"Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém" Carta do Apóstolo Paulo aos Coríntios

"Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém [...]". (Carta do Apóstolo Paulo aos cristãos. Coríntios 6:12) Tudo posso, tudo quero, mas eu devo? Quero, mas não posso. Até posso, se burlar a regra; mas eu devo? Segundo o filósofo Mário Sérgio Cortella, ética é o conjunto de valores e princípios que [todos] usamos para definir as três grandes questões da vida, que são: QUERO, DEVO, POSSO. Tem coisas que eu quero, mas não posso. Tem coisas que eu posso, mas não devo. Tem coisas que eu devo, mas não quero. Cortella complementa "Quando temos paz de espírito? Temos paz de espírito quando aquilo que queremos é o que podemos e é o que devemos." (Cortella, 2009). Imagem Toscana, Itália.































terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

LUDISMO E CARTISMO

MOVIMENTO LUDISTA




Por Emerson Santiago

Ludismo ou Movimento Ludista é o nome dado a um movimento ocorrido na Inglaterra entre os anos de 1811 e 1812, que reuniu alguns trabalhadores das indústrias contrários aos avanços tecnológicos em curso, proporcionados pelo advento da Primeira Revolução Industrial. Os ludistas protestavam contra a substituição da mão-de-obra humana por máquinas. O ludismo pode ser considerado o primeiro movimento operário de reivindicação de melhorias nas relações e condições de trabalho. Tanto o Ludismo como o Cartismo foram movimentos que colocaram em destaque a questão do trabalho e as suas condições.
O nome do movimento deriva do nome de um suposto trabalhador, Ned Ludd, que teria quebrado as máquinas de seu patrão. Mesmo sem qualquer comprovação, a história serviu de inspiração para vários operários que viam nas máquinas a razão de sua condição de miséria. Hoje em dia, o termo ludita (do inglês luddite) identifica toda pessoa que se opõe à industrialização intensa ou a novas tecnologias, geralmente vinculadas ao movimento operário anarcoprimitivista.
Para além de histórico, o termo passou a expressar um conceito político, usado para designar todos aqueles que se opõem ao desenvolvimento tecnológico ou industrial, num movimento chamado de neoludismo, que guarda muitas semelhanças com o movimento original.
Os luditas chamaram muita atenção pelos seus atos, apesar das reclamações contra as máquinas e a sua supressão da mão-de-obra humana já serem fatos normais, pois os operários, além desta ameaça de perder seus empregos, viviam em péssimas condições com jornada de trabalho extensa e remuneração baixa. Seus integrantes invadiam fábricas e causavam a destruição de todos os equipamentos que, segundo estes, por serem mais eficientes que os homens, tiravam seus trabalhos. Os luditas ficaram lembrados como "os quebradores de máquinas".
O Movimento Ludista atinge seu ápice após o assalto noturno à manufatura de William Cartwright, no condado de York, em Abril de 1812. No ano seguinte, na mesma cidade, teve lugar o maior processo contra os ludistas, onde sessenta e quatro foram acusados de terem atentado contra a manufatura, resultando em treze condenações à morte e duas deportações para as colônias.
O movimento ludista perderá força com a organização dos primeiros sindicatos na Inglaterra, as chamadas trade unions. Apesar de não carregar um conteúdo ideológico, os luditas foram importantes por levar a um questionamento do molde de desenvolvimento do Capitalismo e pela consequente utilização de tantas máquinas e o seu efetivo benefício à coletividade. Ainda hoje, mesmo analisada sob o contexto da questão ambiental, a questão preocupa ambientalistas e estudiosos.

CARTISMO

Por Emerson Santiago

Recebe o nome de Cartismo o primeiro movimento de massa das classes operárias da Inglaterra, ocorrido entre as décadas de 30 e 40 do século XIX, e que basicamente exigia melhores condições para os trabalhadores na indústria. Durante vários anos os cartistas realizaram comícios e manifestações por todo o país, nos quais participaram milhões de operários e artesãos.
O nome do movimento tem sua origem na carta escrita pelo radical William Lovett, em maio de 1838, a chamada Carta do Povo, na qual estavam registradas todas as reivindicações que os participantes do movimento desejavam ver implementadas.
A carta continha seis exigências:
  • voto universal;
  • igualdade entre os distritos eleitorais;
  • voto secreto por meio de cédula;
  • eleição anual;
  • pagamento aos membros do Parlamento;
  • abolição da qualificação segundo as posses para a participação no Parlamento;
O cartismo é um fenômeno derivado das mudanças trazidas pela Primeira Revolução Industrial. Do mesmo modo que esta trouxe progresso e altos lucros a vários de seus idealizadores, uma outra massa vinda do campo para suprir a demanda de mão de obra nas fábricas sofria com salários baixos, péssimas condições de trabalho e turnos de trabalho excessivos. Vários são os relatos das primeiras décadas do século XIX sobre protestos onde o operariado britânico buscava superar as dificuldades e problemas de seu cotidiano. O Cartismo foi o primeiro movimento tanto de classe como de caráter nacional, contra as injustiças sociais da nova ordem industrial na Grã Bretanha.
Apesar de apresentar melhor união e organização comparado a movimentos anteriores similares, a Carta do Povo não foi ratificada pelo Parlamento inglês, que rejeitou todas as petições dos cartistas. O governo reprimiu cruelmente seus simpatizantes e prendeu os seus dirigentes, esmagando o movimento. A influência do cartismo, porém, sobre o desenvolvimento do movimento operário internacional foi muito grande.
Em 1848, a causa cartista ganhou fôlego com a preparação de uma grande manifestação operária, onde estima-se a mobilização de aproximadamente 500 mil trabalhadores. Com tal representação, os líderes cartistas esperavam finalmente pressionar o Parlamento para que este atendesse suas principais demandas. Contudo, a manifestação agendada para o dia 10 de abril daquele ano não teve uma participação esperada, devido a uma grande tempestade que tomou conta da capital britânica.
Após o fim do movimento, diversas leis trabalhistas foram criadas no intuito de combater a exploração da força de trabalho e mediar as relações entre os operários e a burguesia industrial.

Fontes: http://www.infoescola.com/historia/ludismo/
http://www.infoescola.com/historia/cartismo/


61 comentários:

  1. LUDISMO:O movimento ludista em geral, era um "protesto", onde os ludistas (trabalhadores, contrários a substituição da mão de obra humana, por maquinário)quebravam o maquinário da indústria. Este "protesto" pode ser considerado o primeiro movimento, onde os operários "discutiam", sobre melhores condições de trabalho. O nome "Ludismo" deriva do nome do trabalhador Ned Ludd, o termo ludista também é dado a aqueles que se opõem ao desenvolvimento tecnológico (ou industrial)
    CARTISMO:Este movimento exigia melhores condições condições de trabalho aos trabalhadores. A Primeira Revolução Industrial trouxe lucro, mas também trouxe exaustão aos trabalhadores, que conviviam com salários baixos, terríveis condições de trabalho e trabalho em excesso (condições de trabalho abusivas)
    Beatriz Del Cistia, 8 ano roxo, Colégio Ser!

    ResponderExcluir
  2. O Cartismo foi UM movimento que ocorreu na Inglaterra por causa da Revolução Industrial, que ocorreu entre as décadas de 30 e 40. O nome “cartismo” baseia-se em uma carta escrita por William Lovett, em 1838. O cartismo foi o movimento contra as injustiças sociais da ordem dos trabalhadores da Grã Bretanha, onde exigiam melhores condições de trabalho nas indústrias.
    O Ludismo foi uma revolta que aconteceu na Inglaterra, entre os anos de 1811 e 1812. Esse movimento ocorreu porque os trabalhadores eram contrários aos avanços tecnológicos surgidos com a Revolução Industrial. Os operários protestaram pois não queriam que a mão de obra humana fosse substituída por máquinas. A Inglaterra, na segunda metade do século XVIII e todo o século XIV, foi o país que mais de destacou em relação à economia, por isso fundou várias cidades industriais, como por exemplo Londres e Manchester. Com isso surgiram alguns movimentos contra as condições de trabalho na época. Um deles foi o que chamamos de Ludismo.
    João Pedro Sanches Belloti

    ResponderExcluir
  3. O MOVIMENTO LUDISTA :

    O movimento ludista ocorreu quando um operário chamado Ned Ludd, viu que seu patrão havia constrúido uma máquina que iria fazer o trabalho de qualquer um muito mais rápido.
    Então com medo de perder seu emprego Ned juntou um grupo de operários, que foram até a casa do patrão e demoliram a máquina de tecer.
    O movimento chegou em seu auge em 1812 após o assalto noturno á manufatura de William Cartwright em Nova York.
    O movimento Perdeu força com a organização dos primeiros sindicatos na Inglaterra, as chamadas trade unions.

    CARTISMO :

    O cartismo foi um movimento entre operários de fábrica que foram em massa de classes atrás de uma melhor condição para eles.
    O nome cartismo veio de quando William Lovett escreveu uma carta com seis exigências para ajudar os trabalhadores.
    Os trabalhadores fizeram em grande quantidade greves e manifestações.


    Kauã Corrá. 8 ano Roxo

    ResponderExcluir
  4. Os Ludistas eram chamados também de “Quebradores de Máquinas”, pois eles invadiam as fábricas destruindo os equipamentos, como uma forma de protesto contra a situação dos empregados no ambiente de trabalho.

    Já o Cartismo, era mais fraco , com o seu direcionamento focado na política, por meio da qual conseguiu conquistar diversos direitos políticos para o grupo de trabalhadores.

    Clara Marins. 8º ano Laranja

    ResponderExcluir
  5. MOVIMENTO LUDISTA : O movimento ludista era um "protesto" entre os trabalhadores mais popularmente chamados de "quebradores de maquinas". O nome Ludismo veio do nome Ned Ludd , o homem que viu seu patão ( mestre ) criando uma máquina que faria o trabalho dos operários mais rápido. Então os trabalhadores invadiram sua casa e destruirão sua máquina ( de acordo com o video visto em aula ).

    O CARTISMO : O Cartismo foi o movimento contra as injustiças sociais da ordem dos trabalhadores que exigiam melhores condições de trabalho nas indústrias e seu direcionamento mais focado na politica , direito de uma condição melhor aos trabalhadores nas fábricas.
    Giovana Pires Fonseca .8º ano roxo , Colégio Ser!

    ResponderExcluir
  6. Ludismo: O movimento ludista ocorreu entre 1811 e 1812. Esse movimento reuniu alguns trabalhadores da Revolução Industrial, que ficaram revoltados pela substituição da mão-de-obra pelas máquinas. Os ludistas também foram chamados de “quebradores de máquinas”, pelo motivo de destruírem várias maquinas e outros equipamentos utilizados pelos trabalhadores das fábricas.

    Cartismo: O cartismo é um movimento social inglês foi o primeiro movimento ocorrido entre as décadas de 30 e 40 do século XIX. Teve como principal base a carta escrita pelos radicais William Lovett e Feargus O'Connor intitulada Carta do Povo, e enviada ao Parlamento Inglês. Inicialmente as exigências não foram aceitas pelo Parlamento e um movimento rebelde teve início, através de comícios, abaixo-assinados e manifestações. Gradualmente as propostas da carta foram sendo incorporadas e o movimento foi se enfraquecendo até sua desintegração.

    BIANCA RUSSO GIUSSIO - 8°ano Roxo - Colégio Ser!

    ResponderExcluir
  7. ludismo-O ludismo foi um movimento social ocorrido na Inglaterra entre os anos de 1811 e 1812. Contrários aos avanços tecnológicos ocorridos na Revolução Industrial, os ludistas protestavam contra a substituição da mão-de-obra humana por máquinas. O nome do movimento deriva de um dos seus líderes, Ned Ludd.

    Com a participação de operários das fábricas, os "quebradores de máquinas", como eram chamados os ludistas, fizeram protestos e revoltas radicais. Invadiram diversas fábricas e quebraram máquinas e outros equipamentos que consideram os responsáveis pelo desemprego e as péssimas condições de trabalho no período.
    cartismo-O cartismo foi mais brando na forma de atuação, pois optou pela via política, conquistando diversos direitos políticos para os trabalhadores. Um movimento da classe trabalhadora britânica para a reforma do Parlamento, batizado cartismo pela sua origem na carta escrita pelo radical William Lovett, em maio de 1838.
    CONCLUSAO:Aconteceram várias formas de protesto como:o cartismo , o ludismo, os trabalhadores apenas requisitavam formas em que melhorassem as condições de trabalho .
    Joel De Araujo Neto 8° ano laranja

    ResponderExcluir
  8. Ludismo ou Movimento Ludista: É o nome dado a um movimento ocorrido na Inglaterra entre os anos de 1811 e 1812, os ludistas protestavam contra a substituição da mão-de-obra humana por máquinas. Esse movimento reuniu alguns trabalhadores das indústrias contrários aos avanços tecnológicos em curso. O ludismo pode ser considerado o primeiro movimento operário de reivindicação de melhorias nas relações e condições de trabalho.
    O nome do movimento deriva do nome de um suposto trabalhador, Ned Ludd, que teria quebrado as máquinas de seu patrão. Mesmo sem qualquer comprovação, a história serviu de inspiração para o a revolta dos "Quebradores de Máquinas".
    O movimento ludista perderá força com a organização dos primeiros sindicatos na Inglaterra, as chamadas trade unions. Apesar de não carregar um conteúdo ideológico, os luditas foram importantes por levar a um questionamento do molde de desenvolvimento do Capitalismo e pela consequente utilização de tantas máquinas e o seu efetivo benefício à coletividade.
    Cartismo: É o nome dado ao primeiro movimento de massa no qual participaram milhões de operários e artesãos da Inglaterra, ocorrido entre as décadas de 30 e 40 do século XIX, e que basicamente exigia melhores condições para os trabalhadores na indústria.
    O nome do movimento tem sua origem na carta escrita pelo radical William Lovett, em maio de 1838, a chamada Carta do Povo, na qual estavam registradas todas as reivindicações que os participantes do movimento desejavam ver implementadas.
    O Cartismo foi o primeiro movimento tanto de classe como de caráter nacional, contra as injustiças sociais da nova ordem industrial na Grã Bretanha.
    Em 1848, a causa cartista ganhou fôlego com a preparação de uma grande manifestação operária, onde estima-se a mobilização de aproximadamente 500 mil trabalhadores. Com tal representação, os líderes cartistas esperavam finalmente pressionar o Parlamento para que este atendesse suas principais demandas. Contudo, a manifestação agendada para o dia 10 de abril daquele ano não teve uma participação esperada, devido a uma grande tempestade que tomou conta da capital britânica.
    Após o fim do movimento, diversas leis trabalhistas foram criadas no intuito de combater a exploração da força de trabalho e mediar as relações entre os operários e a burguesia industrial.
    Gabriel Vannini Neves 8o Ano Rico
    Colégio Ser! Sorocaba

    ResponderExcluir
  9. Ludismo: foi dado esse nome por um certo movimento na Inglaterra ocorrido entre 1811 e 1812, que reunia trabalhadores industriais que eram contra os avanços das tecnologias. Protestavam contra a substituição da mão-de-obra humana pelas maquinas. O nome “ludismo’’ tem a ver com o nome de um trabalhador, Ned Ludd, que quebrou a maquina de seu patrão, por isso os ludistas foram conhecidos como ‘’quebradores de máquinas’’. O cartismo: foi um movimento social iniciado na década de 30 do século XIX. Iniciou-se na luta pela inclusão politica da classe operaria, basicamente exigia melhores condições para os trabalhadores na indústria. Durante vários anos os cartistas realizaram manifestações por todo o país, nas quais participaram milhões de operários e artesãos. Sabrina De Miguel Cantero 8º ano laranja

    ResponderExcluir

  10. Ludismo: Ludismo ou Movimento Ludista é o nome dado a um movimento ocorrido na Inglaterra entre os anos de 1811 e 1812, que reuniu alguns trabalhadores das indústrias contrários aos avanços tecnológicos em curso, proporcionados pelo advento da Primeira Revolução Industrial.O ludismo pode ser considerado o primeiro movimento operário de reivindicação de melhorias nas relações e condições de trabalho.
    O nome do movimento deriva do nome de um suposto trabalhador, Ned Ludd, que teria quebrado as máquinas de seu patrão. Mesmo sem qualquer comprovação, a história serviu de inspiração para vários operários que viam nas máquinas a razão de sua condição de miséria.
    Desta forma os ludistas começaram a quebrar máquinas de indusrtias em forma de protesto "quebradores de máquinas "


    Cartismo:Recebe o nome de Cartismo o primeiro movimento de massa das classes operárias da Inglaterra, ocorrido entre as décadas de 30 e 40 do século XIX, e que basicamente exigia melhores condições para os trabalhadores na indústria. Durante vários anos os cartistas realizaram comícios e manifestações por todo o país, nos quais participaram milhões de operários e artesãos. Então os claristas fizeram uma carta co 6 exigências.
    Apesar de apresentar melhor união e organização comparado a movimentos anteriores similares, a Carta do Povo não foi ratificada pelo Parlamento inglês, que rejeitou todas as petições dos cartistas. O governo reprimiu cruelmente seus simpatizantes e prendeu os seus dirigentes, esmagando o movimento.

    Conclusão/análise: os dois movimentos foram movimentos de trabalhadores reivindicando seu direitos de uma forma boa e ao mesmo tempo um pouco agraciava.
    Os manifestantes se sentiam manipulado já os burgueses por outro lado visavam o lucro e obviamente não queriam gastar tanto com trabalhadores ou seja quanto menos empregado mais lucro.


    Henrique Peluzo 8º roxo colégio Ser!

    ResponderExcluir
  11. Muito bem!! Estou gostando bastante da participação de vocês!! Continuem postando seus comentários, ok! Beijos, Prof.ª Marilia.

    ResponderExcluir
  12. Lembrete importante: não se esqueçam de identificar seus comentários com NOME e TURMA. Bom trabalho à todos!

    ResponderExcluir
  13. Ludismo: Foi um movimento na Inglaterra onde, os trabalhadores das indústrias protestavam contra o uso de máquinas no lugar da mão-de-obra humana. Os ludistas viam nas maquinas o motivo da sua miséria, levando-os então a invadirem as indústrias e quebrarem todas as máquinas. (Por esse motivo eram chamados de “os quebradores de maquinas”).
    Cartismo: Movimento ocorrido pela Revolução Industrial. Os cartistas exigiam melhores condições para os trabalhadores das indústrias. Ao terminar o movimento, varias leis foram aprovadas a fim de combater a força da mão-de-obra humana.
    Amanda Ristau. 8º ano Laranja.

    ResponderExcluir
  14. Ludismo: protesto feito por trabalhadores que não queriam perder seus empregos para as maquinas, isto ocorreu pois um homem chamado Ned Ludlam ( o que deu origem ao nome ), nestes protestos os trabalhadores quebravam as maquinas ( por isso também eram chamados de "os quebradores de maquinas".
    Cartismo: são protestos feitos em massa dos operários que exigiam melhores condições para os trabalhadores nas industrias, houveram protestos em vários países por operários e artesões.
    Guilherme de Souza, 8 roxo, Colégio Ser!

    ResponderExcluir
  15. Os ludistas eram também chamados de “Quebradores de Máquinas”, pois se caracterizavam pela invasão das fábricas destruindo os equipamentos existentes como uma forma de protesto contra a situação dos empregados no ambiente de trabalho. Já o Cartismo, se pronunciava de maneira mais tênue, tendo seu direcionamento focado na política, por meio da qual conseguiu conquistar diversos direitos políticos para o grupo de trabalhadores. Dessa forma, percebe-se que a grande importância da Revolução Industrial foi tornar os métodos de produção consideravelmente mais eficientes que os conhecidos na época.
    LUDISMO DEFINIÇÃO: O ludismo (ou luddismo) foi um movimento que ia contra a mecanização do trabalho proporcionado pelo advento da Revolução Industrial. Adaptado aos dias de hoje, o termo ludita (do inglês luddite) identifica toda pessoa que se opõe à industrialização intensa ou a novas tecnologias, geralmente vinculada ao movimento operário anarcoprimitivista.
    As reclamações contra as máquinas e a sua substituição em relação à mão de obra humana, já eram normais. Mas foi em 1811, na Inglaterra, que o movimento operário estourou, ganhando uma dimensão significativa.
    O nome deriva de Ned Ludd, personagem criada a fim de disseminar o ideal do movimento operário entre os trabalhadores. Os luditas chamaram muita atenção pelos seus atos.
    CARTISMO DEFINIÇÃO: O cartismo foi o primeiro movimento da classe operária inglesa a reivindicar direitos políticos e a adquirir um caráter nacional. O movimento nasceu em Londres, em 1837, quando uma associação de trabalhadores enviou ao Parlamento a Carta ao Povo, um documento em que requeriam, entre outras coisas, voto secreto, sufrágio universal masculino e parlamentos renovados anualmente.A petição foi levada para assembléias de trabalhadores em todo o país e recebeu mais de um milhão de assinaturas. A recusa do Parlamento em aprovar a carta desencadeou uma onda de greves, manifestações e prisões.Por volta de 1840, o movimento cartista apresentou uma segunda petição, bem mais radical que a primeira. Além de reivindicações iniciais, o documento exigia aumento de salário para os operários e redução da jornada de trabalho. A nova petição recebeu cerca de 3,3 milhões de assinaturas, mais da metade da população masculina inglesa da época.Aos poucos, as lutas operárias surtiram efeito. As leis trabalhistas do século XIX e início do XX melhoraram as condições de trabalho nas fábricas e minas inglesas, além de fortalecer as lutas dos trabalhadores de outros países.
    Giovanna Solaemen Chagas, 8° Laranja

    ResponderExcluir
  16. O Ludismo é um movimento que ocorreu na Inglaterra nos anos de 1811 a 1812.O Ludismo pode ser considerado o primeiro movimento operário de reivindicação de melhorias das relações e condições de trabalho.
    O Cartismo foi o primeiro movimento de massa das classes operárias da Inglaterra.Ocorreu entre as décadas de 30 á 40.O objetivo deles eram:voto universal;igualdade entre os distritos eleitorais;voto secreto por meio de cédulas;eleição anual;pagamento aos membros do parlamento;abolição da qualificação segundo as posses para a participação no parlamento. Lucas de Souza Sanches,8 roxo,Colégio Ser!

    ResponderExcluir
  17. Resumo

    LUDISMO: O ludismo foi um movimento social ocorrido na Inglaterra entre os anos de 1811 e 1812.

    Contrários aos avanços tecnológicos ocorridos na Revolução Industrial, os ludistas protestavam contra a substituição da mão-de-obra humana por máquinas. O nome do movimento deriva de um dos seus líderes, Ned Ludd.

    Com a participação de operários das fábricas, os "quebradores de máquinas", como eram chamados os ludistas, fizeram protestos e revoltas radicais. Invadiram diversas fábricas e quebraram máquinas e outros equipamentos que consideram os responsáveis pelo desemprego e as péssimas condições de trabalho no período.

    O movimento ludista perdeu força com a organização dos primeiros sindicatos na Inglaterra, as chamadas trade unions.

    CARTISMO: As primeiras revoltas operárias na Inglaterra responsabilizaram as máquinas pelas condições precárias. Contudo, os operários perceberam que os responsáveis eram os donos das fábricas, que pagavam baixos salários e não ofereciam os direitos necessários para uma boa condição de trabalho, como descanso semanal, férias e uma jornada menos exaustiva. Assim sendo, surgiu o Cartismo, que foi o mais conhecido movimento operário inglês do século XIX que lutou contra a exploração dos trabalhadores.
    Caio Soranz, 8º ano Laranja

    Interessante...

    ResponderExcluir
  18. Marília, eu já fiz meu comentário faz tempo, porém eu tenho uma dúvida, só que é de História. Por que o Anglicanismo causou insatisfação aos burgueses?

    ResponderExcluir
  19. O Cartismo foi a revolta dos operarios que achavam que as maquinas estavam dando problemas e assim quebrando-as mas com um tempo os operarios estavam persebendo que não eram as maquinas mais sim quem eram os donos da fabrica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os "Quebradores de máquinas" eram do movimento Ludista, não confunda. Identifique seu comentário, caso contrário não terá validade. Prof.ª Marilia.

      Excluir
  20. Ludismo:Foi o nome empregado ao movimento que reuniu trabalhadores que não queriam que as indústrias adotassem avanço tecnológico. Esse movimento ocorreu entre 1811 e 1812. Esses avanços foram proporcionados pelo Advento da Primeira Revolução industrial. Os trabalhadores NÃO queriam ser substituídos por máquinas, pois perderiam seus empregos. Um homem chamado Ned Ludd, supostamente, havia quebrado a máquina de seu patrão. Á partir disso, trabalhadores foram influenciados à quebrarem a máquina de seus patrões.
    A palavra Ludita, hoje em dia, identifica a pessoa que não quer que a mão de obra humana seja substituída por máquinas com tecnologias avançadas.
    Alguns Ludistas invadiram fábricas e destruíram máquinas pelo tal motivo: Por medo destas tirarem seus empregos. Por isso também são conhecidos como "Quebradores de Máquinas" .
    Esse movimento perdeu força por causa da organização dos Primeiros Sindicatos Na Inglaterra, chamados Trade Unions.

    Cartismo: Basicamente, foi o primeiro movimento das classes operárias na Inglaterra. Ocorreu no Século XIX. Esse movimento exigia condições melhores aos trabalhadores nas indústrias.
    Manifestações e comícios fizeram parte do movimento cartista.
    O nome foi inspirado em uma carta chamada Carta do Povo. Essa carta continha as seguintes exigências: Voto Universal; Igualdade entre os distritos eleitorais; voto secreto por cédula; Eleição realizada anualmente; Pagamento aos parlamentares; Abolição da qualificação segundo as posses para a participação no parlamento.
    O Cartismo é derivado da Primeira Revolução Industrial. Esta trouxe lucros, mas também revelou uma grande massa de trabalhadores que recebiam salários baixíssimos e trabalhavam muito mais que o recomendado.
    O parlamento inglês rejeitou todas as petições dos cartistas. O Governo reprimiu e condenou seus "organizadores" à prisão. Intimidando o movimento.
    Aproximadamente 500 mil operários mobilizaram-se para uma manifestação no ano de 1848. Mas no dia do tal manifesto, a chuva tomou conta e poucos foram lá para manifestar-se.
    Depois do fim do cartismo, várias leis foram criadas em defesa dos trabalhadores.

    Giulia Maria Abib Bianchi, 8 Ano Roxo - Colégio Ser!

    ResponderExcluir
  21. Ludismo: o Ludismo ou movimento ludista foi um movimento que ocorreu na Inglaterra em 1811 e 1812 no qual os trabalhadores de fábricas se reuniram para protestar contra a troca da mão de obra humana por máquinas , eram chamados de "quebradores de máquinas" pois invadiam diversas fábricas e quebravam as máquinas e outros equipamentos que consideravam o motivo do desemprego.

    Cartismo:o primeiro movimento de massa das classes operárias da Inglaterra, ocorrido entre as décadas de 30 e 40 do século XIX, e que basicamente exigia melhores condições para os trabalhadores na indústria. Durante vários anos os cartistas realizaram comícios e manifestações por todo o país, nos quais participaram milhões de operários e artesãos. A revolução industrial gerou lucro ,porém em outro ponto de vista gerou exaustão dos trabalhadores que ganhavam salários baixos e trabalhavam em péssimas condições e também sofriam com o trabalho excessivo .
    Isabella Chagas 8°ano Roxo Colégio ser

    ResponderExcluir
  22. Eu acho o Cartismo melhor, pois ele é mais consciente no Ludismo as pessoas vaziam as coisas com amis brutalidade eles quebravam as maquinas, já no Cartismo eles faziam protestos com mais segurança.
    O Cartismo é melhor, pois o parlamento ajudoue conseguiu deixar os trabalhadores com o seu direito com per exemplo o trabalho em excesso isso os prejudicava muito e era uma coisa que tinha que mudar então o parlamento conseguiu ganhar força e ter créditos para poder ajudar os trabalhadores.
    Pedro Augusto Pereira Tenorio
    8º ano Roxo Colégio Ser!

    ResponderExcluir
  23. Ludismo: Foi um movimento ocorrido na Inglaterra, entre os anos de 1811 e 1812, organizado por trabalhadores de indústrias que eram contra a substituição da mão de obra humana por máquinas. Os protestantes ficaram conhecidos como "quebradores de máquinas" porque invadiam fábricas e causavam a destruição de todos os equipamentos que, de acordo com eles, por serem mais eficientes que os homens tiravam seus trabalhos.
    Cartismo: Foi o primeiro movimento de massa das classes operárias da Inglaterra. Ocorreu nas décadas de 30 e 40 do século XIX e basicamente exigia melhores condições para os trabalhadores da indústria. Realizaram milhares de manifestações por todo país. Apesar de apresentarem mais organização comparando a movimentos anteriores, suas exigências não foram aprovadas pelo Parlamento Inglês, que esmagou o movimento. Porém em 1848 o cartismo obteve sucesso e diversas leis trabalhistas foram criadas.
    Ana Lara Lobo, 8º ano Laranja

    ResponderExcluir
  24. LUDISMO:Foi um movimento na Inglaterra entre os anos de 1811 e 1812.
    Esse movimento, ocorreu porque os trabalhadores eram contra a troca da mão-de-obra humana por máquinas.
    Os ludistas então, se reuniram em um grade número de pessoas(trabalhadores) para uma invasão nas fábricas, onde eles destruíram as maquinas, após isso passaram a ser chamados de "Quebradores de maquinas"
    A palavra ludista recebe o significado, de um individuo que não quer a substituição das pessoas por máquinas.
    CARTISMO: O cartismo foi um movimento social ocorrido na Inglaterra entre as décadas de 30 e 40.
    O nome do movimento tem sua origem na carta escrita pelo William Lovett, que é chamada Carta do Povo.
    O cartismo, foi o movimento contra as injustiças sociais da ordem de trabalhadores onde exigiam melhores condições de trabalho.
    Letícia Carvalho, 8º ano Laranja

    ResponderExcluir
  25. Ludismo: O Ludismo foi um movimento que ocorreu nos anos 1811 e 1812, foi uma das primeiras revoltas dos operários que eram contra os avanços tecnológicos, que substituíam homens por máquinas, e o nome deriva de um dos líderes, Ned Ludd. Eram revoltas radicais, onde os trabalhadores invadiam as fábricas, e destruíam as máquinas, ficando conhecidos como “quebradores de máquinas”.

    Cartismo: O Cartismo, demonstra o aprendizado da classe trabalhadora na defesa de seus interesses. Novas táticas de lutas foram incorporadas e o proletariado partiu para um novo movimento reivindicatório. Em 1838, trabalhadores britânicos amparados pela Associação dos Trabalhadores Londrinos,iniciou um movimento de caráter reformista que ficou denominado de Cartismo.

    Raquel Maria Coser da Fonseca, 8° Roxo, Colégio Ser!

    ResponderExcluir
  26. LUDISMO: O Ludismo foi um movimento que ocorreu logo após a Revolução Industrial, onde operários quebravam máquinas como forma de protesto contra a constante demissão de trabalhadores devido às novas tecnologias.

    CARTISMO: Enquanto o Ludismo culpava as máquinas pela falta de emprego, os cartistas afirmavam que os patrões eram a razão da miséria da época. Então, como forma de protesto, operários escreveram a Carta do Povo, enumerando as mudanças que consideravam necessárias para condições de trabalho justas. Tal carta, no entanto, não foi aceita, e um grande protesto foi organizado
    O Cartismo tinha seu direcionamento focado na política, por meio da qual conseguiu conquistar diversos direitos políticos para o grupo de trabalhadores.

    Larissa Moraes Listoff, 8º ano roxo, Colégio Ser

    ResponderExcluir
  27. Continuem postando seus comentários e não se esqueçam de identificar suas postagens. Bom trabalho! Prof.ª Marilia.

    ResponderExcluir
  28. O movimento Ludista ocorreu entre 1811 e 1812 na Inglaterra.O termo "Ludismo" deriva-se do nome de Ned Ludd,um suposto trabalhador que seria o primeiro a quebrar as máquinas de seu patrão em oposição a troca da mão de obra humana para a de máquinas,e era nisso que o movimento se consistia.Os ludistas também eram conhecidos com "Quebradores de máquinas".
    O Cartismo foi o primeiro movimento de massa das classes operárias na Inglaterra,ocorreu nas décadas de 30 e 40 no século 19(XIX),e exigia melhores condições de trabalho para os trabalhadores da época.O nome vem de uma carta escrita por William Lovett,chamada de "carta do povo",onde havia todos os requisitos dos participantes do movimento (por isso Cartismo).
    Isabela Cristina C.R da Silva-8º ano Roxo-Colegio Ser!

    ResponderExcluir
  29. LUDISMO: O movimento Ludista foi um movimento que ocorreu na Inglaterra em 1811 e 1812. O movimento Ludista se consistiu na quebra de máquinas pelos trabalhadores que ficaram revoltados com seus patrões pela troca da mão de obra humana para a mão de obra de máquinas. O primeiro trabalhador que quebrou as máquinas de seu patrão foi Ned Ludd, que inspirou o nome Ludismo.
    CARTISMO: O Cartismo foi o primeiro movimento de massa dos operários na Inglaterra nas décadas de 30 e 40 no século 19. O Cartismo se constituiu na exigência de melhores condições de trabalho. O nome Cartismo vem de uma carta de William Lovett, que tiha como nome " a carta do povo " que tinha os requestos do participantes do movimento.
    Enrico S. V. Campolim, 8 roxo, Colégio Ser !

    ResponderExcluir
  30. Se da o nome deovimento ludista, o movimento feito por trabalhadores que não apoiavam o avanço da tecnologia,por esse motivo ficaram revoltados e comesaram a quebrar maquinas ,esse movimento ocorreu entre 1811 e 1812 .O Cartismo ocorreu nas décadas de 20 e 40 que constituiu a exigência de melhores condições de trabalho

    ERIC NAKANDAKARE colégio ser! Sorocaba

    ResponderExcluir
  31. O movimento do Ludismo, foi o primeiro movimento reivindicador de trabalhadores operários, que lutavam para melhores condições de trabalho. Este, ocorreu no advento da primeira revolução Industrial.
    Os operários ludistas eram denominados de “quebradores de máquinas”, pois sua forma de se manifestarem era destruindo as maquinas, já que acreditavam que estas substituíram a força braçal humana. Os ludistas eram radicais, diferente dos manifestantes Cartistas.

    O movimento do Cartismo, foi o primeiro movimento de massa das classes operárias na Inglaterra, exigindo melhores condições para os trabalhadores das industrias. Os manifestantes eram “passivos”, comparados aos ludistas, que eram radicais. O Cartismo lutava contra as injustiças sociais da nova ordem industrial. O parlamento rejeitou a carta do povo, enfraquecendo o movimento.
    ANA CAROLINA B. OGUSUKU 8°LARANJA

    ResponderExcluir
  32. LUDISMO: O ludismo foi um movimento social ocorrido na Inglaterra entre os anos de 1811 e 1812. Contrários aos avanços tecnológicos ocorridos na Revolução Industrial, os ludistas protestavam contra a troca da mão de obra humana por máquinas. O nome do movimento de vem de um dos seus líderes, Ned Ludd.

    Com a participação de operários das fábricas, os "quebradores de máquinas", como eram chamados os ludistas, fizeram protestos e revoltas radicais.
    CARTISMO: O cartismo foi mais calmo na forma de atuação, pois optou pelo caminho da política, conquistando diversos direitos políticos para os trabalhadores. Um movimento da classe trabalhadora britânica para a reforma do Parlamento, batizado cartismo pela sua origem na carta escrita por William Lovett, em maio de 1838

    Vinícius Augusto, 8° laranja

    ResponderExcluir
  33. Ludismo: o movimento ludista, foi nada mais nada menos que a revolta dos trabalhadores, sem contar que foi um movimento pouco pensado que estavam em péssimas condições de trabalho. Eles, por suas condições, culpavam as máquinas pela sua miséria, e condição de trabalho precária. Então resolveram seguir o exemplo de Ned Ludlam, (que inspirou o nome LUDISMO) que foi o homem a começar com a quebra das máquinas, sem contar que foi um movimento pouco pensado Ned Ludlam quebrou as máquinas de seu patrão, e daí então começou toda a revolta dos trabalhadores, que agiam de noite, eles eram chamados de “quebradores de máquinas”. O movimento ludista foi considerado o primeiro movimento de reivindicação para melhorias no trabalho das pessoas.
    Cartismo: o movimento cartista foi um movimento de reivindicação diferente do ludismo, pois foi um movimento mais bem pensado. Sem contar que no cartismo os operários tinham consciência que a história não volta para trás e eles precisariam das máquinas. Então eles começaram a se manifestar de forma organizada e reivindicar suas oposições e pedidos para o parlamento, para que houvesse mais igualdade social. Essas exigências foram solicitadas em forma de carta (daí o nome cartismo) e enviadas ao parlamento, mas elas não foram atendidas. Depois eles fizeram uma nova manifestação mas não deu certo, porem eles conseguiram a criação de várias leis a seu favor. Beatriz Marques 8º laranja

    ResponderExcluir
  34. O ludismo (ou luddismo) foi um movimento que ia contra a mecanização do trabalho proporcionado pelo advento da Revolução Industrial. Adaptado aos dias de hoje, o termo ludita (do inglês luddite) identifica toda pessoa que se opõe à industrialização intensa ou a novas tecnologias, geralmente vinculadas ao movimento operário anarcoprimitivista.

    As reclamações contra as máquinas e a sua substituição em relação à mão de obra humana, já eram normais. Mas foi em 1811, na Inglaterra, que o movimento operário estourou, ganhando uma dimensão significativa.

    O nome deriva de Ned Ludd, personagem criada a fim de disseminar o ideal do movimento operário entre os trabalhadores. Os luditas chamaram muita atenção pelos seus atos. Invadiram fábricas e destruíram máquinas, que, segundo os luditas, por serem mais eficientes que os homens, tiravam seus trabalhos, requerendo, contudo, movimentos operários e duras horas de jornada de trabalho. Os luditas ficaram lembrados como "os quebradores de máquinas. O cartismo caracteriza-se como um movimento social inglês que se iniciou na década de 30 do século XIX.[1] Inicialmente fundou-se na luta pela inclusão política da classe operária,[2] representada pela associação Geral dos Operários de Londres (London Working Men's Association). Teve como principal base a carta escrita pelos radicais William Lovett e Feargus O'Connor intitulada Carta do Povo, e enviada ao Parlamento Inglês.

    Naquele documento percebem-se as seguintes exigências:

    Sufrágio universal masculino (o direito de todos os homens ao voto);
    Voto secreto através da cédula;
    Eleição anual;
    Igualdade entre os direitos eleitorais;
    Participação de representantes da classe operária no parlamento;
    E que os parlamentos fossem remunerados.
    Inicialmente as exigências não foram aceitas pelo Parlamento e um movimento rebelde teve início, através de comícios, abaixo-assinados e manifestações. Gradualmente as propostas da carta foram sendo incorporadas e o movimento foi se enfraquecendo até sua desintegração.

    É preciso ter em mente, no entanto, que o programa democrático radical do Cartismo não foi aceito pelos governantes e, num certo sentido, pode-se dizer que ele foi politicamente derrotado.[3] Mas, apesar disso, os cartistas conseguiram mudanças efetivas, tais como a primeira lei de proteção ao trabalho infantil (1833), a lei de imprensa (1836), a reforma do Código Penal (1837), a regulamentação do trabalho feminino e infantil, a lei de supressão dos direitos sobre os cereais, a lei permitindo as associações políticas e a lei da jornada de trabalho de 10 horas. Matheus G. Spina

    ResponderExcluir
  35. LUDISMO: O movimento Ludista foi um movimento que ocorreu na Inglaterra entre os anos de 1811 e 1812. O movimento Ludista se consistia basicamente na quebra de máquinas pelos trabalhadores que ficaram revoltados pela troca da mão de sua para a mão de obra de máquinas.
    CARTISMO: O Cartismo foi um movimento de massa dos operários na Inglaterra nas décadas de 30 e 40 no século 19. O Cartismo se constituiu na exigência feita pelos operarios para melhores condições de trabalho.
    Lucca Tudella da Silva 8° roxo, Colégio Ser !

    ResponderExcluir
  36. ludismo-O ludismo foi um movimento social ocorrido na Inglaterra entre os anos de 1811 e 1812. Contrários aos avanços tecnológicos ocorridos na Revolução Industrial, os ludistas protestavam contra a substituição da mão-de-obra humana por máquinas. O nome do movimento deriva de um dos seus líderes, Ned Ludd.

    Com a participação de operários das fábricas, os "quebradores de máquinas", como eram chamados os ludistas, fizeram protestos e revoltas radicais. Invadiram diversas fábricas e quebraram máquinas e outros equipamentos que consideram os responsáveis pelo desemprego e as péssimas condições de trabalho no período

    cartismo- O cartismo foi mais brando na forma de atuação, pois optou pela via política, conquistando diversos direitos políticos para os trabalhadores. Um movimento da classe trabalhadora britânica para a reforma do Parlamento, batizado cartismo pela sua origem na carta escrita pelo radical William Lovett, em maio de 1838.
    Victória Miguel, 8º ano ROXO
    Colégio Ser! Sorocaba
    Profª Marília Coltri

    ResponderExcluir
  37. Os ludistas eram também chamados de “Quebradores de Máquinas”, pois se caracterizavam pela invasão das fábricas destruindo os equipamentos existentes como uma forma de protesto contra a situação dos empregados no ambiente de trabalho. Já o Cartismo, se pronunciava de maneira mais tênue, tendo seu direcionamento focado na política, por meio da qual conseguiu conquistar diversos direitos políticos para o grupo de trabalhadores,
    João Vitor Ribeiro, 8º ano Laranja
    Colégio Ser! Sorocaba
    Profª Marília Coltri

    ResponderExcluir
  38. Movimento Ludista (1811-1812)
    O Movimento Ludista (1811-1812). Ned Ludd, foi quem comandou invasões a fábricas e, por conseguinte, a destruição de suas máquinas. Esse movimento de quebra das máquinas se deu devido ao fato de aqueles que aderiram ao movimento acreditarem que a intenção das máquinas era poupar mão-de-obra, fazendo com que o proletariado trabalhasse duas jornadas diariamente.

    Movimento Cartista (1837-1848)
    Outro movimento do gênero ficou conhecido como Movimento Cartista (1837-1848) e contava com uma associação de proletários contra seus patrões, exigindo melhores condições de trabalho, redução da jornada, extinção do trabalho infantil, salário mínimo etc. Em sumo foi um movimento que lutou pelos direitos políticos do proletariado.
    Eric Gabriel Imaizumi, 8º ano Laranja
    Colégio Ser! Sorocaba
    Profª Marília Coltri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Em sumo foi um movimento que" me desculpe o certo é em resumo.

      Excluir
  39. Movimento Ludista:
    Os ludistas foi um movimento ocorrido na Inglaterra, cuja o movimento foi famoso graças as revoltas dos trabalhadores que achavam que iriam perder seus trabalhos pelas máquinas mais modernas, e com isso eles iam as fábricas onde trabalhavam e quebravam as maquinas como "greve", isso ocorria porque realmente as máquinas mais modernas eram mais rápidas e produziam mais fios ao mesmo tempo.
    Movimento cartista:
    Esse movimento foi ocorrido porque os trabalhadores não aguentavam mais trabalhar muito(cerca de 16 horas por dia) e ganhar um salário baixo, essa revolta foi originária da carta de Willian Lovett.

    Colégio Ser! pedro ferreira baudenbacher 8° ano roxo

    ResponderExcluir
  40. O Cartismo:
    O Cartismo é caracterizado pela luta dos operários pela a inclusão política. Teve como principal base a carta de dois radicalistas chamados William Lovett e Feargus, no documento havia as seguintes exigências:
    -Sufrágio universal masculino (o direito de todos os homens ao voto);
    -Voto secreto através da cédula;
    -Eleição anual;
    -Igualdade entre os direitos eleitorais;
    -Participação de representantes da classe operária no parlamento;
    -Que os parlamentos fossem remunerados.
    No começo o Parlamento não aceitou as exigências dos radicalistas, no entanto assim começando movimentos radicalistas contra o Parlamento. Gradualmente as exigências foram incorporadas e os movimentos radicalistas foram se enfraquecendo até sua desintregação.
    Ludismo:
    O Ludismo foi um movimento radicalista efetuado por radicais ludistas que se opunham contra as máquinas.
    Neste movimento os operários radicais entravam nas fábricas e destruíam as máquinas, isso acontecia pois a mão-de-obra humana estava sendo substituída pelas máquinas operarias.

    Carlos Eduardo 8 ano Laranja.

    ResponderExcluir
  41. Bruno Carvalho Lucarelli23 de fevereiro de 2016 às 16:49

    O primeiro movimento ludista occoreu entre 1810 e 1812, quandos os operários fizeram protestos e começaram a quebra da as máquinas por elas substituírem a mão de obra humana. O nome desse movimento é derivado da um de seus líderes, Ned Ludd

    O movimento Cartista é caracterizado pela luta dos operários pela inclusão política. Teve como base a carta da dois radialistas com o nome de William Lovett e Feargus, com as certas exigências :

    -Sufragio universal masculino (direto do voto do homem)

    - Voto secreto através de cédula
    -Eleição anual
    - Igualdade entre os direito eleitorais
    - Que os parlamentos fosse remunerados.
    No começo, o parlamento não havia aceitado a exigência, mas ao longo do tempo, ele vai vendo que o povo faz mais revoltas e aceita as exigências.

    Bruno Carvalho Lucarelli 8° Laranja

    ResponderExcluir
  42. Ludismo:
    Foi um movimento na Inglaterra onde os trabalhadores das indústrias prostetavam contra o uso de eletrônicos(máquinas)no lugar da mão de obra humana.Os ludistas viam nas máquinas o motivo da sua "miséria",com isso os trabalhadores começavam a invadir as indústrias e quebrarem todas as máquinas(Essa revolta foi chamada de "Os quebradores de máquinas")
    Cartismo:
    Foi um movimento ocorrido pela Revolução Indústrial,os cartistas exigiram melhores condições para os trabalhadores das indústrias.Com o término do movimento várias leis foram aprovadas a fim de combater a força da mão de obra humana.

    Sérgio De Freitas Spinola Filho 8° Ano Roxo

    ResponderExcluir
  43. Ludismo(1811 e 18120): Pode ser considerado o primeiro movimento operário de reivindicação de melhorias nas relações e condições de trabalho , nesse movimento os ludistas invadiam as fabricas e quebravam as maquinas e outros movimentos que substituiam a mão de obra humana eles também ficaram conhecidos como "os quebradores de máquinas".

    Cartismo ocorreu entre as décadas de 30 e 40 do século XIX Foi um movimento mais consiente que o Ludismo,nele os trabalhadores da indústria em vez de quebrarem as maquinas optaram por utilizar a politica e exigiram seus direitos por meio dela ,com isso escreveram uma carta que exigia seis direitos aos trabalhadores eles eram :voto universal , igualdade entre os distritos eleitorais , voto secreto por meio de cédula , eleição anual, pagamento aos membros do Parlamento e abolição da qualificação segundo as posses para a participação no Parlamento.

    Bianca Akemi , 8º ano Roxo
    Colégio Ser! Sorocaba
    Profª Marília Coltri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obs: eu digitei errado o movimentos escrito depois de maquinas o certo é outros objetos

      Excluir
  44. Larissa Andrade - Colégio Ser - 8º ano (Roxo )

    O LUDISMO


    O movimento Ludista , ocorreu na Inglaterra de 1811 á 1812 .
    Neste "protesto " foram reunidos muitos trabalhadores das indústrias contrários aos avanços tecnológicos , proporcionados pelo advento da primeira Revolução Industrial .
    Foi protestado , a substituição da mão-de-obra humana pela utilização de máquinas .
    O Ludismo pode ser considerado o primeiro movimento , que reivindicou as condições de trabalho e sua substituição .
    Foi dado o nome de Ludismo , porque foi dito, que um trabalhador chamado Ned Ludd , havia quebrado as máquinas de sua chefe , assim protestando a substituição de sua mão-de-obra . Mesmo sem nenhuma comprovação desse ato , ele serviu como incentivo aos trabalhadores , que passaram a culpar as máquinas pelo ato de substituição .
    Esse movimento também foi chamado de "Os Quebradores de Máquinas ".
    Para além da história , o termo passou a expressar um conceito político , usado para desigualar todos aqueles que se opõem ao desenvolvimento tecnológico ou industrial , em um movimento chamado NEOLUDISMO , que guarda muitas semelhanças com o movimento original .
    O movimento Ludista atingiu seu ápice após o assalto noturno a manufatura de William Cartwright , em 1812. No ano seguinte a mesma cidade se transformou no lugar de maior processo contra ludistas , aonde 64 pessoas foram condenadas pelo assalto a manufatura .
    O movimento Ludista perdera forças , com a organização dos primeiros sindicatos da Inglaterra.
    Os ludistas foram importantes por levar a um questionamento do molde de desenvolvimento do CAPITALISMO .
    Esse movimento foi muito agressivo , comparado com o Cartismo !




    O CARTISMO

    Foi dado o nome Cartismo aí grande movimento de massas de trabalhadores das classes operários na Inglaterra . Esse movimento foi de extrema importância no século XIX.
    Foi exigido melhores condições de trabalho aos trabalhadores .
    Era organizado passeatas e manifestações por alguns anos , aonde reunião-se milhões de operários e artesãos .
    A origem do nome desse movimento , foi dado pela carta escrita por William Lovett , aonde era reivindicados direitos aos trabalhadores . Vários foram as reivindicações . Esta carta recebeu o nome de Carta do Povo .
    Com os protestos e a imobilização de vários trabalhadores , foi preciso uma demanda de pessoas vindas do campo para trabalhar nas cidades . Esses trabalhadores sofriam com , as altas jornadas de trabalho e baixos salários .
    O Cartismo foi o primeiro movimento tanto de classes , como de caráter nacional , contra as injustiças sociais da nova ordem industrial .
    O Parlamento , não aceitou as reivindicações exigidas na Carta do Povo , imobilizando cruelmente deus idealizadores e reprimindo deus seguidores , esmagando i movimento .
    O Cartismo tentou se reerguer , mas a tentativa foi fracassada .
    Com a decadência de tal movimento , foram criadas várias leis trabalhistas , muito parecidas com as acordadas na Carta do Povo.

    ResponderExcluir
  45. Marco Aurélio
    O movimento Ludismo foi um movimento que ocorreu na Inglaterra de 1811a 1812 foi quando os operarios se revoltaram e quebraram as maquinas pois estava dando problema mas o Cartismo foi quando os operarios descobriram que não eram as maquinas mas sim eles que estavam errando
    Com a decadência do Cartismo foram criadas leis trabalhistas parecidas com as cartas do povo

    ResponderExcluir
  46. Ludismo: Ao observarmos a Revolução Industrial, temos o início de uma era marcada pelo grande desenvolvimento das tecnologias. A cada dia, novas máquinas facilitavam os processos de produção, reduziam custos e ampliavam a quantidade de riqueza fabricada. Nos fins do século XVIII, corria o boato de que um enfurecido operário britânico chamado Ned Ludd certa vez havia quebrado as máquinas de seu patrão.

    Cartismo: O advento da revolução industrial, durante o século XVIII, trouxe à tona um notável período de progresso material e econômico dentro do sistema capitalista. O novo ambiente de trabalho e as condições de vida impostas ao operariado urbano foram responsáveis por formar uma massa de trabalhadores submetidos aos variados tipos de situações. Ao mesmo tempo, o desenvolvimento do setor industrial transformou as cidades em um espaço onde a falta de higiene, as doenças e a rotina de trabalho fossem visivelmente percebidas.
    Rafaela Frutuoso
    8º Laranja

    ResponderExcluir
  47. Ludismo: O ludismo foi quando o operário foi substituído por maquinas, então os homens começaram a invadir as fabricas e destruir as maquinas por isso o nome "Quebradores de Maquinas".

    Cartismo: O cartismo foi quando o trabalho estava muito exaustivo, por exemplo: Uma criança de 7 anos trabalhava 15 horas por dia, então os homens pensaram que não adiantava quebrar maquinas, assim começaram a se reunir nas ruas para protestar e isso ajudou muito, depois disso a idade minima passou a ser 10 anos e hora de trabalho passou a ser 10 horas, mas tudo isso com muito protesto.

    Filipe Yonashiro 8ºLaranja

    ResponderExcluir
  48. Lurdismo: foi uma movimento que trouxe muita insatisfação nos trabalhadores pois eles estavam sendo trocados pelas máquina ou seja eles começarão a perder os seus empregos pois um trabalho que você faria a mão com 6 pessoas (indivíduos)com maquinas agora voce faz com somente uma pessoa ou seja as pessoas foram perdendo seu espaço nas industrias para as maquinas e assim muitos foram perdendo seus empregos.

    Cartismo : Esse movimento começou devido a uma carta escrita pelo radical Willian Lovett na década de 30 a 40 no século 19 que exigia melhores condições de trabalho aos trabalhadores.
    Entre eles o voto universal.
    Fernando Silva Martins 8 ano Laranja

    ResponderExcluir
  49. Ludismo e Cartismo.

    O Ludismo foi um movimento ocorrido na Inglaterra entre os anos de 1811 e 1812. Esse movimento era caracterizado pela revolta dos operários contra as novas tecnologias que vinham surgindo na época como, as máquinas. Eles, os operários, consideravam as máquinas as culpados pela alta taxa de desemprego no país, péssimas condições de trabalho, baixos salários entre outros motivos. Os Ludistas invadiam as fábricas e destruíam as máquinas, daí derivasse o nome "Quebradores de Máquinas". Muitas pessoas foram substituídas pelas máquinas, por exemplo: no lugar de dez pessoas, uma já era capaz de realizar o trabalho sozinho com a ajuda das máquinas. Esse avanço tecnológico gerou uma grande repercussão na Inglaterra e consequentemente muitas revoltas.

    Um fato curioso é que o nome "Ludismo" descende de Ned Ludd, um dos líderes do movimento.

    No momento em que os operários tomaram conta de que as máquinas não eram as culpadas pelo desemprego, péssimas condições de trabalho entre outros fatos, e sim o donos das fábricas os verdadeiros culpados surgiu o Cartismo. Nesse movimento os operários lutavam pela sua inclusão na política. Representada pela associação Geral dos Operários de Londres (London Working Men's Association). Teve como principal base a carta escrita pelos radicais William Lovett e Feargus O'Connor nomeada "Carta do Povo", e enviada ao Parlamento Inglês.

    No entanto o Cartismo não foi aceito pelos governantes, porém os cartistas conseguiram mudanças efetivas, tais como a primeira lei de proteção ao trabalho infantil, a lei de imprensa, a reforma do Código Penal, a regulamentação do trabalho feminino e infantil, a lei de supressão dos direitos sobre os cereais, a lei permitindo as associações políticas e a lei da jornada de trabalho de 10 horas.

    Para a produção de meu comentário tive como base os seguintes sites:

    http://www.suapesquisa.com/industrial/ludismo.htm

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Cartismo

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Ludismo

    --------------------------------------


    Durval Consorti Soranz de Barros Santos/ 8º Ano Laranja/ Colégio Ser

    ResponderExcluir
  50. Com a Primeira Revolução Industrial, as novas tecnologias chamaram a atenção dos empresários e investidores, visto que a produtividade era muito maior em relação à manufatureira. Por conta disso, muitos empregados começaram a perder seus empregos para máquinas, que realizavam o mesmo serviço em menos tempo, maior quantidade e baixo valor.

    Revoltados, trabalhadores inspiraram-se em Ned Ludd e cometeram atos de vandalismo contra seus "subtitutos" (máquinas e equipamentos), quebrando-os como foma de rebelião. Do meu ponto de vista, essa ação foi impensada e ineficaz, pois muitos dos praticantes acabaram condenados e em condição pior do que já estavam.

    É claro que não estou afirmando que o certo a se fazer era simplesmente ficar calado e aceitar a demissão em massa, pois o Ludismo, mesmo não tendo o efeito esperado, foi de grande importância para a história das revoluções trabalhistas.

    O Cartismo, com toda a certeza, foi um movimento melhor organizado e refletido do que o Ludismo, no entanto, tinha um objetivo levemente diferente. Enquanto o Ludismo buscava uma forma de vingança contra a industrialização das fábricas até então domiciliares, o Cartismo já havia aceitado o novo sistema industrial e lutava por condições de trabalho melhores.

    Com a criação da Carta do Povo enviada ao Parlamento, o Cartismo evitou a quebra de máquinas e procurou a solução direto nos empregadores e na lei. E embora não tenha tido sucesso na época, o Cartismo teve grande influência na criação de leis trabalhistas no mundo todo posteriormente.

    Elisa Flemer - nº 05, 8º ano Roxo - Colégio Ser!

    ResponderExcluir
  51. LUDISMO;O ludismo foi um movimento protestante ocorrido na Inglaterra nos anos de 1811 à 1820, onde os proletários protestavam contra a substituição da mão de obra humana por maquinas. Com base nisso, os proletários passaram a protestar de uma maneira diferente; quebrando as maquinas desta industria na qual trabalhavam.
    A substituição ocorreu pois, as maquinas produziam em maior quantidade de fios em um espaço menor de tempo. O que, para um trabalhador, demorava muito mais para realizar.

    CARTISMO; O cartismo recebeu este nome por causa da carta escrita pelo radical William Lovett, em maio de 1838, um importante nome na historia do Cartismo, juntamente à Feargus.
    O Cartismo consistia em um protesto politico dos proletários contra seus patroes, reivindicando melhores condiçoes de trabalho. Algumas dessas condiçoes escritas na carta foram;
    -Sufrágio universal masculino (o direito de todos os homens ao voto);
    -Voto secreto através da cédula;
    -Eleição anual;
    -Igualdade entre os direitos eleitorais;
    -Participação de representantes da classe operária no parlamento;
    -Que os parlamentos fossem remunerados.



    Ana Beatriz M. Ribeiro
    8 laranja
    Prof Marilia

    ResponderExcluir
  52. Ludismo: Ludismo foi um movimento protestante feito na Inglaterra no ano de 1811 a 1820, os trabalhadores protestaram contra a utilização das maquinas, pelo fato de estar substituindo o trabalho humano. Os trabalhadores quebravam as maquinas das industrias que trabalhavam. Os proprietarios trocaram o trabalho humano pelo os das maquinas pois elas produziam mais em menos tempo sem gastar tanto. Apesar do movimento, o protesto não tirou as maquinas das Industrias.

    Cartismo: O Cartismo foi um movimento protestante mais organizado e com mais noção e mente aberta. Os trabalhadores exigiam para seus patroes melhor condição de trabalho entre outras, como a eleição todo o ano, voto secreto, igualdade de direitos, representantes da classe operária no parlamento entre outros.

    Rafaella (Ella) Vasconcelos Martin, 8 ano Laranja, Numero 27 - Colégio Ser! Sorocaba.

    ResponderExcluir
  53. MOVIMENTOS OPERÁRIOS

    Por tantas adversidades, os trabalhadores chegaram à conclusão que precisavam começar a lutar por seus direitos.

    O Ludismo eclodiu em 1811, foi uma das primeiras revoltas dos operários que eram contra os avanços tecnológicos, que substituíam homens por máquinas. O nome deriva de um dos líderes, Ned Ludd. Eram revoltas radicais, ou seja, os trabalhadores invadiam as fábricas destruindo os equipamentos existentes como uma forma de protesto contra a situação no ambiente de trabalho.
    Existiam grupos luditas, que andavam armados com martelos, pistolas, lanças. Durante a noite, andavam de um distrito ao outro, destruindo tudo que encontravam; muitos manifestantes foram condenados à prisão, à morte, à deportação e até à forca.
    O Ludismo ocorreu durante alguns anos, mas aos poucos os manifestantes constataram que não eram contra as máquinas que deveriam reagir, e sim ao uso que os proprietários faziam delas, abusando da mão de obra dos operários.

    O Cartismo surgiu em 1836, nome do movimento tem sua origem na carta escrita pelo radical William Lovett, em maio de 1838, a chamada Carta do Povo. Constituído pela “Associação dos Operários” queriam direitos políticos, como o sufrágio universal (direito de voto), o voto secreto, melhoria das condições e jornadas de trabalho. Redigiram a “Carta do Povo”, onde pediam um conjunto de reformas junto ao Parlamento.
    Inicialmente, as exigências não foram aceitas pelo Parlamento, havendo grandes movimentos e revoltas por parte dos operários. Depois de muitas tentativas e lutas, o Cartismo foi se dissolvendo até chegar ao fim.
    Porém, o espírito do movimento não se perdeu, e ganhou maior presença política depois de um tempo, fazendo com que algumas leis trabalhistas fossem criadas.

    Dessa forma, o Cartismo teve seu direcionamento focado na política, por meio da qual conseguiu conquistar diversos direitos políticos para o grupo de trabalhadores.

    Yasmin Sayuri Martines
    8º ano Laranja.

    ResponderExcluir
  54. O ludismo ou o movimento ludita se baseia na destruição das maquinas, quando os seguidores de ned ludlam invadiam as fabricas para destruir as maquinas, ato de protesto contra a exploração dos trabalhadores nas fabricas.
    E o cartismo foi um movimento mais organizado que exigia melhores condições de trabalho, com eleições todos os anos, com voto secreto, e com igualdade social.
    Pedro luis de moraes afonso
    8 ano laranja

    ResponderExcluir
  55. Acabo de solicitar un préstamo para automóvil del Sr. Pedro y su compañía de financiación de inversiones y un préstamo sin subsidio. Después de investigar un poco sobre diferentes prestamistas, elegí descubrir porque parecen ofrecer algunos de los mejores beneficios del mercado (en este preciso momento) a una tasa de 2. Póngase en contacto con el Sr. Pedro en pedroloanss@gmail.com para solicitar cualquier tipo de préstamo.

    ResponderExcluir