recibe los padres antes de que un "yo".
    La pregunta es: "La toma de decisiones éticas parte de las adversidades que a partir de la pregunta, pero si no hay adversidad en el cuestionamiento, ¿cómo podemos ser ético?"
    -Los padres, piensa en tus hijos, vas a necesitar en el futuro de los niños "ético" para cuidar de ti!


    el ramon gonzales

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente, Ramon! Somos impulsionados a sempre levar vantagens sobre os outros indivíduos em sociedade e isso não é nenhum pouco ético, certo? Como agir então, numa sociedade que recrimina o ético, punindo-o e vangloria o anti-ético, aplaudindo-o? Precisamos ser fortes e acreditar que estamos certos em nossas atitudes e, quando se trata de nossos "niños" acreditar que estamos formando futuros adultos éticos, que passarão aos seus filhos o mesmo legado ético.
      Gracias pela postagem!
      Um abraço,
      Marilia Coltri.

      Excluir
  6. A ambição é necessária no ser humano. É ela que impulsiona a saltar para o futuro. Sem ela dificilmente chegaremos em algum lugar.
    A ambição nos movimenta em busca de crescimento e novos desafios. Porem, jamais poderá suplantar a ética, precisamos antes de qualquer coisa ter ética.
    Ética é um principio básico, de formação, que infelizmente, está cada vez mais sufocado pelo desejo desenfreado e oportunista do sucesso a qualquer custo.
    Precisamos resgatar alguns princípios de caráter e para isto, com toda certeza, precisamos suara a camisa.
    Parabéns Profª Marilia pelo conteúdo deste artigo.

    CEZAR DA SILVA PEREIRA – Nº 10 - ENG. CIVIL 49713

    ResponderExcluir
  7. A ética e a ambição são ítens positivos, porém, a primeira deve estar antes da segunda. Com a ambição guiada pela ética, existe o real desenvolvimento, mas apenas a ambição sem a ética, acarretará em conflitos, brigas e selvageria, o que fará com que a visão dessas pessoas se foque mais no item da competição, e não mais no progresso da sociedade. Portanto sem a ética não haverá o real progresso, ficando este ofuscado pelo foco nos conflitos.
    Turma 49713
    Allan David Corazza Ohashi - nº 3 - ENG. CIVIL. - RGM 072038
    John Lennon de Carvalho

    ResponderExcluir
  8. Hoje fala-se muito em limites, como impor, como educar.
    De todos os estudos sobre a educação dos filhos,uma coisa é certa os filhos de hoje estão cada vez mais distantes da convivência com a familia. Ou estão no shoppings, nos lugares de lazer, ou assistindo TV, na internet ou no vídeo game. E os pais, cada vez mais distantes, preocupados com o trabalho.
    Os filhos de antigamente ganhavam presente no aniversário, no dia das crianças e no natal. E tinha condições, o
    presente tinha de estar dentro do orçamento familiar, tinham que se comportar, ser um bom aluno, passar de ano, aquelas coisas todas.
    Como preparar um filho para a vida sem mostrar os limites, as dificuldades, e como enfrentalos, na vida lutamos todos os dias para conquistar aquilo que queremos, aprendemos a lutar pelos nossos objetivos quando crianças.

    Alexandre Menegati RGM: 081434 N° 01
    Gustavo Camargo RGM: 082718 N° 17
    Luis Batistella RGM: 080070 N° 20

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alexandre Menegati RGM: 081434 N° 01
      Gustavo Camargo RGM: 082718 N° 17
      Luis Batistella RGM: 080070 N° 20

      TURMA: Turma: 83313

      Excluir
    2. Sem dúvida nenhuma, prezados alunos, são questões difíceis de serem respondidas; mas creio que na prática, nossas ações éticas deixaram um legado ético para nossos filhos. Crianças veem, crianças fazem!!! Parabéns pela postagem!
      Profª Marilia Coltri.

      Excluir
  9. A pouco tempo conheci meu sogro, um professor que idealizou um dos sonhos de seu pai,

    Alfabetizar todas as pessoas do vilarejo que morava. Com força de vontade e muito suor pai,

    filhos e irmãos montaram uma sala de aula e alfabetizaram todas as familhas do vilarejo e

    também de fazendas proximas.
    Uma frase usada por ele me chamou a atenção "A falta de instrução atrofia a humanidade".
    Quando se fala em educar ou instruir alguem, seja criança, adulto ou idoso imaginamos, quais

    valores devemos passar a este cidadão. A resposta é muito simples, tudo o que é ético e

    correto.
    É preciso encinar nossas sobre o que é certo e errado não podemos ser omissos quanto ao

    condigo de ética de nossa sociedade, é preciso cobrar nossas autoridades sobre ética, é

    preciso estar ciente de que decisões que possam nos favorecer podem prejudicar outros.

    "Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará

    dele." Provérbios 22:6
    "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são

    lícitas, mas nem todas as coisas edificam." 1 Coríntios 10:23

    Turma 49713
    Walmir Julio Ribeiro RGM 070577

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida nenhuma, Walmir; seu sogro é um exemplo a ser seguido!
      Parabéns pela postagem!
      Profª Marilia Coltri.

      Excluir
  10. É necessário que os pais saibam educar seus filhos com os princípios éticos, para que possam ser tornar ser humanos com valores bem definidos. Porém muitas vezes os pais são omissos, e pior, por muitas vezes são eles que dão mau exemplo e incentivam seus filhos a conseguir as coisas sem pensar nas consequências.

    Ambicionar é importante, porém, essa ambição não pode superar nossos valores éticos, nosso caráter. É preciso saber mensurar nossos desejos, saber o limite entre ambição e ética, e ser for preciso colocá-los em segundo, terceiro plano, para que possamos viver em harmonia, buscando cada vez mais o avanço social.

    Turma: 49713
    André Gomes da Silva n° 04 RGM: 072308
    Bruno dos Anjos Oliveira nº 07 RGM: 070936
    Elisson Hudson Souza Teixeira n° 39

    ResponderExcluir
  11. Eu me lembro até hoje, como meus pais exigia de mim. Diziam: Ao passar numa calçada ou algo similar, em que estivessem duas pessoas conversando, nada de passar no meio; e também que não poderia chamar de alguém que fosse mais velho ou adulto pelo nome próprio, mais sim pelo Sr, Tio... E também que não poderia estar conversando enquanto mastigava... e ainda mais de tudo dizia nuca esqueça de buscar e aplicar os conselhos da Bíblia.
    Eu me pergunto será que era cultura ou Educação Moral e Cívica? Eu respondo que era Educação e Moral e Cívica; porque até na data de hoje, tenho me beneficiado de tais conselhos. Muitos dizem que sou respeitoso quanto ao mais velho...
    Todavia, atualmente, temos observado um aumento de falto de ética e de princípios Morais e Cívicos. Porque as bases familiares tem se deparado com o viver distante no seio familiar.
    Para que tenha um resultado favorável e gratificante no seio de educar filhos, é importante refletir nas palavras de Deus, a Bíblia, porque ela diz em SALMO 127:3 “que os filhos são uma herança da parte de Deus”. De Fato, a alegria de ser pai ou mãe é uma recompensa preciosa de Deus, disponível à maioria dos casados. Contudo, quem tem filhos logo se apercebe de que, além da alegria, ser pai ou mãe traz responsabilidades.
    A disciplina é o treinamento que corrige a mente e o coração; Uma boa forma de disciplina é fazer os filhos sentirem as desagradáveis consequências do mau comportamento. Por exemplo, fazer a criança limpar algo que ela mesma sujou, causará a mais forte impressão possível. Tratou mal a alguém? Exigir que se desculpasse pode corrigir essa tendência má. Outra forma de disciplinar é negar-lhe certos privilégios por algum tempo, para que entenda a lição. Assim a criança aprende a sabedoria de apegar-se a princípios corretos.
    Por isso, os pais devem ser exemplo, companheiros, comunicadores e Instrutores.

    Aluno do Curso de Engenharia Civil
    Nome: Bráulio João Lemos
    RGM: 053445
    Nº 58

    ResponderExcluir
  12. Hoje em dia temos que educar nossos filhos de maneira que lá na frente não sejam prejudicados e nem prejudiquem Os outros. Temos que formar filhos que tenham respeito ao próximo. Com isso lá na frente vão conseguir alcançar seus objetivos. Uma boa comunicação familiar permite que os pais conheçam melhor seus filhos dando-lhes condições para ajudá-los . Fazê-los refletir numa conversa aberta, perguntando e explicando-lhes as causas e problemas, fazendo com que eles procurem soluções e tomem decisões para que cresçam e ganhem responsabilidade. Afinal educar é uma função de todos, tanto dos pais quanto dos educadores.

    Nome: Fabio Nunes n°02 RGM:081897 Engenharia da Produção
    Nome: José Tavares n°07 RGM: 080404 Engenharia da Produção
    Nome: João Sedano n°13 RGM: 082716 Engenharia da Produção
    Turma: 112313

    ResponderExcluir
  13. Podemos dizer que nos dias atuais não é fácil educar um filho, muito menos prepara-lo para um futuro prospero, portanto, educar para o futuro exigi preparação, precisa-se saber o que convêm fazer em cada idade e em cada momento.
    Educação para mim é, como diz um ditado popular “vem do berço”, por isso que acaba sendo bem árdua e cansativa a tarefa de educar nossos filhos.
    Para que esta nova geração tenha uma ética de vida nós pais precisamos travar com nossos filhos a maior lição de vida que é a de “dar a vara e ensinar a pescar” nada de dar de “mão beijada”, para que os mesmos possam ter suas ambições positivas nesta nossa sociedade.

    Turma: 49713
    Nome: Erick Cardoso Azevedo n◦ 14 RGM: 073915
    Nome: Rodolfo Vieira Gomes n◦ 31 RGM: 075955
    Nome: Tiago de Oliveira Bernardino n◦53 RGM: 085442.

    ResponderExcluir
  14. No Brasil hoje vivemos uma realidade nunca vista na sociedade. São 35 milhões de jovens entre 14 e 21 anos, convivendo com os mais diversos problemas sociais de um país em desenvolvimento, mas destaco cinco mais graves:
    -a separação dos pais;
    -a violência em todos os segmentos da sociedade;
    -a gravidez precoce,
    -o uso de drogas lícitas e ilícitas e
    -a dificuldade do primeiro emprego.
    Devemos preparar jovens para sobreviver, no século XXI e podermos colher frutos na nossa terceira idade, senão nós todos estaremos comprometidos a esquecer que é mais importante SER do que TER.
    Muitas famílias, hoje definidas como pessoas que convivem bem, pela modernidade que vem sendo impregnado nas famílias de jovens com tios, apenas o pai, apenas a mãe, os avós, o padrasto, a madrasta e até Fundação Casa Lar, ou seja, a última estância onde um jovem pode chegar, se negado por seus familiares. É notório que levar uma vida considerada fácil não exige normas, limites também não são determinados a ambição, bem como o uso da ética pelo único fato de que não se sabe para onde vai ou onde se quer chegar, e as oportunidades para fazer uso dos problemas sociais citados são abundantes em qualquer classe social no Brasil hoje.
    Nosso papel como cidadãos em preparo profissional especializado é de ao concluirmos nossa graduação, nos inserirmos em ações sociais de trabalho voluntário voltados para assistirmos e direcionarmos os jovens em atitudes empreendedoras preparando-os para futuros profissionais autônomos em diversas áreas de atuação, que será uma grande oportunidade para visarmos a inserção social e a preservação de uma sociedade mais justa e solidária, onde existirá em doses aceitáveis a ambição, a prática da ética e, portanto o exercício pleno da cidadania.

    Guilherme Gilberto de Moraes Vilhena Duro, sem numero na lista
    Turma:49713
    Engenharia Civil

    ResponderExcluir
  15. A família,como disse COELHO NETO "é o núcleo ou o germe da sociedade".È nela que se formam todas as virtudes e se amolda o caráter,por isso tudo que se adquire na infância leva-se para a vida inteira.
    Os pais devem cuidar não somente da saúde das crianças,mas também de sua educação.Essa que nos dias de hoje é transferida a pessoas que não fazem parte da familia como:BABÁS,FUNCIONÁRIOS DE CRECHES E PROFESSORES.Isso porque os pais tem que cumprir seus compromisssos financeiros,e outros pais por que preferem
    transferir essa responsabilidade.Talvez esse seja um dos motivos de que crianças e jovens não serem mais espelho de seus pais.
    Toda criança e jovem necessita de liberdade para se desenvolver é natural,mas essa liberdade tem que ser dosada e observada por seus pais que saberão orientá-los.
    A união das escolas e dos pais no lare poderão fazer das crianças de hoje os homens honestos de amanhã,recebendo boas liçoes de seus mestres e pais,liçoes que ficarão para o resto de sua vida.

    NADILEY ALMEIDA DA ROCHA N°14 ENGENHARIA DA PRODUÇÃO TURMA 112213
    RGM 076378

    ResponderExcluir
  16. Nos dias de hoje, a educação está sendo um dos assunto cada vez menos praticado no país.Acompanhada da educação vem o "limites", no qual está se perdendo entre as famílias, onde os próprios filhos estão citando as regas para todos os familiares de uma casa.
    A educação faz parte desde do primeiro dia de seu nascimento, basta cada pai e mãe serem firme perante suas decisões e com senso ético para que se tornem seres humanos com valores e princípios.
    Como descrito, ambição faz parte e é necessários,mas tudo na sua medida certa para que esse sentimento não acabe sufocando a própria criança.

    Ana Cláudia do Nascimento Nº02 Engenharia de Produção Mecânica.Turma 83313.

    ResponderExcluir
  17. Hoje em dia percebemos como é dififil criar maneiras para solucionar esta realidade que nos consome em seus aspectos socias e economicos todos os dias. Vemos que todos os valores que antigamente era o alicerce de uma pessoa, hoje já nao são mais uma referência ou um modelo de conduta.
    Ainda me lembro quando minha vó dizia " Faça as coisas corretamente, estude muito, trabalhe direitinho...que futuramente você verá a recompensa de ser honesto", hoje a palavra honestidade para as pessoas chega aá ser careta. E as noticias que vemos na TV sobre Brasília e desanimador, principalmente porque vendo toda aquela sujeira as pessoas se acham e com razão que estão sendo burladas.
    É mais facil educar um bebe do que uma sociedade inteira, ainda mais quando sua conduta está corrompida. A educação nao depende só do berço, mas de todos que fazem parte na formação do ser humano,ou seja, a sociedade.


    Engenharia Civil turma: 49711

    Vanessa de Marins Nº 44 RGM: 073507
    Saulo Gregório Nº 52 RGM: 066817

    ResponderExcluir
  18. Esse relato reflete a sociedade brasileira atual, de jovens, que, até incentivados por suas famílias, vêm seus resultados aparecerem como por um “milagre”... Quando chegam à suas casas de um emprego, que foi conseguido, muitas vezes, devido à uma influência familiar ou “cunha” qualquer, sua cama está feita, a comida está na mesa, suas roupas estão lavadas e passadas, o carro novo que fora presente de seus pais o serve quando bem lhe entende, seja para uso responsável ou não, frequentam cursos universitários particulares, bancados muitas vezes pelo esforço do trabalho de outrem... Essa sociedade que recebe tudo de forma “mastigada” de seus próprios núcleos, só faz enaltecer o tal do “jeitinho brasileiro” de se atingir seus objetivos sem esforços, de forma suave, não estressante... É mais fácil plagiar, é mais fácil colar... Mas onde se está edificando sua “casa”... sobre a rocha ou sobre a areia? (Bíblia – Mateus 7: 24-27) - Belo paradoxo tratando-se de um curso de Engenharia Civil... Tais acadêmicos, que agem sacrificando a ética e desvalorizando a formação sofrida dos docentes, serão aqueles a construir, literal e verdadeiramente, seus edifícios sobre a areia... E no futuro, seus nomes, por mais que tenham agido na surdina, serão revelados... seriam eles os próximos “Sérgios Naya” a construir “Palaces III e IV”??? Não somos nós, colegas, ou seus mestres que os convenceremos do que é certo ou errado... Será a própria vida, serão suas obras a lhes mostrarem como deveriam ter agido, desde a vida acadêmica! Por isso temos que repensar, reavaliar e muito bem, de que forma educamos nossos filhos e quais valores estamos transmitindo a eles!!!

    Turma : 49713 Engenharia Civil 7º semestre.
    Esdras Guimaraes de Lima Nº15 RGM: 085184.
    Thiago Silva Augusto Nº34 RGM: 084693.
    Vagner Amorim Magalhaes Nº36 RGM: 079285.

    ResponderExcluir
  19. Podemos perceber ao passar dos anos, a mudança na educação e criação dos filhos, o que em alguns pontos de vista não foi para melhor.
    Antigamente você só recebia, ganhava o que se merecia, se esforçava e orgulhava as pessoas ao seu redor para ganhar, ter, fazer o que queria. Realmente não era tão fácil, mas por essas e outras os princípios e valores eram diferentes. O que costuma-se escutar é "quero dar para meu filho o que não tive", e por essas e outras que acabamos "estragando", mudando os valores dos mesmos. Deixamos de educar-los corretamente, dando tudo de "mão beijada", e acabando ficando mais distantes deles, e a falta de dialogo, a falta de carinho, a falta de família de verdade, acaba modificando o caráter, a personalidade desse jovem que um dia vai crescer, estar no seu papel de pai, e vai passar ao seu filho sua educação. E com tudo isso, como ele vai conseguir transmitir ao próximo algo produtivo? .
    Temos que pensar que o "mundo" muitas vezes acaba estragando as pessoas, temos que prepara -las e ensina-las as direções, dando um suporte para que ela possa avaliar o caminho que ela irá tomar.

    Bruna Pinheiro Neto n°06 RGM:072875
    Thabata Soli N°55 RGM:072502
    Eng Civil 7º semestre

    ResponderExcluir
  20. Visualizando a tecnologia criada por gerações, estávamos discutindo que ela influencia também com as aprendizagens e modo de viver de nossos filhos. Através de restrições tomadas, e tentarmos ensinar o máximo de passos que por nós (pais) já foram dados, a ética e a social de nossos filhos podem ser o mesmo ou até melhor. Por exemplo, a maioria das pessoas que tem o mesmo objetivo de vida (estudar, abraças oportunidades para prosseguir e melhorar carreira profissional) tem em mente, em ao menos nivelar, ou ser maior que seu pai. Claro que isso é o assunto que começamos, a tecnologia utilizada e sim, melhorada conforme o passar do tempo. Tentar fazer com que seu filho converse com você sobre tudo novo que aparece no dia a dia, o tornara mais experiente em termos de tecnologia, pois ele será um ótimo professor, e você saberá quais passos certos, ou errados nossas gerações iram caminhar.

    Nome: Francisco Aristarco de Castro nº 12
    Nome: Gabriel Lazazzera Pinto nº 13
    Nome: Isaias Caetano Junior nº 34
    Turma: 83313 Engenharia de Produção Mecânica (ps: os 3 alunos da mesma turma)
    Obrigado Professora Marilia!

    ResponderExcluir
  21. Sabemos que educar nossos filhos não é uma tarefa para realizarmos de olhos fechados. Principalmente hoje, onde a maioria tem suas opiniões e condutas guiadas pela enorme influência da mídia.
    Com o acesso facilitado á internet e as redes sociais, nossas crianças desvendam cada vez mais um mundo sem fronteiras, onde suas ações estão isentas e não são precedidas de regras.
    Cabe aos pais saber educar, conhecer e controlar as ações de seus filhos para que esses conheçam as regras e os códigos de ética que estarão incumbidos amanhã.
    Para se construir uma sociedade cada vez menos violenta e mais correta, faz-se necessário o conhecimento das condutas e códigos éticos, para que nossas crianças não venham a ser jovens violentos, sem perspectiva do futuro e sem o respeito mútuo com o próximo.

    Antonio Carlos S. Bomfim, nº 05, RGM 072617
    Rafael Rodrigues de Oliveira, nº 51, RGM 052235
    Engenharia Civil, 49713

    ResponderExcluir
  22. Que bom seria se nascêssemos conhecedores do que é certo ou errado, do bem e do mal, mas o viver é um eterno aprendizado, das mais tenras idades até o findar de nossos dias, milhares de situações se apresentarão diante de nós, teremos que fazer nossas escolhas, tomarmos nossas atitudes e pautados em quê?
    Na educação recebida nas instituições familiares, escolares, religiosas e na convivência social, seria a resposta, mas isto não nos isenta de sermos humanos passíveis de erros.
    Agora na faculdade nos deparamos com uma disciplina sobre “Ética”, para muitos apenas uma matéria teórica sobre um pensamento filosófico, que serve apenas para encher as folhas do caderno.
    Mas tão importante quanto o conhecimento em cálculos, estruturas, tecnologias, no nosso dia-a-dia profissional, será também nossa maneira consciente em agir corretamente.
    Mais uma vez nos é chamada a atenção a isto, como nossas atitudes nos afetarão e afetarão outras pessoas no futuro. E seremos mais cobrados, pois recebemos os ensinamentos sobre a ética, do que aqueles que não os tem.
    Alex Sandro M. de Sousa, nº 37
    Engenharia Civil, turma: 49713

    ResponderExcluir
  23. Com o Capitalismo a flor-da-pele, fica cada vez mais dificil formar cidadãos de bem. Pessoas colocam o bem material acima de tudo, até mesmo de sua paz de espírito.
    Pais e futuros pais, coloquemos limites aos nossos filhos, ensinemo-os a distinguir liberdade de libertinagem. Ciente de que somos referencia para nossos filhos, vamos demosntrar empatia com o próximo, fazendo isto, estaremos partilhando da principal ferramenta para a construção de um mundo melhor...

    Turma 83313
    Danilo Giulice nº32
    Gustavo Diego de Almeida nº33

    ResponderExcluir
  24. Ter ambição? Quem não sonha, quem não faz planos, todos temos que ter objetivos, só que para um dia alcançar esses objetivos não devemos passar por tudo e por todos, temos que ter um respeito e valores a serem compridos. Vivemos numa sociedade que cada vez mais dita “que os fins não justificam os meios”. Sim os fins justificam, ou pelo menos as pessoas deveriam fim de berço sabendo que sim, mas, não é o que acontece, a educação dada por pais nos dias atuais é muito mais falha no caracter ético do que em outros tempos, essa educação reflete no futuro, ser ético, honesto, educado não pode ser denominado qualidade, isso tem que estar na essência do homem.

    Engenharia Civil, turma: 49713

    Bruno José Soncin nº47 RGM 071585
    Anderson Lousada Tirabassi nº38 RGM 078410
    Thalis A. de Moraes nº43 RGM 071792

    ResponderExcluir
  25. Há um tempo vivíamos em um regime onde ter liberdade de expressão era motivo de punição e repressão pelos nossos governantes sejam eles políticos e/ou militares, então quando conseguimos a tal liberdade de expressão e deixamos que esse sentimento entrasse de maneira inconsciente na mente de nossos filhos, deixamos de passar algumas regras que são deveres obrigatórios e éticos para viver em sociedade. Estes deviam vir de casa e não aprendido na escola, por professores que com o passar do tempo não tiveram tempo de se adaptar com essa nova geração. Hoje como pais, temos o dever ensinar ética dentro de casa para que o nosso planeta seja habitado por gerações que ajudarão a natureza se recuperar dos ataques que fizemos por causa de um conceito de vida que achávamos que era o mai certo no passado.

    TURMA 49713
    EDUARDO CRISTÓFALO DOS SANTOS, Nº 12
    GILBERTO TADEU PEREIRA, Nº 17
    LUIZ AUGUSTO SIMÕES NATAL, Nº 24

    ResponderExcluir
  26. A Educação que temos o dever de dar aos nossos filhos consiste também em ensina-los a ter ética, ou seja , pra conseguirmos algo na vida não precisamos prejudicar ninguém. Conseguimos ensinar com amor e carinho que isto Tb poderia ser chamado de amor e respeito ao próximo. “Não Eduque seu filho para ser rico, eduque-o para ser feliz. Assim ele saberá o valor das coisas e não o preço”.

    Gislaine Lazara de Oliveira nº18 RGM 071940
    Regis Maciel nº28 RGM 071104
    Turma 49713

    ResponderExcluir
  27. Com a evoluçao da humanidade ficou mais dificil se respeitar a etica, antigamente a anbiçao nao era tao vista e nao vinha antes da educaçao, era mais facil de nossos pais controlar e educar os filhos pois era tudo mais simples, hoje o fato de estar tudo muito facil e de livre acesso a populaçao perdeu a moraliade e nao sao eticos com o proximo.
    A tv mostra muita coisa errada e imoral dando assim o pensamento "pra que ser etico se nao adianta, nao vale a pena e vou consegiur do mesmo jeito".
    Os pais tentam passar a etica aos filhos mais o mundo ensina de que nao é necessario, entao, com a evoluçao vai dificultando se falar em educaçao o exemplo tem qe vir todos e nao apenas de alguns, como dizer ao filho que roubar nao é etico se governantes que deveriam dar exemplo sao corruptos e rouba de cara limpa... a etica nao pode ser deixada para traz todos os dias temos que resgata-la mesmo que sejamos chamados de bobos ou coisa do tipo.

    Nome: Eriton Pinheiro Pedrozo rgm 089633
    Fabiano Pereira da silva rgm 089054

    Turma 83313
    Engenharia de Produçao mecanica.

    ResponderExcluir
  28. Temos uma tarefa que não é fácil! pois esta tarefa que é travada na luta para o ensino de nossas crianças não só os pais mais também as pessoas que indiretamente estão envolvidas em suas vidas sociais. Sendo que devemos ser o espelho para eles e desde ja ensinando seus direitos e obrigações mas principalmente deixando uma perspectiva de vida num planeta habitável.

    Nome: Izael da Mota Ribas, n 57
    Thiago Martins, n 33
    Lucas sita, n 40

    Turma: 49713
    Engenharia Civil

    ResponderExcluir
  29. Devemos direcionar o caminho de nossas futuras gerações para a ética como direcionamos nosso carro pela estrada, sempre corrigindo o curso, para assim, consolidar essa pratica no conceito de nossos filhos. Pais que não tem essa preocupação ou talvez não dê importância a isso, talvez faltassem educação de seus geradores, então, transmitem esses valores sem ética que aprenderam a seus filhos. Acredito que a ética é o princípio para a construção de um futuro melhor, pois ela é a base das ações a serem tomadas daqui pra frente.

    Nome: Tiago Verniz Gonçalves, n35.
    Turma: 49713
    Engenharia Civil

    ResponderExcluir
  30. Devemos direcionar o caminho de nossas futuras gerações para a ética como direcionamos nosso carro pela estrada, sempre corrigindo o curso, para assim, consolidar essa pratica no conceito de nossos filhos. Pais que não tem essa preocupação ou talvez não dê importância a isso, talvez faltassem educação de seus geradores, então, transmitem esses valores sem ética que aprenderam a seus filhos. Acredito que a ética é o princípio para a construção de um futuro melhor, pois ela é a base das ações a serem tomadas daqui pra frente.

    Nome: Tiago Verner Gonçalves, n35.
    Turma: 49713
    Engenharia Civil

    ResponderExcluir
  31. Acredito que a melhor educação vem do exemplo, porém hoje em dia parece que o que vale é o "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço". De nada adianta ensinar os filhos e não fazer o que se fala, ser ético.
    Vejo muitos pais ensinando os filhos a dizer as "palavrinhas mágicas", mas eles mesmos não as usam.
    O ser humano, a criança principalmente, é muito observadora e geralmente tem alguém no qual se espelha e quer ser igual. Quando criança, geralmente esse espelho é o pai, a mãe, ou algum parente próximo, e para ser "igual", deve fazer tudo o que essa pessoa faz, então não adianta somente ensinar, pois mesmo sabendo que algo é errado, se a criança ver alguém fazendo, ela se acha no direito de fazer, como dizendo: "Se ele pode, então também posso".


    Natália Rodrigues de Barros, nº 09
    Turma 112313 - Engenharia de Produção

    ResponderExcluir
  32. Educar os filhos e ensina-los a agir corretamente com ética e honestidade é um desafio para os pais nos dias de hoje.
    A cada dia a sociedade impõe uma condição de disputa e que vence quem é o melhor e que muitas das vezes para isso não se leva em conta a honestidade e a lealdade, nossos filhos são exigidos e cobrados para serem os melhores devido as frustrações dos pais ou pela regime da própria sociedade.
    O importante é ensinarmos nossos filhos a serem honestos e que a vida não é um ganha ganha e sim um ganha e perde.

    Wellington Xavier dos Santos
    Eng Prod N°17 082142

    ResponderExcluir
  33. Uma questão não muito entendida por parte da sociedade, é a mescla de ambição e ética ser possível, muitas vezes por falta de instrução pessoas elevam a ambição e colocam-a a frente da ética social, como pais e/ou educadores devemos partir do ponto em que os princípios éticos devem ser mantidos as atuais gerações e refletir as gerações futuras.
    Hoje vemos uma realidade bem diferente de princípios éticos, exemplos bem claros mostrados em nossos governantes que por si só já explicam a dificuldade de todos para ensinarmos a nossos seus filhos a ética social com tantos meios de comunicações que existem comentando todo tipo de absurdo que envolvem partidos e políticos sem escrúpulos, que podem haver problemas de entendimentos a todos que pensam "se eles podem, porque eu não posso?", em algum certo momento na história a falta de princípios éticos da sociedade foi tão grande que hoje vemos isso como casos comuns, a mudança de pensamento que ser agora, se hoje não haverá mudanças significativas que seja para as próximas gerações.

    ResponderExcluir
  34. Uma questão não muito entendida por parte da sociedade, é a mescla de ambição e ética ser possível, muitas vezes por falta de instrução pessoas elevam a ambição e colocam-a a frente da ética social, como pais e/ou educadores devemos partir do ponto em que os princípios éticos devem ser mantidos as atuais gerações e refletir as gerações futuras.
    Hoje vemos uma realidade bem diferente de princípios éticos, exemplos bem claros mostrados em nossos governantes que por si só já explicam a dificuldade de todos para ensinarmos a nossos seus filhos a ética social com tantos meios de comunicações que existem comentando todo tipo de absurdo que envolvem partidos e políticos sem escrúpulos, que podem haver problemas de entendimentos a todos que pensam "se eles podem, porque eu não posso?", em algum certo momento na história a falta de princípios éticos da sociedade foi tão grande que hoje vemos isso como casos comuns, a mudança de pensamento que ser agora, se hoje não haverá mudanças significativas que seja para as próximas gerações.

    Engenharia Civil - 7º sem.
    Nome: Rodrigo Rodrigues nº 42 RGM: 072761
    Nome: Bruno Henrique Medeiros nº 09 RGM: 044056
    Nome: Aarão Vicente nº 46 RGM: 069907

    ResponderExcluir
  35. As pessoas se preocupam muito em educar seus filhos de maneira errada, mostrando- lhes na maioria das vezes, as ambições que elas devem ter na vida, em vez de zelar pela educação e ética. Isso resulta em adultos imaturos, totalmente se freio, que conseguem sequer distinguir uma ação certa de uma errada.
    Um bom exemplo disso, é uma mãe ver seu filho jogar lixo no chão e não corrigi-lo a jogar na lixeira. Provavelmente esse sera mais um adulto que ninguém controlara suas vontades e que, certamente passara os devidos valores humanos a seus futuros herdeiros. É um circulo vicioso, que deve ser lapidado desde a infância, so se formam pessoas de bem, através da educação e bom senso.

    Nome: Evellyn Carolina Ferreira nº9 RGM:084057
    Nome: Fernando Cesar Proença Ribeiro nº11 RGM:082719
    Engenharia de Produção Mecânica
    Turma:83313

    ResponderExcluir
  36. Não podemos dizer que a maneira que pessoas tratam a ética é nossa culpa. Mas se não passarmos esses valores para nossos filhos e futuras gerações, podemos ser culpados por isso. O futuro depende de nossas atitudes.

    Devemos ensinar a nossos filhos em como utilizar a ambição sadia a nosso favor. Traçar uma meta e trabalhar em cima dela, respeitando o código de ética, é a maneira mais fácil de atingi-las com plenitude e, é claro, criando e levando consigo as pessoas a sua volta. Mas como lutar contra a má conduta ética em um país que os próprios governantes não o honram?

    É difícil remar contra a maré, mas saber discernir e ensinar as futuras gerações em como viver e trabalhar com a ética, isso sim é trabalho nosso e pode ser o começo de uma mudança.


    Turma 49713 - Engenharia Civil

    ADAILSON CARLOS BIAZOLI Nº 01 RGM: 072165
    HENRIQUE SANDINO EVANGELISTA Nº 49 RGM: 072483
    KAREN MOREIRA FERNANDES Nº 21 RGM: 072505

    ResponderExcluir
  37. A ética é sim um bem passado muitas vezes de pais para filhos, e também por sua parte é um grande desafio que os pais tem pela frente, mas creio que os valores individuais adquiridos de cada pessoa não se restrinjam apenas as lições que seus pais tenham lhe dado; mas o realmente tornam as pessoas cidadãs conscientes são fatores que envolvem muito mais do que a educação transferida de pai para filho.

    Esse tema sempre me faz lembrar algo que li uma vez em Sidarta, escrito por Hermann Hesse - onde após o personagem principal ter passado por todos os passos da vida, ele vê seu filho ter que tomar suas próprias escolhas, e percebe com isso, que por mais que ele tenha vivido, demosntrado e ensinado, não há nada que ele possa fazer além de torcer para que seu filho passe por tudo aquilo da melhor maneira e se torne a melhor pessoa possível, pois sua parte ele já havia feito. Ou seja, os ciclos se repetem e tudo aquilo que ele já passou, seu filho também irá passar, o que resta a ele é torcer para que ele o faça e tenha as melhores decisões possíveis que o levem a uma vida melhor.

    Logicamente educar sim é preciso, mas essa tarefa não cabe somente, ou melhor, não é de responsabilidade apenas dos pais ou do estado, ou qualquer outro ser ou órgão que exista, pois cada pessoa é uma. As cartas são jogadas e a escolha é somente dela.
    Digo que é parte fundamental dos pais mostrar e conscientizar seus filhos, mas o resultado final não depende única e exclusivamente deles.
    Cada um tem que trilhar seu caminho e agir com sua própria conduta e a função dos pais, professores e educadores, não é dizer como fazê-lo, mas mostrar o caminho.
    E se as coisas estão como estão, isso não é um resultado da educação, as coisas apenas seguem seu rumo. Mas deixar de exemplo algo valioso e útil, assim como a educação e o conhecimento, é o melhor que pode ser feito.

    TURMA 83313 Nº15 RGM:079140
    GUILHERME MORINI

    ResponderExcluir
  38. SUEMOS TODOS!

    A tarefa de educar os filhos deve ser realmente ardua, porem o desafio maior esta mais em "sermos exemplos" do que termos capacidade de transmitir valores. É muito mais dificil transmitir algo que nao se é capaz de sentir ou de ser do que simplesmente passar para os filhos algo que sao apenas regras do bom convivio social ou que a boa educação manda. Realmente , para salvarmos o planeta , precisamos antes de tudo, trilhar um bom caminho para as gerações futuras através de bons ensinamentos , principalmente éticos, em qualquer área da atividade humana. Então, para que os pais possam enfrentar o desafio de educar seus filhos sem tanto suor, é necessário que eles próprios exercitem a sua capacidade de ser ético, de terem seus valores diariamente analisados para que os deslizes de comportamento a que todos estamos sujeitos nesse difícil exercício de convivência humana, sejam evitados, para que seus filhos , observando esse exercício, também o aprenda a pratica-lo.

    TURMA 49713 ENG. CIVIL

    Lucas Eduardo Sitta – N°40
    Thiago Correa Martins – N°33
    Isael da Motta Ribas – N°57

    ResponderExcluir
  39. Educar os filhos pequenos é um dos desafios mais difíceis que os pais de hoje devem enfrentar, muitos pais pensam que a tarefa de educar é dever apenas dos professores no entanto, são justamente os pais e os professores os mais importantes na vida das crianças.
    A educação infantil pode ser uma tarefa simples, porém simples não é a mesma coisa que fácil, educar uma criança é o trabalho mais difícil e mais importante que qualquer um de nós algum dia poderá enfrentar; pois as crianças de hoje são o futuro de amanhã.

    TURMA 83313 Eng. Prod. Mecânica

    Eliel Alves Fernandes - Nº08 RGM:081522

    ResponderExcluir
  40. Atualmente vemos muitas pessoas passarem por cima da ética para alcançar objetivos e sonhos, são ambiciosos ao extremo e não pensam no próximo.
    Uma dessas conseqüências é que isso passa para seus filhos, que aprendem desde cedo se portar de maneira errônea perante a sociedade e querer levar vantagem em tudo.
    Devemos claro, ter nossas ambições, mas não precisamos passar em cima do outro para conseguir aquilo que almejamos, e ensinar isso a nossos filhos desde pequenos nos ajudará a ter uma sociedade mais ética.

    Eng. Civil Turma 49713
    Bruno Garcia nº 08 072563
    Luiz Otávio Silva Luz nº 41 072817
    Érica Neves de Almeida nº 48 069348

    ResponderExcluir
  41. Realmente é dificil de se educar, difícil de formar sensos e opiniões positivas nos outros. E quando se tratar de nossos filhos, a preocupação é maior ainda, pois a conduta que estes terão durante sua vida irão fazer parte das nossas vidas.

    É válido partir do ponto que nós seremos os grandes exemplos e a quem eles tentaram seguir e imitar. Este é um ponto positivo para que a tarefa de se educar se torne menos complicada, mas não deixa de ser um desafio.
    Mas quando falamos em ética e ambição, temos que olhar pra dentro primeiro para vermos se nós estamos fazendo as coisas certas. É muito facil de auto-intitular moral e ético, mas diariamente confrontamos com os dois caminhos, ético e anti-ético, e escolher o correto não é muito simples quando temos uma ambição que nos assedia e impulsiona para o que nos trás o objetivo com mais facilidade. Muitas vezes temos que desistir de nossa ambição para continuarmos sendo éticos.

    Ensinar os bons princípios as libertades e limitações do ser humano, as imposições legais e penalidades, têm sempre que vir primeiro. E quando passarmos para as ambições devemos exaltar a maneira correta moralmente e legalmente de se alcançá-las.

    Robson S. Meira, n. 30; RGM 073291.

    Eng. Civil 49713

    ResponderExcluir
  42. Além de termos futuros cidadãos éticos, devemos ter "presentes" cidadãos éticos. Poucas são as crianças que não seguem os passos dos pais em suas vidas, mesmo essas tendo em casa um exemplo de vida ruim. Penso que educação se dá desde quando pequenos no entanto o que se vê hoje em dia são atos insanos da "degradação do ser humano". Pessoas que não julgam o que seria certo ou errado e que têm um ponto de vista em que tudo gira em relação aos mesmos, burlando leis e passando por cima de todo e qualquer ser humano que esteja entre suas vontades e, como no texto, suas ambições.

    Portanto, para existir um futuro um tanto quanto melhor, devemos apenas nos basear em pessoas cuja trajetória de vida foi repleta de, entre outras coisas, honestidade e ETICA.


    Pedro Marrega
    nº: 25 ; rgm 079818
    turma: 83313

    ResponderExcluir
  43. Educar alguem sempre é uma tarefa dificil e quando se trata de um filho e algo pior, a tarefa de educar não é somente de responsabilidade dos professores mas também da parte dos pais, hoje e comum vermos adolescente criados com um certo mimo que não tem ambição pelo seu futuro e somente vive o momento.

    Carlos Alberto Passoni n38 RGM 085156
    Eng. Prod. Mec.

    ResponderExcluir
  44. Com certeza o ensino dado durante a infância é adsorvida para o resto
    da sua vida. Hoje em dia é muito difícil ouvir um “não” de um pai, por ter
    um custo de vida alto e ter uma facilidade de acesso as coisas.
    muitas palavras como “Não” pode não ter uma aceitação adequada
    hoje sendo adulto, pois não teve uma educação correspondente na infância,
    sendo que, não foi ensinado sobre o mesmo, para que hoje pudesse se defender
    dos obstáculos impostos.
    Praticamente todas as crianças querem ser (e são) o reflexo de seus pais, mesmo não
    sendo no trabalho, mais no modo de ser (modo pessoa de ser), se os pais que
    já tem uma educação formada e sabem distinguir o certo do errado, sabem o
    que é Ético e Não Ético, ensinarem seus filhos errado, quem será o ser humano
    de amanha?. São estes os filhos que os pais querem?. Filhos que fazem de tudo
    para ter alguma coisa, passam por cima de todos, porem, esquecendo a Ética?.
    Portanto, precisamos nos alertar a coisas simples como um “Não”, para que
    as crianças que estão sendo educada agora com honestidade, ética, moral,
    saibam escolher corretamente seus objetivos a serem alcançados.


    Turma: 83313
    Deivid de Sousa Francisco - Nº 7 - Eng. Prod. Mecânica
    Vanio José Francisco - Nº 30 - Eng. Prod. Mecânica

    ResponderExcluir
  45. Parabéns pelas excelentes colocações dos alunos das turmas 83313, 112313 e 49713 da FEA/CEUNSP, na disciplina de Ética, Legislação e Atribuições Profissionais. Todos os posts foram computados como participações.
    Muito bom trabalho!!
    Abraço à todos,
    Profª Marilia Coltri.

    ResponderExcluir
  46. Fica disponibilizada desde então e até 30/08/12, a atividade de leitura e comentários do artigo "Suemos Todos", às turmas 57013; 83013 e 83023, 2º semestre letivo de 2012, na disciplina de Ética, Legislação e Atribuições Profissionais - FEA/CEUNSP. Os comentários serão avaliados em seu conteúdo, logicidade e criticidade e valerão de 0,0 (zero) a 1,0 (um) ponto.
    Bom trabalho à todos!
    Profª Marilia Coltri.

    ResponderExcluir
  47. Educação e ética: Como usá-la de maneira correta como cidadãos, principalmente nas suas conquistas pessoais e profissionais?
    Incansavelmente os pais vem dando continuidade à educação, ética e moral aos seus filhos, pois essa tarefa deixou de ser apenas das escolas. Por isso a extrema necessidade de educar nossos filhos para conviver em sociedade, sabendo diferenciar o que é certo do que é errado do ponto de vista "ético".
    Portanto, é preciso saber instruir nossos filhos com o intuito de serem cidadãos e profissionais conscientes de suas ações e atitudes, sendo importante que desde pequenos tenham objetivos ou "sonhos" a realizar. Sem esquecer que educação, ética e moral andam lado a lado para a construção de uma sociedade civil mais justa, menos gananciosa e com mais conduta ética.Objetivos realizados ou não, o importante é sempre nos mantermos éticos.

    GILBERTO CALDEIRA SENE
    ENGENHARIA ELÉTRICA
    10º SEMESTRE
    RGM: 067871 - Nº 9

    ResponderExcluir
  48. Realmente educar não é uma tarefa fácil, não é simplesmente por no mundo, em um mundo que muitas pessoas não sabem viver com Ética, a respeitar o seu próximo. Vivemos em mundo que as pessoas sempre querem mais, pessoas ambiciosas. E por causa da ambição vão muito mais além da Ética. Precisamos ensinar os nossos filhos como verdadeiramente o mundo é, ensinar que é preciso viver com Ética para se ter uma vida com qualidade, muito mais do que obter bens materiais é respeitar o seu próximo.

    Willian de Souza Pereira Nº 18 RGM 066431 10ºSemestre Eng. Elétrica.

    ResponderExcluir
  49. Como educar os filhos corretamente? Esta é uma pergunta que milhares de mães e futuras mães se fazem diariamente, qual será a “fórmula mágica” para cuidar de uma criança, cuidar de sua educação e fazer com que ela cresça dentro da sociedade como um exemplo de criança e também de pessoa e que além do filho a mãe também seja um exemplo para as outras pessoas.

    Não há uma mágica que vá fazer o seu filho ser e agir somente da maneira que você quiser até mesmo porque ele (a) é um ser humano, e assim como todos os humanos, tem vontade própria, o que você pode fazer é mostrar a ele como agir corretamente – não como agir – a dica é sempre mostrar os dois lados do mundo, o lado certo e o lado errado e instruí-lo para que ele (a) siga sempre o caminho correto.

    Ensiná-lo a grande diferença que existe entre a verdade e a mentira, nunca tentar esconder nenhum fato ou notícia dele quando o mesmo tiver curiosidade, caso seja algo muito forte tente “maquiar”, mas nunca esconder ou mentir, fala sobre todos os assuntos sempre com muita naturalidade, porque dessa forma ele já vai se adequando às realidades da vida. Não importa o quão constrangedora seja a sua dúvida, sempre responda com a verdade, claro, usando sempre palavras e argumentos que sejam condizentes com a sua faixa etária.
    Enfim,e principalmente, você deve ensinar o filho(a) a ser ético,isto é, a ter um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta dele na sociedade.

    Daniel Perina Mendes, Nr.6 - RGM 079233 - 23/08/2012
    Turma: B - Eng. de Produção Mecânica

    ResponderExcluir
  50. Realmente o desafio de educar seres humanos não deve ser uma tarefa facil, tendo em vista que todos nós temos comportamentos diferentes. Acredito que não exista uma única receita para todos os casos, mas a melhor sem duvida ainda é começar quando ainda se é pequeno, pois é de pequeno que aprendemos as coisas básicas que levamos para toda vida e o que seria de nós se essas coisas básicas fossem aprendida de uma forma errada.

    Caio Cesar Vieira, N°06
    Engenharia de Produção Mecânica
    Turma:831013

    ResponderExcluir
  51. Grande desafio este de educar, principalmente nos dias atuais onde pai e mãe estão cada vez mais ausente devido as necessidades econômicas ou a busca incessante de bens materiais, e no lugar de educar com rigor mostrando de forma clara o que é certo e o que é errado esses pais, na sua maioria, tetam suprir essa ausência deixando de repreender atitudes erradas, dizendo sim para tudo e deixando de pensar nas consequências futuras.
    "EDUQUEM-SE AS CRIANÇAS E NÃO SERÁ NECESSÁRIO CASTIGAR OS HOMENS" Pitágoras.

    Ronaldo Vanderlei de Souza
    Engenharia Produção Mecânica
    Turma: 831023 Nº 42

    ResponderExcluir
  52. Excelentes ponderações dos alunos da disciplina de Ética! Estou muito satisfeita com as participações das engenharias Produção Mecânica e Elétrica deste semestre. Continuem postando seus comentários. Boa atividade!! Profª Marilia Coltri.

    ResponderExcluir
  53. O maior desafio para educadores e pais quanto ao ensino a novas gerações quanto há etica , é a falta de qualidade nos meios de comunicação de massa (tv aberta , internet) na qual as crianças desde cedo tem acesso , onde o vilão sempre se da bem , enriquece emquanto o pobre só sofre , e com o passar do tempo ele vai perceber que para ser etico ele vai ter que pagar um alto preço , vemos que em quase todos os paises onde houve opressão por ditadura os povos desses país se calaram e se conformaram quanto suas condições de vida , haja visto o descaso com a educação , saude e a politica,dizendo-se assim "Há pior do que era não irá ficar", eficando cada vez mais refem de políticos , cada vez mais corrupto que acaba expulsando e não dando espaço para pessoas éticas , pois só com investimentos na educação poderemos mudar esse quadro , infelizmente não é o que vem acontecendo ...

    Alex Sandro Pereira Nº01 Egenharia Produção Mecanica Turma A 831013

    ResponderExcluir
  54. A minha opinião, como Pai, é a de mostrando bons exemplos para nossos filhos, teremos grandes chances em formar uma geração de cidadãos realmente humanos, preocupados com o seu próximo e que principalmente não justifiquem os meios pelos fins. A ética deve sempre estar a frente das ambições, mas isso tem que ser mostrado, evidenciado dia a dia por nossos filhos, não pode ficar somente na teoria.
    Leandro Cesar de Abreu.
    nº 25
    Engenharia de Produção Mecânica
    10º Semestre, Turma A.

    ResponderExcluir
  55. Acredito que o cumprimento ou não dos padrões de ética não dependem totalmente dos pais e dos educadores, se olharmos com a visão de Darwin, onde o meio tende a fazer o ser se adaptar para sobreviver, podemos afirmar que se o meio de convívio não for favorável a condução de uma conduta ética, não será possível um educador ou pais fazer com que o individuo siga o padrão ético estabelecido como comum ou normal, algo que é aceito pelos ditos cidadãos éticos. Quando na verdade a ética pode ser entendida de diferentes maneiras nos mais diversos ambientes. Todo meio pode ter uma diferente interpretação do certo e errado, ou seja, o meio determina a sua conduta. Acredito que isso varia de acordo com os diferentes níveis da sociedade, se não houver adequação ao seu nível, naturalmente você vai ser "visto" como anti-ético para aquele meio, porém pode ser aceito pelo seu ponto de vista e seu jeito de agir em outro nicho da sociedade.
    Voltando a dizer, O MEIO DITA A ÉTICA A SER SEGUIDA, ou você se adapta ou é engolido pelo Sistema.

    Carlos Alberto Dario Junior
    N.º 07
    Engenharia de Produção Mecânica
    10º Semestre
    Turma A 831013

    ResponderExcluir
  56. A tecnologia da educação assim como tudo no mundo também evoluiu, porém algumas pessoas não tiveram essa visão da evolução e falta a atenção necessária e correta para a educação dos filhos. Nos dias atuais, para educar um filho o dialogo e a disciplina é fundamental, muito mais que um grito ou pior a violência que podemos presenciar nas ruas.
    Além disso, estamos realmente sofrendo a consequência da ambição, e acredito que uma boa parte disso é causada pela grande quantidade de propaganda comercial na TV, e principalmente para as crianças.
    A ética deve estar presente todos os dias para todos os pais e consequentemente para os filhos, e também não podemos deixar de lembrar a importância da ética nas escolas.

    Valdemir Vieira da Cruz - n°17
    Engenharia Elétrica 10° semestre
    Turma:57013

    ResponderExcluir
  57. Criar filhos é uma responsabilidade enorme. Mais do que sustentá-los fisicamente, é necessário formar o caráter de um indivíduo. Daí o grande desafio, formar o caráter de uma pessoa baseado em princípios éticos. E isso não envolve apenas falar, mas mostrar os princípios no dia a dia nas menores coisas. Por isso é um trabalho tão árduo, porém recompensador.

    "Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças. E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E tens de inculcá-las a teus filhos e tens de falar delas sentado em tua casa, e andando pela estrada, e deitando-te e levantando-te."

    Deuteronômio 6:4-7.

    Benedito Carlos Somaio - n°05
    Engenharia Elétrica 10° semestre
    Turma:57013

    ResponderExcluir
  58. Realizei o sonho de ser pai a 2 anos e venho lutando e trabalhando dia a dia para poder educar apliando os princípios morais e ético para que continuarmos a ter um ambiente de paz sem muitas tensões como vemos em muitos lares hoje em dia. Procuro uma boa formação e ética desde pequeno para sua formação futuramente para saber driblar todas as decisões e obstáculos que apareceram em sua vida e que supere tudo isso com pé no chão e cabeça erguida para prosseguir . Leandro. Hyppolito Rodrigues n 27 Turma 831013 Engenharia de producao Mecanica 10 semestre

    ResponderExcluir
  59. Não existe uma formula correta , certeira e sim maneiras e maneiras de educar, não é somente alimentar seu filho quando criança e mandar para a escola transferindo a responsabilidade de educação para os professores, ele se espelhara nas atitudes dos pais, da família, quando temos uma família estruturada que trabalha arduamente para vencer dia apos dia sem passar por cima de ninguem para atingir seus objetivos, os filhos com certeza seguirão estas virtudes,
    Vale ressaltar que a televisão é grande formadora de opinião tanto quanto boas quanto péssimas para a formação da criança.

    Francisco Luiz Da Silva. RGM 052342 Turma 831013 10° Semestre A N°19 Engenharia De Produção Mecânica.

    ResponderExcluir
  60. Realmente esta tarefa nos deixa preocupados como pais, pois a medida que o tempo passa os valores se alteram perante a sociedade, por esse motivo temos que mostrar os valores simples da vida para que no futuro as escolhas sejam de forma natural. Elisnei Fabre de Souza n15 turma 831013 engenharia producao mecanica

    ResponderExcluir
  61. Acredito que a etica vem da criaçao dos pais e conforme vou amadureçendo isso fica mais claro, que a base vem totalmente deles. Mas a sociedade as vezes tende a mudar um pouco a nossa "base" pois nos dias de hoje as coisas aconteçem a cada minuto e nos temos que estar preparados para estas mudanças, por isso que uma base bem estruturada (pelos pais) é importante nos dias de hoje! Claudio Cesar Guariento nº11 Turma 831013 Engenharia Produçao Mecanica.

    ResponderExcluir
  62. Com certeza nos dias de hoje é muito mais difícil educar os filhos.Pois a realidade é outra os tempos são outros . Temos que estar preparados para qualquer eventualidade. Por isso a família é base de tudo para formar um pessoa de bem.

    Fernando Juliano de Castro nº17 T:831013 Engenharia de Produção Mecanica

    ResponderExcluir
  63. Sabemos da importância da moral e da ética e que esta deve ser transmitida pelos pais.
    O que vemos hoje é que muitos pais estão transferindo esse papel de transmitir valores morais e éticos para as escolas, sendo muito mais fácil culpar os professores pelos fracassos de seus filhos.
    A cada vez mais podemos ver e conviver com crianças que não se importam com valores éticos e nem humanos, buscando assim somente benefícios próprios, e para a maioria dos pais seus filhos somente tem direitos e muitas vezes se esquecem de que vivemos em uma sociedade construída de regras e que sofremos sanções quando não as cumprimos.
    Devemos sim repensar o conceito de “Preservação do ambiente”, pois em que ambiente ético nossos futuros cidadãos viveram? E claro, já é hora de colocar a educação ética em primeiro lugar ao invés da ambição.
    Queremos um ambiente verde e rios sem poluição. Nas escolas se orienta a sustentabilidade e reciclagem, está faltando agora uma reciclagem dos valores éticos dos pais sobre a educação de seus filhos.
    Podemos concluir então que como pais, devemos preparar nossos filhos para uma convivência social ética e moral com valores pessoais e devemos torna-los cidadãos independentes e críticos para que não se frustrem no primeiro obstáculo.

    Marco Henrique de Souza Theodoro Nº29 RGM 065331 Turma 831013 Engenharia de Produção Mecânica.

    ResponderExcluir
  64. Como se diz o ditado popular "Ser Pai ou Mãe e padecer no paraíso",hoje entendo essa frase pois a missão árdua e ao mesmo tempo satisfatória em educar um filho.A responsabilidade dessa missão podemos se dizer que é alicerçada na conduta ética e moral em que nos porpomos a viver na sociedade,mesmo que no clamor de nossas vontades individuais prospere nos sucessores a conquista do que ficou no sonho ou desejo,não devemos levar a tona e sim modelar para assim ocorrer a evolução das nossa geração sem comprometer a ética,a principal condição da nossa vida humana que é o respeito a todos e a tudo que existe em nosso mundo.
    Hoje posso cofessar que digo aos meus pais obrigado por me ensinar a viver com ética e assumir a responsabilidade de tranmitir as meus e toda sociedade em que vivo.

    Alexsandro Ap. Jacomassi n°2 RGM:077946 Turma A Engenharia de Produção Mecânica.

    ResponderExcluir
  65. Hoje em dia o que vejo são pais que dão liberdade demais para seus filhos, pais com medo dos filhos, educar também é dizer "NÃO". Com as exigências do mercado de trabalho homem e mulher são obrigados a estudar, trabalhar e o papel fundamental que é a educação e a civilização feita dentro de casa é deixado para trás e na maioria das vezes jogados para as creches onde la estão presentes filhos que por vontade de seus pais nem existiriam foram um acidente, mulheres não tem mais a função de dona de casa e cuidar o dia todo das crianças esses costumes não existem mais nos dias atuais , mulheres buscam cada vez mais seu espaço na sociedade. Ética vem de berço cada um exerce da forma que acha melhor, concluindo devemos prepara nossos filhos para o mundo ensinando-lhes a ser eticos, independentes e saberem que o errado não deve ser feito.

    Leandro Diego Neves nº26 RGM:067586 Turma:831013 Engenharia de Produção Mecânica turma A

    ResponderExcluir
  66. O exemplo a postura o respeito a honestidade o trabalho e o diálogo, ainda são os melhores caminhos a ser ensinados a nossos filhos.
    Nóvos caminhos sempre irão surgir na vida deles, mas os conselhos e ensinamentos aprendidos com os pais na infância, na maioria dos casos tem feito a diferença.
    Educar não chega a ser um desafio, mas sim um ato de amor, e requer dedicação tendo em mente a missão de entregar o que se tem de melhor à aquele a quem se ama.
    Acredito que não exista magia em educar, mas compreender o significado da grande tarefa que é por uma vida toda, levando em consideração que os filhos são nossa imagem perante a sociedade, e que a educação é a porta de entrada de uma civilizaçao e de uma sociedade emergente.


    Edson Valentim de Lima, nº14 RGM:066623 Turma A Engenharia de Produção Mecãnica.

    ResponderExcluir
  67. É comum nos dias de hoje, os pais insentivarem seus filhos a objetivarem e cumprirem seus objetivos e ambições desde de cedo, porém não é ensinado a essas crianças os limites para o cumprimentos dessas ambições.
    É nosso dever educar nossas crianças para que nosso país veja um povo mais consiente e responsável, desde a tratativa com seus semelhantes ao modo como escolhemos nossos representantes políticos.

    Leandro Lopes Ferreira, nº28 RGM 065329 Eng. Produção Mec. Turma 831013

    ResponderExcluir
  68. A missão dos pais na atualidade se torna muito árdua frentes às possibilidades, oportunidades, facilidades e por que não dizer futilidades. Nesta ânsia de consumir cada vez mais e na ambição de ter uma posição social de destaque, os preceitos da ética são esquecidos e são atropelados para o atingimento destes objetivos.
    A partir desta análise, se faz necessário cada vez mais educar as próximas gerações para que estas foquem nos valores das coisas mais simples da vida para que, no futuro, tenhamos pessoas com maior responsabilidade social, ambiental e ética perante à sociedade.

    Rodrigo P. Vizentin, 32 - RGM 050287 - Eng. Prod. Mec - Turma A 831013

    ResponderExcluir
  69. Realmente, a inversão de valores vem atrapalhando aos pais saber como educar seus filhos devido a informações desvirtuadas que vem na contramão da educação.
    Mas, educar é preciso, tanto que podemos definir duas formas de acompanhar a evolução do filho, a primeira delas e a mais usada atualmente, através da criação.
    O que é criar um filho? Criar um filho praticamente é o mesmo que ter um cachorro, gato ou qualquer bicho de estimação ou cultivar uma planta, onde para fazê-lo basta suprir suas necessidades básicas que no caso dos animais é o alimento e higiene e no caso da planta regá-la e podá-la periodicamente. O que quero dizer é que criar um filho é muito fácil, pois basta suprir suas necessidades básicas.
    Educar é mais laborioso, pois além das necessidades básicas temos que nos preocupar com o progresso intelectual, delimitação, informações sobre direitos e também dos deveres, porque de acordo com o suprassumo da educação para cada direito deve-se ter um dever. A correção com austeridade contribui para a manutenção de limites.
    Segundo o Prof. Luiz Almeida Marins: “Basta que cada um de nós cumpra com suas obrigações para arruinar o mundo.”

    José Angelo Giomo – RGM 032710 –
    29/08/2012
    10. Semestre Engenharia de Produção Mecânica Turma A n. 23.

    ResponderExcluir
  70. O caráter de uma criança ou adolescente deve ser forjado pela família, porem há casos em que um grupo familiar distorcido gera uma noção ética e moral distorcida.
    Uma vez com uma formação ética e moral desenvolvida, torna-se mais difícil a mudança do modo de pensar e agir desse individuo.
    Os pais são sim os principais responsáveis pela orientação de seus filhos, no entanto, a sociedade em que vivem deve fazer parte dessa orientação, a fim de servir como modelo.

    Heverton Calegare, 22 - RGM 052402 - Eng. Prod. Mec - Turma A 831013

    ResponderExcluir
  71. A tendência é piorar se não houver uma grande mudança de pensamento.
    Os país são os responsáveis diretos por esse ensinamento, por outro lado existe a sociedade que está cheia de péssimos exemplos e a maioria das veze é onde a criança, adolescente se espelham. Também é necessário a conscientização dos responsáveis sobre o assunto, muitas vezes o exemplo ruim vem de dentro de casa, trabalhando muito e se esquecendo de tirar um tempo para ensinar coisas muito básicas aos filhos. Somos um país novo em questão de democracia e independência, parece que estamos na fase do "você tem que ser alguém"...muita coisa vai mudar.

    Julio Pavani Neto n°24 Eng. Produção Mecânica Turma831013 RGM 53728

    ResponderExcluir
  72. Nos dias de hoje, o que mais se ouve falar é em Sustentabilidade, Preservação do Meio Ambiente, não que isso não seja importante, mas o fundamental para que isso aconteça é trabalhar sobre a EDUCAÇÃO, pois começando desde a infância é muito mais fácil conseguir um resultado positivo.
    A "família" antigamente tinha uma estrutura muito diferente, a mãe ficava em casa, com a responsabilidade de cuidar dos filhos, dos afazeres domésticos, o pai quem trabalhava fora. Hoje até mesmo por conta da necessidade pai e mãe precisam trabalhar fora, as crianças ficam em escolas em período integral o que resulta muito tempo longe da família, sem ter uma interação familiar. Outra questão tbm, são crianças criadas só pela mãe, por uma avó, tia, enfim... não tendo uma 'estrutura' que se faz necessario. Independente de tudo isso, será muito dificil mudar essa visão de educação, de hoje p/ amanhã, porém essa mudança deve acontecer quando todos fizerem sua parte,assim não esperando do outro.

    PETERSON JOSÉ FERRAREZZI n.35 RGM: 068629
    ENG. DE PRODUÇÃO MECÂNICA Turma A (831013)

    ResponderExcluir
  73. Educação engloba os processos de ensinar e aprender,nossa sociedade estipula uma maneira de educar, mas a realidade é totalmente diferente, será que você educa corretamente seus filhos? e a mim será que educo corretamente?
    Devemos educar na maneira que nos convém, claro que estipulando regras para nossos filhos, mas sempre mostrando o caminho correto, sem ultrapassar limites.
    Será que a educação que tivemos é com ética perante a sociedade?
    A educação que devemos dar aos nossos filhos é aquilo que pensamos ser melhor para eles. Vamos plantar para colher.
    È óbvio que sempre vou querer o melhor para ele, não aceito que eu eduque-o para que lá fora, no mundão alguém faça algo de ruim para ele.
    Deve ensinar e mostrar as coisas para que ele saiba qual caminho seguir.

    Osvaldo Pelegrini Neto, n.30 RGM: RGM 066617
    Engenharia de Produção Mecânica Turma 831013

    ResponderExcluir
  74. R0=QUANDO SE FALA ("SOMO TODOS UM"); DE FORMA LÓGICA E MAIS RELEVANTE AO ENTENDIMENTO DO PARAGRAFO É: “SE TODOS UNIDOS COM UM MESMO PENSAMENTO, AÇÕES E OBJETIVOS, EM BENEFICIO DA COMUNIDADE COMO UM TODO...”
    DECORRERA DISSO O “PLANO DO EQUILIBRIO DE IGUALDADES” A TODOS. E DESSE “PLANO DE EQUILIBRIO DE IGUALDADES” É QUE DECORRERA O “PLANO DE HARMONIA”.
    APÓS ATINGIR O PLANO DE HARMONIA É QUE COM MELHORIAS CONTÍNUAS ATINGIRA O ABSOLUTO...
    "Nenhum líder vai nos dar paz, nenhum governo, nenhum exercito,...”
    R1=JA DE CARA PERCEBE-SE A AFIRMAÇÃO DE NÃO ACREDITAR NEM TER ESPERANÇAS NO SISTEMA EXISTENTE PARA AJUDA-LO A OBTER O CONHECIMENTO ABSOLUTO (AUTOCONHECIMENTO). OU SEJA, VOCÊ ESTA SÓ COLEGA...
    É AFIRMADO QUE AÇÕES CORRETAS DEPENDEM DE PENSAMENTOS CORRETOS QUE POR SUA VEZ DEPENDEM DE CONHECIMENTO ABSOLUTO E QUE DE TUDO ISSO DECORRERA A PAZ.
    VALE LEMBRAR QUE O CONHECIMENTO ABSOLUTO É IMPOSSÍVEL AO SER HUMANO EM SUA CONDIÇÃO ATUAL .
    “São essas lutas que temos de travar com nossos filhos... “
    R2=NESTE PARÁGRAFO PERCEBE-SE O DIRECIONAMENTO PARA APLICAÇÃO EM CASOS DE CRIAÇÃO DE FILHOS. REALMENTE ESTA É A CAUSA SECUNDÁRIO, POIS A INFLUÊNCIA DE CRIAÇÃO DEPENDE DO GRAU DE CONHECIMENTO DOS PAIS DA QUAL DEFINIRA UMA BOA OU NÃO ESTRUTURA DE PREPARO À INFLUÊNCIA DO SISTEMA.
    “Educar é uma das tarefas mais árduas que... “
    R3=SIM É ÁRDUA, POIS TEM DE PARTIR DO PRINCIPIO DE QUE NECESSITA TER ESTRUTURA SUFICIENTE PARA PODER INICIAR TAL TAREFA, DE NO MINIMO TER VIVÊNCIA PARA SABER FAZER AS COMPARAÇÕES E SER CAPAZ DE VISUALIZAR APLICAÇÕES, POIS A PARTE TEÓRICA SOMENTE NÃO PRODUZIRA FRUTOS.
    “Devemos definir a ética de nossos filhos antes das suas ambições.”
    R4=SIM, POIS ANTES DE ATINGIREM A FASE CATALIZADA DO DISCERNIMENTO, AS AMBIÇÕES OS DESVIARÃO PELA INFLUÊNCIA FATAL DO SISTEMA.
    “... deverão escolher pela opção mais ética, mesmo que essa malogre seus objetivos.”
    R5=SIM, POIS NA FASE CATALIZADA DO DISCERNIMENTO SE OBTERA TAL CONDIÇÃO.
    “O que nos assusta é que muitas crianças e jovens, encorajados por seus pais..”
    R6=PELA PRIMEIRA AFIRMAÇÃO PERCEBE-SE QUE O ENCORAJAMENTO É EM FUNÇÃO DO NIVEL DE FORMAÇÃO DOS PAIS ASSOCIADO ÀS INFLUENCIAS DO SISTEMA QUE DOUTRINA O STATUS DE PODER E POSIÇÃO FINANCEIRA.
    “... não convencem seus pais de que serão adultos conjugadores do verbo “ter”. “
    R7=AQUI VEMOS A AFIRMAÇÃO DE QUE OS PROPRIOS PAIS É QUE INCENTIVAM AOS FILHOS A AGIREM DE FORMA ERRADA MESMO QUE ESTES NÃO QUEIRAM, PARA SE OBTER O STATUS DA QUAL O SISTEM DOUTRINA.
    “O desafio ... tornar mais éticas as novas gerações...”
    R8=NESTE PARAGRAFO TEMOS A AFIRMAÇÃO DA NECESSIDADE DE IR SE FORMANDO FUTURAS GERAÇÕES COM DISCERNIMENTO ÉTICO COMO ÚNICA FORMA ENCONTRADA PARA REVERTER O CAOS DO FUTURO.
    É UM PROBLEMA POLÊMICO QUE PODE APENAS CHEGAR A UMA MELHORA DENTRO DE SUAS LIMITAÇÕES, MAS NÃO A SOLUÇÃO.

    ACRAS
    ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA
    10º SEMESTRE – TURMA B
    Nº19 – RGM:067966

    ResponderExcluir
  75. Partindo da seguinte frase... "O que nos assusta é que muitas crianças e jovens, encorajados por seus pais, tendem a burlar a regra, fraudar o código de conduta ética contido no contrato de convivência social; para alcançarem seus objetivos, suas ambições".
    Realmente, as famílias modernas tornaram-se quase uma "Organização Empresarial", com metas, objetivos e prazos que nunca podem ser alterados. Os pais, sempre tão ocupados e materialistas, nunca possuem tempo livre para os filhos e as raras e quase únicas conversas são para saber das notas de Matemática, sobre o que ser no futuro, ou a ameaça de não ir à Disney se não passar de ano, sem contar a pior de todas: "Você tem que valorizar muito a oportunidade que está tendo!!! É a oportunidade que eu nunca tive quando era jovem!!!"... Os filhos passaram a ser o "problema da época das férias de Julho", pois passam mais tempo nos colégios que são quase estranhos para os pais. Qual filho quer ser a decepção dos pais? Eles irão fazer de tudo para agradar , custe o que custar. O grande problema está na transferência de todas essa carga para os nosso filhos. Geramos muitas expectativas sobre eles. Queremos que vivam os nossos sonhos e realizem mais do que realizamos e mesmo que isso seja até certo ponto positivo, podemos estar criando futuros monstros cada vez mais competitivos e que levem essa competição à extremos de ultrapassar os limites éticos de nossa sociedade e que nunca saberão valorizar o que tem, pois nunca é o bastante.

    Para finalizar, citarei uma frase que meu pai sempre me diz:
    "Filho, nunca se esqueça das suas origens", ou seja, nunca se esqueça da sua família e de sua educação.

    Para pensar: Estamos realmente preparados para educar nossos filhos ????

    Konishi, N° 14, RGM: 066862
    Talita Baldi, N° 16, RGM: 040883
    Engenharia Elétrica

    ResponderExcluir
  76. "Educar é uma das tarefas mais árduas que um ser humano pode empreitar." Concordo com essa frase, porém temos que entender que não é um bicho de sete cabeças e que se nós não estivermos do lado quando ele precisar e também quando não estiver precisando, pode-se dizer que essa frase não tem sentido, pois como vamos educar nossos filhos se não estamos presentes na vida deles?

    O alicerce é a principal parte de qualquer construção e se construir a vida dos nossos filhos em um alicerce que queremos e desejamos, por mais que haverá tempestades na vida, essa vida terá uma estrutura que não vai se abalar.
    Mas para contruir um alicerce é necessário querer e deixar um tempo para os seus filhos.

    A ultima frase serve para todos!!! Mostra o que está acontecendo no mundo atualmente."Não deixemos nossos filhos à deriva, como barquinhos de papel em pleno oceano tempestuoso." Hoje em decorrência das ambições de muitas pessoas em querer do bom e do melhor(conforto), esquecem de participar do principal momento onde é a construção do alicerce da educação das crianças. Acontece que as crianças de hoje, não tem os pais presentes na vida para dar educação e principalmente carinho atenção e amor, pois muitas vezes o que não temos em casa buscamos fora dela.

    Bruno Zolato Cordeiro
    nº05 Turma:831013
    RGM: 065874
    Engenharia de produção mecânica

    ResponderExcluir
  77. Ética? Educação? Carater? Personalidade? Responsabilidade? O que será tudo isso numa sociedade tão competitiva que visa somente o amanhã deixando de viver o hoje? A busca incessante pelo topo a qualquer custo, passando por cima de tudo e de todos. Na minha visão de ética tudo isso não faz sentido nenhum sem o amor, afinal o amor supera tudo, supera as deficiências, as indiferenças, as magoas, as perdas, etc.... Uma boa educação baseada na ética moral, social e profissinal começa no berço... Sabe aquela frase conhecida por todos de que a "Educação vem do berço"? Pois é, uma educação estruturada, embasada e alicerçada no amor, amizade, confiança, esperança, fé, e muito, mais muito diálogo, com certeza vai formar cidadãos capazes de enxergar, respeitar e amar a Deus acima de todas as coisas, amando também o seu próximo como a sí mesmo. Lembre-se, quando digo muito diálogo me refiro a evolução tecnológica que de uma forma devastadora ocupou todo o espaço das famílias exterminando uma boa e saudável conversa.

    Pensse nisso!! O dialogo esclarece e o amor remove montanhas. Converse hoje, fale hoje, dialogue hoje, ame hoje. Ou seja, não deixe para amanhã o que se pode fazer hoje, pois amanhã pode ser tarde e por certo você pai, você mãe, não terá argumento suficiente para falar de ética uma vez que você mesmo nunca á praticou.

    Lembre-se! Se você tem condições de colocar uma criança no mundo, você também tem plenas condições de amá-la e orientá-la da melhor maneira possível como pai e mãe, sem deixar que ela se perca no caminho, tornando-se um (a), cidadão que saiba conviver numa soiedade com muita ética e conduta moral.

    Um grande abraço.

    Paulo Henrique Goçalves Silvério - n°15, RGM 068703;
    Engenharia Elétrica 10° semestre;
    Turma:57013

    ResponderExcluir
  78. Prezada Profa. Marilia, inicialmente, o post está muito bom.
    Gostaria de comentar sobre o tal, apresentando dois aspectos, em relação à idéia central apresentada:
    1.
    De fato, a orientação aos novos membros inseridos na sociedade deve ser feito com toda atenção dos pais, em transmitir os valores éticos obtidos, buscando ter cidadões de valores morais fundamentos, gerando em um contexto geral: desenvolvimento moral e trazendo aprimoramentos à sociedade.
    Outro fator, nesta tarefa árdua, como citado no texto, nos dias de hoje é quanto criar meios de “filtração” frente aos atuais valores e conceitos que a sociedade apresenta. Existe uma tendência, na atual sociedade, de movimentos instantâneos e sem um valor agregado a sociedade. Aos pais, cabe analisar e retirar o conteúdo positivo destas “ondas”.
    Por fim e ressaltando, uma sociedade desenvolvida em valores morais, tende apenas ter ganhado, além de uma sociedade mais crítica, direcionada principalmente à fatores de conteúdo.
    2.

    Como citado nos parágrafos acima, estamos em uma condição de sociedade em plena inversão de valores, isto é, guiada pelo consumismo e atrelando o fator financeiro como meio destaque. Isto acaba, desencadeando um fator citado no texto, onde os pais passam a cobrar dos filhos, de uma forma prematura, planos e ambições exageradas à idade. Sobre o mesmo contexto, essa cobrança dos pais sobre os filhos, em relação aos aspectos de ambição e conquistas, gera uma cobrança, onde só há uma saída: a vitória e a conquista. Não existe o aspecto de retração ou “caminho alternativo” para chegar ao mesmo objetivo, gerando o que se chama “geração Atari”, onde não existe a derrota ou recuo, em determinadas situações.
    Porém, outro fator importante a citar é quanto à qualidade dos valores morais que os pais apresentam aos seus filhos, durante a educação. Muitas vezes, estimulados ou mal direcionados, os filhos apresentam valores morais baixos ou até mesmo inexistentes, pelo fato de não possuírem boas referências.
    Por fim, ainda continuamos a ver em nossa atual sociedade, a transferência de responsabilidades, onde o papel de composição na educação e de valores saindo da família e sendo transmitido aos professores. Uma tarefa muito complicada, visto ao reconhecimento do professor, em aspectos de remuneração, bem como sua figura na sociedade.

    Luiz Alberto Modesto Junior
    Engenharia de Produção Mecânica - n.: 15 - 10ºSemestre /2012
    RGM: 079229

    ResponderExcluir
  79. Atualmente temos uma grande dificuldade na criação de nossos filhos, principalmente no que diz respeito a ética. A mídia sempre acaba influenciando de maneira negativa, e geralmente, imperceptível, pois além de afetar os filhos ela atinge aos pais, aos criadores. E não adianta criar um bloqueio com relação a isto, pois de alguma maneira ela afetará aos nossos filhos e a nós mesmo, seja por meio de algum amigo da escola ou até mesmo via parentes. Cabe a nós, como educadores, criar uma maneira de mostra-los o que é certo e o que é errado, temos que educar nossos filhos fazendo com que eles venham a aprender como agir respeitando o próximo, diferenciando o certo do errado, sem perder seus objetivos, metas e planos... Sendo antes de tudo éticos e dignos de concretiza-los!

    Everton Effore
    RGM 67616 número 16 turma 831013
    Engenharia de produção mecânica

    ResponderExcluir
  80. Realmente temos que ter a consciência da importância da moral e da ética e o que os pais devem transmitir aos seus filhos. Hoje em dia observamos que muitos pais não estão dando muita importância para educação de seus filhos, deixando para as escolas o papel de transmitir valores morais e éticos para seus filhos. Com o grande desenvolvimento da tecnologia as crianças e os adolescentes estão utilizando cada vez mais cedo os meios de comunicação como televisão e internet, que as vezes podem ser utilizados de maneira errada, por isso os pais devem sempre acompanhar os seus filhos na utilização desses meios de comunicação.
    Os pais têm o dever de sempre educar, ensinar e preparar os filhos para viverem com ética, moral e ambições moderadas mais sempre respeitando os valores pessoais, buscando uma vida com qualidade.

    Ricardo Salvadori Cortijo - nº35 RGM:066083
    Engenharia Produção Mecânica - Turma: 831023

    ResponderExcluir
  81. Prezados alunos, estou muito satisfeita com as colocações e com o nível de criticidade das análises. Estou, portanto, prolongando o prazo para as postagens até o dia 13/09. Bom trabalho àqueles que ainda não realizaram suas postagens. Profª Marilia Coltri.

    ResponderExcluir
  82. Com certeza o papel do pai e professor é um ponto chave no desenvolvimento do ser humano, em seu crescimento é onde podemos moldar o futuro do mundo, para assim melhorarmos. Vejo que atualmente tivemos uma evolução, mas um evolução negativa em meu ponto de vista, visto que, hoje em dia a maioria dos pais instigam seus filhos a terem ambição, mas ambição muito elevada, ultrapassando assim os limites da ética e responsabilidade, mas não os culpam totalmente, a mídia em geral (internet, tv, etc) as vezes fazem isso com os jovens, com seus marketing horripilante e sem ética. Vejo também uma "guerra" entre alguns pais e educadores, onde o primeiro quer o melhor a seu filho, mas um melhor com ambição muito elevada, entretanto não pensam na ética e responsabilidade, ja o segundo também quer o melhor, entretanto quer transmitir primeiro a ética e responsabilidade e com isso ter uma ambição saudável. Espero que com o tempo todos nós evoluamos, pois até nós que ainda não somos pais, um dia teremos que ensinar nossos filhos, e espero que não esqueçamos disso, e passemos a maneira adequada, para assim termos um futuro melhor as nossas futuras gerações.

    Rafael Antonio de Jesus Nº21 RGM 051921
    Eng. Produção Mecânica Turma 831023

    ResponderExcluir
  83. Acredito que nos somos os maiores incentivadores dos princípios éticos, também somos os maiores culpados de não priorizar as noções éticas aos menores devido à maneira como os ganhamos diante das dificuldades é mais pratico coagir a criança do que ensinar posturas morais a elas.
    Num contesto de educar nos falhamos em não nos dedicarmos e não levarmos em consideração os problemas futuros que podemos enfrentar ao sermos omissos, acreditamos que a criança ira se alto se desenvolver sozinha estudando e aplicando o seu próprio senso comum e critico, mas estamos errados em não fazermos um acompanhamento e em colaborar para que elas possam se desenvolver e discutir suas opiniões.
    A partir do momento que passamos a dar mais valores nas pequenas coisas de fatos na educação de nossas crianças teremos uma melhora significativa de avanço e ética pessoal na formação dessas crianças, esta postura que vemos como pequenas coisas nos dias de hoje no futuro pode se tornar um problema grave de postura e atitude.
    TEMOS QUE ESTAR SEMPRE DISPOSTOS A ORIENTAR CORRETAMENTE...
    Adilson de Souza Junior N°:01 Turma:83923 10°Semestre
    Engenharia de Produção Mecânica

    ResponderExcluir
  84. Artigo muito interessante que pode ajudar os novos pais a refletirem sobre a sua maneira de educar e criar os filhos. Muitos pensam que a escola é responsável pela educação civil da criança, ficando responsável por ensinar ética e moral, mas estão muito enganados, pois acredito que desde pequenos nossos filhos se espelham em tudo o que fazemos e é ai que eles começam a formar os seus valores morais, com simples ações do cotidiano. Por isso precisamos refletir sobre os nossos atos para que possamos preparar da melhor maneira possível os nossos filhos, que são o futuro do mundo.
    Juliano Ferreira Cortijo n°12 RGM 079232
    Engenharia de Produção Mecânica – Turma 831023 (B)

    ResponderExcluir
  85. Boa noite Professora Marilia.

    Quanto ao texto publicado, excelente. Realmente somos todos influenciados pela realidade capitalista onde o "ter" acaba sendo mais valorizado do que o "ser". Tenho um filho de 07 anos, e por muitas vezes cobro dele bastante empenho em atividades que serão com certeza primordiais para formação de uma pessoa com situação financeira estável, porém na maioria das vezes não menciono a questão ética, ou seja, não deixo claro a importancia de se seguir as regras, não digo pra que ele seja desonesto, simplesmente deixo de mencionar a necessidade de se valorizar a questão ética.
    Foi muito importante a leitura , pois me abriu os olhos para algo tão importante e que passava despercebido, mas apartir dessa reflexão, com certeza minha maneira de educar será diferente, pois prezo muito pela boa conduta e a honestidade.

    Obrigado,

    Luis Fernando de Miranda nº 14 RGM: 065939 Turma B (831023) Engenharia de produção Mecânica - 10º semestre.

    ResponderExcluir
  86. Definitivamente a missão de educar os filhos nos dias de hoje não tem sido uma tarefa fácil, o mundo em que vivemos oferece certas ilusões que propiciam o esquecimento da ética , do caráter e da honestidade, onde muitas vezes a ganância fazem atropelar esses valores.
    O ato de criar um filho requer muita responsabilidade, como bem trouxe o texto "temos a hercúlea tarefa de formarmos uma geração melhor e mais ética, do ponto de vista moral, para habitar o planeta futuramente". A garantia de se ter um futuro melhor depende exclusivamente da boa educação de nossos filhos e incultar a ética para ser um bom cidadão.


    Obrigado!

    Reginaldo Rodrigues 068620 Nº23
    Luis Fernando Abbruzzinni 066099 Nº13

    ResponderExcluir
  87. Nos dias atuais está cada vez mais dificíl falarmos de boa índole, valore morais e éticos.
    Infelizmente, os valores da sociedade foram corrompidos com a " tal modernidade ". Hoje nossos jovens desejam ser adultos precocimente e estão pulando cada vez mais rápido as etapas da vida. O mundo de hoje oferece valores distorcidos como relação sexual na adolescência, uso de drogas e bebidas alcólicas, bullyng, dentre outras coisas que para um jovem, um adolescente, uma criança gera uma confusão tremenda, e isso leva à uma transformação de caráter que pode gerar um adulto imoral.
    Não basta somente educar nossos filhos, devemos também resgatar alguns valores que foram perdidos com o tempo. Valores que faziam os filhos respeitarem os pais, valores que faziam os filhos entenderem que criança tem que ser criança, valores que faziam os filhos só pensassem em se relacionar com alguém no final da juventude e ínicio da fase adulta, e não na adolescência ... e ainda sonhavam em construir uma família e não deixar filhos sem pais pelo mundo.
    Enfim, não devemos simplesmente fazer e agir como a sociedade nos pede, mas devemos dar mais aos nossos filhos do que sonhávamos em receber dos nossos pais.

    Alan Sobral 068347 nº 01
    Eng. Elétrica 57013

    ResponderExcluir
  88. Além de árdua, educar é uma tarefa importantíssima, não só para o educador e o educando, mas sim para toda a sociedade, pois os caminhos de uma pessoa são traçados a partir da educação e dos princípios aprendidos quando criança. Hoje pessoas buscam freneticamente suas metas, burlando regras e deixando a ética de lado, com objetivo de deixar a concorrência para trás, e isso é algo muito crítico. A palavra de uma pessoa não tem valor algum, muito diferente do que acontecia anos atrás. E todos esses problemas poderiam ser solucionados se atacássemos a raiz do problema, ou seja, educando.

    Robson Adriano Sestari
    RGM: 067080 Nº27
    Turma: 83023 Engenharia de produção mecânica B

    ResponderExcluir
  89. Texto muito bom! Fez me lembrar da frase do grande Mahatma Gandhi que foi o idealizador e o maior defensor do princípio da não-agressão, como um meio de revolução. Ele dizia “Educai vossas crianças para não puni-las no futuro”.
    Mas como educá-las? Se hoje os pais jogam todas as responsabilidades nas escolas, nos avós, nas babás...e se hoje nossa sociedade é outra! onde os diretos humanos e a liberdade tomaram conta desenfreadamente, se os pais não se preocupam em ser o exemplo, se o consumismo é mais forte que a prática moral.
    É necessário não só uma política educacional mas também melhores orientações dos pais onde os valores morais sejam ensinados desde pequenos, e sim criarmos uma nova sociedade ensinando nossas crianças que o melhor que “TER” é “SER”!

    ResponderExcluir
  90. Texto muito bom! Fez me lembrar da frase do grande Mahatma Gandhi que foi o idealizador e o maior defensor do princípio da não-agressão, como um meio de revolução. Ele dizia “Educai vossas crianças para não puni-las no futuro”.
    Mas como educá-las? Se hoje os pais jogam todas as responsabilidades nas escolas, nos avós, nas babás...e se hoje nossa sociedade é outra! onde os diretos humanos e a liberdade tomaram conta desenfreadamente, se os pais não se preocupam em ser o exemplo, se o consumismo é mais forte que a prática moral.
    É necessário não só uma política educacional mas também melhores orientações dos pais onde os valores morais sejam ensinados desde pequenos, e sim criarmos uma nova sociedade ensinando nossas crianças que o melhor que “TER” é “SER”!

    Flávio Luciano Lobui
    nº 10 - RGM: 010995
    Engenharia de Produção Mecânica

    ResponderExcluir
  91. Definitivamente a missão de educar os filhos nos dias de hoje não tem sido uma tarefa fácil, o mundo em que vivemos oferece certas ilusões que propiciam o esquecimento da ética , do caráter e da honestidade, onde muitas vezes a ganância fazem atropelar esses valores.
    O ato de criar um filho requer muita responsabilidade, como bem trouxe o texto "temos a hercúlea tarefa de formarmos uma geração melhor e mais ética, do ponto de vista moral, para habitar o planeta futuramente". A garantia de se ter um futuro melhor depende exclusivamente da boa educação de nossos filhos e incultar a ética para ser um bom cidadão.


    Obrigado!

    Reginaldo Rodrigues 068620 Nº23
    Engenharia de Produção Mecânica Turma B

    ResponderExcluir
  92. Otimo texto.
    Sabemos que nos dias de hoje, educar os filhos não é uma tarefa facil.
    Principalmente com a má influencia que vêm da midia, agora tambem com o facil acesso a internet e as redes sociais.
    Com isso cabe aos pais saber educar, conhecer e controlar as ações de seus filhos para que eles conheçam as regras e os códigos de ética.
    Para que nossas crianças não venham a ser jovens rebeldes e com uma "má ética".

    Grato,

    Luis Fernando Abbruzzini Filho 066099 Nº13
    Engenharia de Produção Mecanica Turma B

    ResponderExcluir
  93. As pessoas não nascem sabendo de tudo, o que é certo e o que é errado. Aprendemos com os nossos pais e com o ambiente em que vivemos, o que é ou não ético. E somente com a experiencia que adquirimos na vida, tanto social quanto profissional, é possível transmitir para os nossos filhos educando-os para sobreviver nesse mundo cheio de mudanças.

    Atenciosamente,

    Márcio Iokoi
    RGM: 079283
    Engenharia de Produção Mecânica Turma B
    Nº 17

    ResponderExcluir
  94. Muito bom o texto...
    Realmente educar não é uma tarefa fácil, acredito que nem mesmo seja uma tarefa, e sim um processo que leva a vida toda, talvez a responsabilidade de grande parte deste processo possa ser atribuída aos pais, no entanto cada individuo tem a obrigação de manter a ética ao longo de sua vida...
    Nosso pais é um dos maiores exemplos onde a ambição acaba por superar a ética, vemos isso dia a dia com os casos escancarados de corrupção.
    Será que a causa disto é que nossos pais e educadores se tornaram tão sedentários e acabam não suando o suficiente? Ou será que não importa a quantidade de suor dos educadores e sim a consciência de cada um?

    Alan Felipe Jorand dos Santos
    nº37 RGM 078597
    Engenharia de Produção Mecânica Turma B

    ResponderExcluir
  95. Pouco tempo atrás fui questionado em um curso se eu achava que o mundo está melhor hoje do que antigamente (melhor no sentido da sociedade em si, no comportamento das pessoas). A minha resposta foi sim, acho que o mundo está melhor hoje em dia, desde que o ser humano existe, as disputas por poder, massacres de povos, ganância, etc existe. Com o passar do tempo isso foi mais regrado e o ser humano passou a ter mais consciência.
    Porém no que diz respeito a Ética eu já não sei, as facilidades hoje são muitas para todos, a globalização das informações e as várias formas de obter –las corrompe cada vez mais cedo o ser humano, desde que mal usadas, e a linha entre saber usar e não saber é muito pequena.
    O mundo capitalista proporciona esse tipo de disputa e ganância pelos vários objetos, serviços, comodidades que o mercado disponibiliza, o marketing agressivo desperta sentimentos muitas vezes de inveja e uma ganância compulsiva, mandando a Ética pregada por água abaixo.
    No que diz respeito às crianças, conheço muitos pais que sacrificam seus dinheiros visando dar uma educação melhor para seus filhos e conseqüentemente pagando uma escola particular conceituada, porém nesse meio existem crianças com condições financeiras muito superiores a dessas crianças que o pai luta por uma educação melhor, fazendo com a criança comece a fazer uma cobrança em seus pais por um brinquedo melhor, uma viagem, um passeio que não é compatível com seu patamar financeiro, sendo assim a Ética pregada pelos pais em casa começa a se desfazer. Pois a amostragem dessa criança é diferente a de seu mundo, e a mídia proporciona o aumento dessas “vontades” da criança. É uma faca de dois gumes, acredito que os pais devem pregar ao máximo a boa conduta, a educação e a Ética das crianças, mas hoje em minha opinião a companhia e o ambiente em que a criança vive esta sendo mais relevante que os pais.
    Um amigo me disse em tom de ironia que a Internet iria acabar com o mundo, talvez com o mau uso ajude a acabar com a Ética das pessoas, alguns escrúpulos, assim como a TV que não se importa tanto com a formação da sociedade, e sim em ganhar Ibope.
    Sou a favor das novas tecnologias (inclusive um admirador delas), maiores facilidades, e informações com acesso mais fácil, mas na criação de uma criança isso deve ser muito bem dosado e controlado, justamente por conhecer essas facilidades eu vejo o quanto é perigosa se mal usada. Eu sou do tempo em que ficava um ano inteiro sem ganhar nenhum presente pra no final do ano conseguir uma bicicleta ou um Super Nintendo, do tempo em que levar uma palmada não era crime, e isso não me fez ser uma pessoa pior, pelo contrário, mas hoje o mundo mudou, nesse ponto, acredito que em termos de Ética o mundo regrediu um pouco.

    Douglas Alves Pereira
    nº39 RGM 044645
    Engenharia de Produção Mecânica Turma B

    ResponderExcluir
  96. É certo que a consciência moral e ética precisa ser lapidada desde criança. Mas não só na teoria das palavras bem colocadas pelos pais ou professores em sala de aula.
    A criança deve crescer em meio a exemplos práticos de ética e moralidade dentro do seio familiar, pois toda criança buscar se espelhar ou são influenciadas pelos seus pais.
    Hoje possuo uma boa consciência moral e um lugar no meio social em que vivo, justamente por ter tido bons exemplos dos meus pais na época de criança.
    Agora tento ao máximo ser um bom exemplo para os meus filhos.

    João Valdemir de Oliveira nº 11
    Eng. Elétrica 57013

    ResponderExcluir
  97. Vivemos em uma época no qual a palavra ética é muito citada, mas pouco aplicada. Diante desse fato nos resta torcer para que nossas crianças, precoces no seu desenvolvimento e conectadas nas mudanças do mundo tecnológico possam agir no futuro de forma ética na sociedade, através da transmissão do aprendizado de vida, no qual seus pais devem ser os melhores exemplos.
    Diante desse fato não podemos dizer que a ética é transmitida para as crianças por um belo discurso verbal, mas sim da forma com que os seus pais agem diante da sociedade em que vivemos.

    Alessandro da Silva RGM 051923 nº 19
    Engenharia Elétrica - 10° Semestre
    Turma: 57013

    ResponderExcluir
  98. Realmente é de fundamental importância enraizar o conceito de ética para nossos filhos, dando sempre o exemplo e conduzindo para o caminho onde suas ambições não podem sobrepujar os bons costumes.
    Hoje em dia com o advento da "preservação do meio-ambiente" fica claro que temos sempre que priorizar a boa conduta para as próximas gerações e, com certeza, toda a preservação será atingida, pois teremos descendentes com plena capacidade de distinguir o malefício que tal degradação pode ocasionar na sociedade.
    Há famílias que esta prática de ética é ignorada, e como resultado vemos seres humanos tentando a todo custo levar vantagem sobre os outros, sempre pensando no benefício próprio. Tal prática, que deveria ser repreendida, é vista como atitude normal em alguns casos. Isto é o que falta nas novas gerações: exemplos de má conduta devem ser repreendidas; não para que apenas o fato em si seja punido, mas também para que não criemos gerações cada vez mais egoístas e sem condições de se viver em sociedade.
    Portanto, a educação dos filhos é de fundamental importância, seguindo os preceitos da ética. Os pais devem sempre serem os seres que dão o exemplo, por mais difícil que seja.

    Luiz Paulo Pereira Paes
    RGM 078417 - nº 16
    Engenharia de Produção Mecânica - Turma B

    ResponderExcluir
  99. Estamos vivendo em uma época onde a ética é conhecida por muitas pessoas, porem na prática sabemos que os principios da ética não fazem parte ou não são praticados em nosso dia-dia.
    No caso do Brasil conhecemos uma frase popular muito conhecida, que é "dar o famoso jeitinho brasileiro" aquela história de facilitar alguma coisa para benefício próprio, muitas vezes burlando alguma regra.
    Refletindo sobre isso, quando pensamos em nossos filhos e na educação a ser dada para eles, creio que os principios éticos devam ser enraizados bem cedo a eles, e que o exemplo primeiramente seja nosso.


    Ricardo Cordeiro Dourado
    RGM 073375 nº23
    Engenharia Elétrica 10º semestre (CEUNSP)

    ResponderExcluir
  100. Devemos educar filhos para que tenha principios éticos antes de qualquer escolha ou decisão a ser tomada, visando não somente o bem a si proprio e sim ao um todo pensando na convivencia para com a sociedade. deixando de lado da o "venha a mim".
    Contudo, concluo que se todos pensarem em ética, e educarem futuras gerações da mesma forma teremos a algum bom tempo cidadãos de FATO, e uma convivencia em sociedade muito mais digna a harmoniosa.


    Bruno Henrique Sonego
    nº 22 Eng. Elétrica - 10º sem

    ResponderExcluir
  101. HOJE NO MUNDO EM QUE VIVEMOS, COM TANTA COISA ACONTECENDO, PRECISAMOS SABER CONDUZIR A EDUCAÇÃO DE NOSSAS CRIANÇAS, ENSINANDO DESDE PEQUENOS COMO DEVEMOS TER ÉTICA E TAMBÉM UMA BOA MORAL, ENSINANDO AO TEMPO CERTO O MELHOR CAMINHO A SE SEGUIR NA SOCIEDADE, NÃO PODEMOS FORÇA-LOS A NADA, MAS DEVEMOS EXIGIR A BOA MORAL. ESSA PRATICA DEVIA COMEÇAR NÃO SÓ EM CASA MAS EM TODO LUGAR DO MUNDO, COMEÇANDO DOS NOSSO GOVERNANTES, DAS AUTORIDADES, ETC. DE QUE ADIANTA NÓS PAIS EDUCARMOS E ENSINARMOS A ÉTICA E A MORAL SE NA TV, NÃO TEMOS, NAS ESCOLAS NA MAIORIA NÃO TEMOS, NÃ DÁ PARA FICAR COM ELES 24HRS POR DIA DE BAIXO DA SAIA DA GENTE, SERIA UM TRABALHO EM CONJUNTO COM TODOS PARA DAR CERTO. APESAR DE NÓS PAIS SERMOS A MINORIA CONTRA O MUNDO, PORQUE AFINAL CRIAMOS OS FILHOS PARA O MUNDO E NÃO PARA NÓS, VAMPS CONTINUAR ENSINADO E EXIGINDO A BOA CONDUTA POR MAS QUE SEJE DIFÍCIL DE ELES ENTENDEM, PARA QUE ELES NÃO SOFRAM AGORA E NÓS MAIS TARDE.

    VITOR EDUARDO Nº 21 - RGM: 066764 - 25/09 - ENG. ELÉTRICA 10º SEM.

    ResponderExcluir
  102. Realmente existe uma cultura em nosso país de sempre esperar que alguém apareça e resolva todos os nossos problemas éticos e morais e acabamos por esquecer que temos uma parcela de culpa, não adianta tentar achar uma justificativa para não fazer nada. A mudança tem que nascer de cada ser minuto a minuto dia a dia acredito que dessa maneira teremos mais dignidade para educar ensinar os filhos e seus semelhantes escolher seus representantes. Quem sabe assim em um futuro próximo ter um país mais justo e ético. Pois acredito que "A palavra convenci mas o exemplo arrasta" Pode haver exceções!

    ResponderExcluir
  103. O texto realmente é muito bom..

    Acredito que ambas as tarefas, sejam igualmente importantes e difíceis, preservar os recursos naturais e o meio ambiente para as próximas gerações e resgatar a ética dos novos cidadãos para este mundo que se deseja salvar. Afinal, uma coisa é intrinsica e dependente da outra, um mundo para se viver e gerações que valham a pena a continuidade da raça.
    Falando do tema central sobre educação baseada na ética, também compartilho da crença de que somente através dos conceitos éticos e a clara noção dos limites impostos pelos direitos e deveres do outro, ensinados durante a infãncia, fase em que a formação da personalidade se consolida, é possível formar adultos capazes de discernir suas reponsabilidade e deveres na sociedade, bem como, que todas as ações praticadas estão diretamente ligadas e diversas consequências ao mundo que vivemos, sejam elas percebidas como pessoa, na sociedade e através das fronteiras. Como é o caso da degradação do meio ambiente, cuja soma de ações de governos, politicas econômicas e da sociedade, por anos a fio, refletem na situação que estamos hoje. Enfim, sem dúvida é preciso através da educação moral e ética, educar as gerações virão, para que sejam formados adultos com valores éticos, que possam julgar em como suas atitudes afetam positiva ou negativamente nossas relações com o outro e com o mundo que nos cerca.

    Rodolfo Araujo Fernandes
    RGM 079221 - N# 49
    Engenharia de Produção Mecânica - 10 semestre - Turma B

    ResponderExcluir
  104. Mergulhando nas ambições desmedidas e na caça ao poder exacerbado O homem, herdeiro dos seus próprios atos, chega à atualidade assinalado por falta de ética ,amargurado e vencido pelo egoísmo.
    A minha maior ambição é tentar ser um bom educador para os meus filhos. Ser capaz de lhes passar todos os valores e códigos éticos que têm regido a minha vida. Sei que é um dos maiores desafios da minha vida, por isso, treino todos os dias.”

    Washington Luiz Gomes
    RGM 079052 - N 24
    Engenharia Elétrica
    10 Semestre

    ResponderExcluir
  105. Plantar hoje, para colher no amanhã, Plantar coisas boas, para que possamos colher coisas boas.
    Devemos educar a nova geração, nosso filhos precocimente, quanto mais cedo melhor.
    Não é facil educar uma ética, já que vivemos em um mundo em que fazer coisas erradas está tão proximo e facil para todos os que estão dispostos.
    Porem devemos acreditar em outro ditado popular que diz que filho de peixe, peixinho é. Desta forma devemos nos esforçar para ter uma presença na edução diaria de nossos filhos e não deixar esta responsabilidade somente a Escola.

    Anderson Alvarez
    RGM: 067598 - nº2
    Engenharia Elétrica
    Turma: 57013

    ResponderExcluir
  106. Muito bem colocado no texto, "Educar é uma das tarefas mais árduas que um ser humano pode empreitar. É preciso suar a camisa! Suar como pais e suar como educadores.
    Hoje quem deseja ter filhos, tem que se preparar, pensar, não apenas na situação financeira, mas na educação que os pais irão oferecer a eles.
    De fato, tem que começar a educação no berço, desde pequeno, ensinando as diretrizes e o que é ser ético.
    A Ética trata do comportamento do homem (ser humano), da relação entre sua vontade e a obrigação de seguir uma norma, do que é o bem e de onde vem o mal, do que é certo e errado, da liberdade e da necessidade de respeitar o próximo. O complexo de normas éticas se alicerça em valores, normalmente designados para o bem, na sua forma ideal.
    Devemos levar isso à diante, temos de ser exemplos, não apenas com palavras, e sim agir para que no futuro, quem sabe nossa geração possa viver em um mundo melhor.

    Emerson Mota de Carvalho
    RGM 066295 nº07
    Engenharia Elétrica 10° semestre
    Turma:57013

    ResponderExcluir
  107. Hoje no mundo que vivemos fica cada dias mais difícil educar nossos filhos,o melhor caminho a seguir, é manter o respeito,e ser o seu melhor amigo.

    Rene A Oliveira
    engenharia de produçaõ mecanica N 40
    10 semestre turma (B)

    ResponderExcluir
  108. Filhos são uma dádiva de Deus, acreditamos que Ele nos testa aí. Em diversos momentos em nossas vidas, julgamos os outros, muitas vezes os filhos dos outros e quando temos o nosso, educamos, criamos, repassamos valores e princípios que nos foram passados, no momento que temos um, escolhemos por nunca mais dormir em paz na vida e, o que vemos em diversos casos? Nossos filhos errando, por falta de educação? Ética? Por não ter repreendido quando necessário? Acabamos por ver erros semelhantes nos erros deles e, nos perguntamos: "Onde erramos? Onde deixamos de corrigir? Onde eu falhei”?
    Na verdade podemos educar da melhor forma possível, mesmo sendo essa obrigação difícil com o passar do anos, mas não temos o controle do caráter e personalidade das pessoas, ajudamos sim, na sua formação e isso é um ponto extremamente fundamental, mas todos somos moldados com diversos fatores externos que não sejam esses vindo de nossos prórpios princípios e valores. Mas nós pais ou não, não podemos nunca nos culpar por erros dos nossos filhos se tivermos a plena consciência de que fizemos a nossa parte. E se "essa" nossa parte for realmente bem feita, nossos filhos erraram, mas terão a plena consciência dos seus atos e se levantarão e arrependerão quantas vezes for preciso.
    Contudo, repassar príncipios e valores é apenas o alicerce, criar coragem, determinação e ensinar a ter humildade à aqueles que amamos é o que realmente fará a diferença quando estes não estiverem mais por debaixo dos nossos braços...
    Não podemos caminhar por eles, mas podemos sempre mostrar-lhes o caminho...

    Almir Rogério Alencar Riberiro – nº04 - RGM 066437
    Tatiane V. dos Santos – nº30 - RGM 054007
    Turma 831023 – Engenharia de Produção Mecânica – 10° Sermestre

    ResponderExcluir
  109. Vivemos em uma época tão rica em tecnologia e tão pobre em ética. Estamos criando "super bebês" e "super crianças", nascidas na era digital, precoces no seu desenvolvimento, ávidas de novidades, ligadas a muitos estímulos ao mesmo tempo e também capazes de muitas ações simultaneamente. Nossos filhos têm seus cérebros formatados pelas ricas experiências que estão vivendo, pois o cérebro é uso dependente. Ou seja, é uso dependente no sentido de que as redes neuronais se formam em função das experiências de vida. Assim é vivendo a vida, é processando estímulos repetidamente que as cadeias neuronais vão se fixando. Isso em todas as idades.

    Nesse sentido, eles são muito diferentes de seus pais e de seus avós e bisavós. Cumpre incluir esses últimos, pois a idade média de vida tende a aumentar e o convívio, entre quatro gerações, passa a ser algo freqüente. As diferenças na forma de viver a vida são progressivamente cada vez mais marcantes.
    Entretanto, princípios, normas e regras de conduta sempre foram e continuarão a ser o que distingue a humanidade no ser humano e continuarão imprescindíveis para sempre. Ética e moral são adquiridas e não inatas, são próprias do homem que cria uma natureza moral sobre a sua natureza instintiva. Uma pessoa só é ética quando se orienta por princípios e convicções.

    É função inalienável dos pais transmitirem uma conduta ética a seus filhos. Ética é uma matéria que faz parte do aprendizado de vida, no qual os pais devem ser os melhores professores.

    Então, como se ensina ética? Ensina-se aquilo que se tem e aquilo que se é. O que vai ser transmitido para os filhos não é o que se origina de um discurso verbal, mas sim o que se é e como se age. Sabe-se que a criança é um perfeito sensor para captar o que se passa na mente dos pais.

    A colocação dos limites adequados às atuações da criança é uma das formas importantes para se ensinar conduta ética. O "não" é um organizador fundamental da vida psíquica e necessário para que a criança se desenvolva. Receber "não" significa ter que lidar com frustração, adiar satisfação de necessidade e entreter tensão interna. Além disso, esse mesmo "não", serve também para que a criança aprenda, por insistir no seu intento, alternativas inteligentes e aceitáveis para obter o que ela deseja. Aprende, assim, a controlar impulso, a regular as emoções, a desenvolver inteligência e o respeito pelo outro.

    ANSELMO ARVANI Nº 4
    ENG. ELÉTRICA 10 SEMESTRE

    ResponderExcluir
  110. Acredito que, um dos ou, talvez o maior desafio da humanidade neste tempo, realmente seja o de nos esforçar em deixar uma geração mais desenvolvida, moral e civicamente.
    Para isso, é de suma importância a participação do familiares na formação desta nova geração, que aprende muito mais com exemplos do que com palavras. A tentativa de ensinar uma criança próxima à nós, nos leva ao aprendizado contínuo e à reflexão dos valores éticos que primamos. Este fato contribui tanto para os pais, irmãos mais velhos ou avós que ensinam a criança e muito mais para esta.
    No meio da jornada de vida, podemos refletir e concluir que o que foi conquistado e prevaleceu, foi o que outrora fora alcançado de maneira honesta e respeitosa. Desta forma percebemos que, mais importante do que os bens conquistados, status, entre outras realizações, são os princípios que aprendemos em nossas casas no início de nossa jornada de vida e que nos ajudaram a enfrentar desafios, fazer amizades e viver a vida!

    Nome: Alan Teixeira Santana Nº 2 RGM: 079230 Engenharia de Produção Mecânica

    ResponderExcluir
  111. Nos dias em que vivemos hoje com certeza a educação de nossas crianças é uma das tarefas mais árduas que temos, pois eles são o nosso futuro, e só vamos colher o que plantamos...e hoje vemos uma sociedade que só prega a ambição, poder e o ter. Não se ensina mais que a ética e educação é o alicerce para se conseguir o que realmente interessa. A ambição de ter e ser o melhor é bom mais precisa vir acompanhada de ética para que cada uma saiba seus limites e princípios. Precisamos educar sempre para uma sociedade sólida e não para termos o que vemos hoje, onde nada mais tem valor....

    Fabiane A. Fernandes - Nº.: 9 - Engª Produção Mecânica - Turma B - RGM: 078969

    ResponderExcluir
  112. É triste constatar que existe uma parcela muita grande da sociedade que não está nem um pouco preparada para assumir e entender a grandiosidade do ato de ser pai ou mãe e o pior de tudo e que destes a maioria já exerce esse papel. E infelizmente essas crianças dificilmente serão cidadãos éticos e conscientes de seus deveres e direitos.
    Em minha opinião a chave de tudo está no amor. Devemos cuidar dos nossos filhos como os bens mais preciosos de nossa vida e para isso devemos abrir mão de tudo o que possa atrapalhar. É necessário mostrar desde cedo que o que tem valor na vida são as pessoas e não as coisas.
    O mundo de hoje prega o consumismo desenfreado, um modelo perfeito, mas que de perfeito não tem nada, o que esse modelo da a entender é que a felicidade e as coisas valiosas da vida estão, no celular novo, no ipad, na tv led 3D de 60 polegadas etc. E muito provavelmente esse é um dos principais fatores que faz com que o homem esqueça e até mesmo contrarie seus princípios, ou seja o homem ganha dinheiro e perde valores.
    Também acho interessante salientar que devemos procurar acabar com essa demagogia de que a culpa de tudo é da sociedade, culpando muitas vezes os outros por nossos próprios erros e às vezes assumindo a culpa por erros dos outros. De acordo com Jean Vien Jean “Se cada um varresse a calçada de sua casa, no final do dia a rua toda estaria limpa”. Devemos nos preocupar em dar o exemplo mostrar o que é certo e errado com os nossos atos, formando pessoas melhores em busca de uma sociedade mais ética, justa e igualitária.

    André Anisio Barbosa
    RGM: 079231
    Engenharia de Produção Mecânica

    ResponderExcluir
  113. A mudança de valores que acomete a sociedade atual é realmente assustadora. Cada vez mais nos surpreendemos com atitudes e comportamentos que nos deixam afônicos e sem saber o que pensar sobre o futuro.
    Deseja-se muito mais ser lembrado e reconhecido pelas conquistas materias do que pelas atitudes e comportamentos positivos. É o ter antecipando o ser.
    Mas o que fazer para mudar? Como podemos contribuir? É aí que vem o nosso papel, como pais e educadores devemos servir de exemplo e referência para as futuras gerações.
    Somos o canal direto da mudança, somos os responsáveis por transmitir os princípios e os valores que levarão a nossa sociedade para o caminho da ética e da decência.

    Paulo Augusto Capelatto - N 34 RGM: 029215 - Engenharia de Produção Mecânica (turma B)

    ResponderExcluir
  114. Os valores que estão sendo passados para as novas gerações são tanto preocupantes, recentemente num livro que li um orador de sucesso profissional foi indagado por um desconhecido da platéia ao final da palestra dizendo "obrigado pela paletra, agora sei como obter sucesso, irei conquistar e comprar tudo que quero..." O orador respondeu "pena que você não entendeu que sucesso é ser feliz, procure primeiramente este caminho que irá desfrutar de um futuro brilhante". A sociedade está mudando e os valores estão sendo transpostos pelo apelo do bem estar social.

    Marcio José de Freitas N52 - RGM 083174 - ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA (TURMA B)

    ResponderExcluir
  115. A educação se inicia no berço, os pais tem que cultivar a educação dos filhos desde pequeno e esta educação tem que ser baseada no principios da Etica, sempre mostrando o que é o certo e o que é o errado perante a sociedade. Mas tambem não é somente os pais os responsaveis pela educação, o governo tambem é, cabe ao governo garantir ao cidadão acesso de qualidade a educação, cabe a sociedade tambem respeita proximo.

    LEANDRO LEITE BARBOSA N° 13 - RGM 072879 - ENEGENHARIA ELETRICA 10° SEMESTRE

    ResponderExcluir
  116. Precisamos fazer as seguintes perguntas:
    Qual a importância e o preço do ter?
    Qual e o limite o limite do consumismo?
    Devemos levar vantagem com ações imorais?
    Até onde iremos para satisfazer nossos desejos, que nem sempre são nossos realmente são colocados em nós como se não fosse possível viver e ser feliz sem consumir coisas que nem precisamos. Estes limites e valores devemos passar para nossas crianças desde cedo, tanto no lar quanto nas escolas.

    Edson Junior dos Santos N° 07 RGM:066584 - Engenharia de produção mecânica 10° Semestre (turma B)

    ResponderExcluir
  117. A educação dos filhos é muito importante, é necessário sempre mostrar o que é certo e errado para nossos filhos, mas não podemos esquecer que muitas coisas que achamos certo e errado é uma questão de ponto de vista e não devemos querer que nossos filhos tenham o mesmo ponte de vista que agente, devemos ensinar princípios éticos corretos e também ensinarmos eles a pensar e criar sua própria opinião sobre as coisas.

    William Gustavo de Oliveira n° 33 RGM 068425
    Vinicius Fujiwara da Silva n° 36 RGM 066116
    Turma 831023 – Engenharia de Produção Mecânica – 10° Semestre

    ResponderExcluir
  118. A "educação" que a sociedade prega é, muitas vezes, baseada no "ter", no "poder", no "buscar", no "realizar" e no "direito" de cada um. Ou seja, preciso estudar muito, conseguir um bom emprego e alcançar meu objetivo de "ter" dinheiro o bastante, que me dê o "poder" necessário para "buscar" e "realizar" tudo aquilo de que tenho "direito".
    Os direitos vem sempre antes dos deveres, quando deveria ser o contrário, pois, 0 direito nos remete a nós mesmos, o dever nos remete ao outro. Somente a ética nos permite isso, olhar para o futuro, buscar nossos objetivos sem deixar de olhar para o próximo.
    Devemos ensinar nossos filhos o ser antes do ter. Mostrar-lhes que o dar é tão bom e gratificante quanto o receber e que, uma boa competição pode ser mais emocionante do que erguer o troféu.
    A ética é a maior herança que podemos deixar para nossos filhos, e devemos começar hoje, pois, o futuro será construido a partir das decisões tomadas por eles.

    Wagner Bueno Graciano
    Eng. de Produção Mecânica-CEUNSP
    RGM:079302, N32, Turma B

    ResponderExcluir
  119. Conforme o texto biblico encontrado no livro de proverbios Deus nos manda, "Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará".
    O trabalho de educação dos pais tem que ja vim desde berço, pois, os filhos são o espelho de seus pais e do que esta ao seu redor, para que no futuro sejam pessoas eticas, o exemplo tem que partir primeiramente de nós, no qual alem de darmos o exemplo temos o dever de intruir quanto o que é correto e incorreto.


    Rogério Marques Dias
    RGM 066805 n 41

    Engenharia Produção Mecânica 10 semestre / turma B

    ResponderExcluir
  120. Sim, é necessário ensinarmos as nossas crianças desde cedo que de nada adianta terem os mais ambiciosos desejos atendidos, se os caminhos trilhados para tais objetivos não forem pavimentado pela ética. Afinal, não é a jornada é tão importante quanto o destino?



    Jamerson de Magalhães Souza
    RGM 079340 no11
    Eng. Produção Mecânica
    Turma B

    ResponderExcluir
  121. Com certeza a tarefa de educar nossos filhos exige um esforço hercúleo. A ambição realmente deve ser incentivada seguida de muitos princípios. Deveríamos nos espelhar na natureza e buscar o equilibrio das coisas.

    VICTOR GOMES FERNANDES
    RGM 073978 no31 TURMA B ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA

    ResponderExcluir
  122. Educar é uma arte e exige grande conhecimento na escola da vida!

    A concepção da ética precoce aos anseios da ambição é uma conquista a ser realizada pela família, pelos amigos e pessoas da convivência cotidiana da criança, pois de nada resolve o “pai educar e um parente estragar”, como dizem alguns: Avó (tia, madrinha) estraga a criança. Sinto isso como um fato, pois sou tia e se pudesse faria todos os desejos do meu sobrinho, mas maior que a minha satisfação é a minha obrigação em educar esse ser para o Mundo e não para mim.

    Os valores devem ser ensinados conforme a realidade atual, tendo como referência a sociedade, a religião e não apenas o que é preciso ter para ser alguém, e sim em como é preciso ser para conquistar as coisas. O desenvolvimento da ética e esclarecimento dos valores terão como resultado a moral relativa do que foi instruído.

    Outro fato que me atraiu é o de pensarmos em deixar um meio ambiente preservado para os nossos pequenos, acredito mesmo que devemos deixá-los preparados, com a educação de preservação para o meio ambiente, pois só assim conseguiremos manter o pouco que temos por mais algumas gerações.

    Finalizo minhas considerações deixando uma frase de Albert Einstein: “Não tentes ser bem sucedido, tenta antes ser um homem de valor”.

    Samanta R. S. Pianta nº 38 RGM: 067729
    Turma: Eng Prod. Mecânica (831023)

    ResponderExcluir
  123. valores estão se perdendo, nossas crianças ao invés de serem educadas para "serem" estão sendo educadas para "terem", elas estão sendo criadas para serem vencedoras e não para serem adultos de bem.
    A sociedade está em mudança, não necessariamente uma mudança positiva. Conceitos importantes que a sociedade cultivava, como não pensar só em si, agir de maneira correta com o próximo, respeitar as leis, estão sendo "burlados", as pessoas dão aquele "jeitinho" para mascarar suas atitudes para não parecer que o que fazem é errado e acaba dando certo
    Por que estamos nos esquecendo de nossa essência dos valores que nossos país nos passaram, estamos agindo com egoísmo. Esquecendo que a melhor maneira de ensinar uma criança é dar o exemplo.
    Tem uma citação de um autor desconhecido que acho que demonstra o que deveria ser feito para que as coisas melhorem:" "Não eduque seu filho para ser rico, eduque-o para ser feliz. Assim, ele saberá o valor das coisas e não o seu preço."

    Tamiris Coutrin
    RGM 79222
    numero: 29
    Turma B Engenharia de produção Mecânica (831023)

    ResponderExcluir
  124. A cada dia que passa a criação dos filhos se torna uma tarefa ardua e cheia de desafios. A educação com base em principios éticos e morais é fundamental para que os filhos assumam a responsabilidade diante da própria vida.
    A ponto critico é fazer com que esta nova geração entenda o conceito do “sim” e do “não” e qual vai ser a consequencia dos seus atos.
    A sociedade como um todo se comporta de modo materialista, e inseridos neste meio sem o auxilio dos pais, os filhos desenvolvem um comportamento contrário ao ético, pois se acostumam com o modo de vida da grande maioria em seu redor.
    Porém em alguns casos este auxilio dos pais, que são exemplo, apoiam e incentivam os filhos à terem posturas contrárias afim de alcançar suas próprias ambições passando por cima da ética e responsabilidade social.

    Vivemos em uma sociedade materialista e em muitos casos individualista, onde a inversão de valores é uma constante, os pais tem o direito e o dever de educar seus filhos para serem melhores cidadãos e para que os mesmo construam uma postura ética solida.

    Uma parabola que me chamou atenção e que se adequa perfeitamente neste contexto é a que descrevo abaixo:
    “Não é possível aterar a direção dos ventos, mas é possível ajustar os mastros no navio”

    Luis Gustavo Cavalari
    RGM: 052368
    Nº 47
    Engenharia de Produção Mecanica

    ResponderExcluir
  125. Suemos todos !
    Percebo que temos um grande desafio pela frente, seja no papel de pais ou mesmo educadores. O desafio ainda é maior, se considerar os aspectos culturais e os valores que a educação é tratada no país. Somente nossa perseverança que transformaremos numa sociedade mais justa, com princípios éticos, pessoas de caráter, que zelam pela cidadania. "Papai, pise firme pois seguirei os seus passos". Essa mensagem recebi no dia dos pais e serve de inspiração não só a mim, mas a todos os pais.

    Aluno Renato Ribas Nº25 RGM 078095
    Engenharia de Produção Mecânica, 10º Semestre, Turma B

    ResponderExcluir
  126. O texto realmente é muito correto ao dizer que "educar e umas tarefas mais árduas do ser humano" , tenho 3 filhas em idade escolar e tanto eu como minha esposas nos dedicamos ao extremo para educa-las dentro dos conceitos éticos morais e religiosos.Pois sabemos que a partir de uma certa idade , elas naturalmente enfrentarão o mundo e terão que optar em fazer a coisa certa ou errada , e saber das conseqüências de seus atos.
    Sempre fui uma pessoa otimista , mas a perspectiva que tenho sobre o futuro de nossos filhos e preocupante e apenas com a educação bem solida para buscarmos um futuro melhor.

    Fabiano Gonçalves n. 8
    RGM-68498
    Engenharia elétrica 10º semestre

    ResponderExcluir
  127. Hoje em dia com a alta tecnologia e meios de informação fica cada vez mais difícil dar uma educação de qualidade pára nossos filhos, pois os meios de informações interferem as vezes positivamente, mais em muitas vezes interferem de modo negativo, onde os pais perdem sua autonomia e o respeito. Acredito que para sermos formadores de opinião dentro do lar precisamos cada vez mais nos aproximar de nossos filhos e estar atento as atitudes e o meio que os influenciam de modo a conseguirmos o respeito dos mesmo pela "amizade" e não pelo medo.

    Thiago Roberto Ferreira Sousa
    RGM: 052354
    Nº 53
    Engenharia de Produção Mecânica

    ResponderExcluir
  128. Atualmente os educadores estão passando por muitas dificuldades para ensinar o caminho correto da vida para a geração do futuro, e ensinar uma das maiores lições, os valores morais e princípios ideais do comportamento humano, a ética.
    Porem este caminho pode ter espinhos e tempestades, que nós ferem e machucam, e em alguns momentos temos a escolha de um caminho sem dor e sofrimento, mais que não é certo.
    Como o texto diz somos todos um , mas para que isso realmente aconteça todos devemos seguir o mesmo caminho e o egoísmo deve ser esquecido.

    Fábio Pereira dos Santos n°55 RGM:066756
    Engenharia de Produção Mecânica Turma:831023

    ResponderExcluir
  129. Boa noite professora, tudo bem?

    A Ética, ou seja, os valores morais que existem em nossa sociedade devem ser embutidos nas mentes das crianças desde cedo, como foi apresentado no texto, mas devemos ponderar e julgar os valores morais segundo os olhos da razão, e não segundo os olhos das crendices populares e principalmente valores oriundos de dogmas religiosos, que geram no indivíduo diversos sentimentos preconceituosos, já que os valores religiosos são definidos por juízos de valores pessoais oriundos da Religião. Posso citar como exemplo o grande preconceito que a nossa sociedade, composta de membros em sua maioria cristãos, com as demais filosofias religiosas e outros modos de vida, como por exemplo o Ateísmo, o Homossexualismo e outros diversos "ismos" que podem ser observados. Uma sociedade deve crescer com valores éticos que beneficiem o maior número de indivíduos possíveis, independente de crenças ou religiões.
    Em relação à Ambição, acredito que este sentimento deve ser cultivado nos indivíduos desde cedo, pois nos tempos de hoje há uma grande falta de pessoas ambiciosas na nossa sociedade sociedade (brasileira), que não tem o mínimo de coragem para discordar e tomar ações contra as decisões tomadas pela minoria. A falta de ambição induz as pessoas a passividade e a falta de interesse pelos objetivos pátrios. Porque o Brasil não é referência no desenvolvimento de conhecimento e tecnologia? Porque não temos pessoas ambiciosas o suficiente para mudar a sociedade. Alguns dos "princípios morais" que os brasileiros aprendem desde pequeno é o de reclamar de tudo e não fazer nada para mudar. Creio que nossos princípios morais precisam passar por uma grande revisão.

    David Gomes Júnior nº13 RGM: 067188
    Engenharia de Produção Mecânica. Turma:831013

    ResponderExcluir
  130. Encerrado o prazo para as postagens dos comentários sobre o texto "Suemos todos", para as turmas 57013, 83013 e 83023. As considerações serão feitas em classe. Parabéns à todos que participaram e deixaram seus pareceres.
    Profª Marilia Coltri.

    ResponderExcluir