"Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém" Carta do Apóstolo Paulo aos Coríntios

"Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém [...]". (Carta do Apóstolo Paulo aos cristãos. Coríntios 6:12) Tudo posso, tudo quero, mas eu devo? Quero, mas não posso. Até posso, se burlar a regra; mas eu devo? Segundo o filósofo Mário Sérgio Cortella, ética é o conjunto de valores e princípios que [todos] usamos para definir as três grandes questões da vida, que são: QUERO, DEVO, POSSO. Tem coisas que eu quero, mas não posso. Tem coisas que eu posso, mas não devo. Tem coisas que eu devo, mas não quero. Cortella complementa "Quando temos paz de espírito? Temos paz de espírito quando aquilo que queremos é o que podemos e é o que devemos." (Cortella, 2009). Imagem Toscana, Itália.































quarta-feira, 9 de março de 2011

PLANO DE NEGÓCIOS


Conceito de Plano de Negócios
Plano de negócios (do inglês Business Plan), também chamado "plano empresarial", é um documento que especifica, em linguagem escrita, um negócio que se quer iniciar ou que já está iniciado. Geralmente é escrito por empreendedores, quando há intenção de se iniciar um negócio, mas também pode ser utilizado como ferramenta de marketing interno e gestão. Pode ser uma representação do modelo de negócios a ser seguido. Reúne informações tabulares e escritas de como o negócio é ou deverá ser.

O que é um Plano de Negócios?
É um documento pelo qual o empreendedor formalizará os estudos a respeito de suas ideias, transformando-as num NEGÓCIO. No Plano de Negócios estarão registrados o conceito do negócio, os riscos, os concorrentes, o perfil da clientela, as estratégias de marketing, bem como todo o plano financeiro que viabilizará o novo negócio. Além de ser um ótimo instrumento de apresentação do negócio para o empreendedor que procura sócio ou um investidor.


Perguntas que devem estar respondidas no Plano de Negócios:

Sobre a Descrição do Negócio
• Que tipo de negócio você está planejando?
• Que produtos ou serviços você vai oferecer?
• Por que o seu produto ou serviço vai ter êxito?
• Quais são as suas oportunidades de crescimento?

Sobre o Plano de Marketing
• Quem são os seus clientes potenciais?
• Como você atrairá os seus clientes e se manterá no mercado?
• Quem são os seus concorrentes? Como eles estão prosperando?
• Como vai promover as suas vendas?
• Quem serão os seus fornecedores?
• Qual será o sistema de distribuição utilizado para o seu produto/serviço?
• Qual imagem sua empresa vai transmitir aos clientes?
• Como você vai desenvolver o design de seu produto?

Sobre o Plano Organizacional
• Quem administrará o seu negócio?
• Que qualificações deverá ter sue gerente?
• Quantos empregados precisará e quais as suas funções?
• Como você administrará as suas finanças?
• Quais são os consultores ou especialistas necessários?
• Que legislações ou movimentos de ONGs poderão afetar seu negócios?

Sobre o Plano Financeiro
• Qual a renda total estimada para seu negócio no primeiro ano?
• Quanto lhe custará para abrir o negócio e mantê-lo durante 18 meses de operação?
• Qual será o fluxo de caixa mensal durante o primeiro ano?
• Que volume de vendas você vai precisar para obter lucros durante os primeiros três anos?
• Qual será o valor do capital em equipamentos?
• Quais serão as suas necessidades financeiras totais?
• Como você pretende assegurar o pagamento dos seus custos fixos?
• Quais serão as suas fontes financeiras potenciais?
• Como utilizará o dinheiro do empréstimo ou dos investidores?
• Como o empréstimo será assegurado?

Modelo de Plano de Negócios

1. Sumário Executivo

2. O Produto/Serviço
  2.1 Características
  2.2 Diferencial tecnológico
  2.3 Pesquisa e desenvolvimento
3. O Mercado
  3.1 Clientes
  3.2 Concorrentes
  3.3 Fornecedores
  3.4 Participação no Mercado
4. Capacidade Empresarial
  4.1 Empresa
     4.1.1 Definição da Empresa
     4.1.2 Missão
     4.1.3 Estrutura Organizacional
     4.1.4 Parceiros
   4.2 Empreendedores
     4.2.1 Perfil Individual dos Sócios (Formação/Qualificações)
5. Estratégia de Negócio
  5.1 Ameaças e Oportunidades
  5.2 Pontos fortes e fracos
  5.3 Objetivos
  5.4 Estratégias
6. Plano de marketing
  6.1 Estratégias de Vendas
  6.2 Diferencial Competitivo do produto
  6.3 Distribuição
  6.4 Política de preços
  6.5 Projeção de vendas
  6.6 Serviços Pós-venda e Garantia
7. Planejamento e Desenvolvimento do Projeto
  7.1 Estágio atual
  7.2 Cronograma
  7.3 Gestão das Contingências
8. Plano Financeiro
  8.1 Investimento Inicial
  8.2 Receitas
  8.3 Custos e Despesas
  8.4 Fluxo de caixa
  8.5 Demonstrativo de Resultados / Lucratividade Prevista
  8.6 Ponto de Equilíbrio
  8.7 Balanço Patrimonial
9.Anexos

1. Sumário Executivo

O Sumário Executivo é comumente apontada como a principal seção do plano de negócios, pois através dele é que o leitor perceberá se o conteúdo a seguir o interessa ou não e, portanto, se continuará, ou não, a ler o documento. Portanto, é no resumo executivo que o empreendedor deve "conquistar" o leitor. Nesta seção do plano o empreendedor apresenta um breve resumo da empresa ou negócio, sua história, área de atuação, foco principal e sua missão. É importante que esteja explícito ao leitor o objetivo do documento (ex.: requisição de financiamento junto a bancos, capital de risco, apresentação da empresa para potenciais parceiros ou clientes, apresentação de projeto para ingresso em uma incubadora etc.). Devem ser enfatizadas as características únicas do produto ou serviço em questão, seu mercado potencial, seu diferencial tecnológico e competitivo. Também devem ser apontadas perspectivas de futuro do negócio (oportunidades identificadas, o que se pretende fazer para abraçá-las, o que é preciso para tal, porque os empreendedores acreditam que terão sucesso, etc). Tudo isso, de maneira sucinta, sem detalhes, mas em estilo claro. Recomenda-se que esta seção tenha cerca de 01 a 02 páginas, no máximo. É importante salientar que o empreendedor apenas terá condições de elaborar o sumário executivo ao final da elaboração do plano de negócios, pois ele depende de todas as outras informações do plano para ser feito.

2. O Produto/Serviço

2.1 Características
Deve-se relacionar aqui as principais características dos produtos e serviços da empresa, para que se destinam, como são produzidos, os recursos utilizados, fatores tecnológicos envolvidos etc. Se a empresa estiver, através do plano de negócio, apresentando um produto ou serviço específico, deve centrar-se nele.

2.2 Diferencial tecnológico
Relaciona-se neste item o diferencial tecnológico dos produtos e serviços da empresa em relação à concorrência. Para manter-se competitivo é necessário manter-se atualizado quanto às tendências tecnológicas; e as empresas intensivas em tecnologia, especialmente, dependem do desenvolvimento continuo de produtos e serviços que promovam a inovação tecnológica.

2.3 Pesquisa e desenvolvimento
A empresa deve cultivar um plano de desenvolvimento de novos projetos, produtos e tecnologias, que atendam às demandas futuras do mercado e deve expressar, neste item, quais suas perspectivas para o futuro. É importante que o empreendedor perceba que todo produto tem um ciclo de vida e que, para manter-se na vanguarda, precisa continuamente estar pesquisando e desenvolvendo novos projetos. Não é efetivo centrar-se apenas no projeto/produto atual.


3. O Mercado

3.1 Clientes
Neste item deve-se descrever quem são os clientes ou grupos de clientes que a empresa pretende atender, quais são as necessidades destes clientes potenciais e como o produto/serviço poderá atendê-los. É fundamental procurar conhecer o que influencia os futuros clientes na decisão de comprar produtos ou serviços: qualidade, preço, facilidade de acesso, garantia, forma de pagamento, moda, acabamento, forma de atendimento, embalagem, aparência, praticidade etc. É importante estar atento ao definir quem é o cliente. O cliente não é apenas quem vai tomar a decisão de compra. Cliente é quem vai usar diretamente o produto; é quem vai ser afetado pelo uso do produto; é quem vai tomar a decisão de compra e por aí afora. Por exemplo: Quem é o cliente de uma empresa que se propõe ao desenvolvimento de um software para automação de padarias? É o funcionário que deverá manusear o software (o usuário)? É o dono da padaria? É o padeiro? Quem é? O empreendedor deve perceber a complexidade da definição de quem é o seu cliente. No caso do software para padaria, identificar apenas o dono da padaria como cliente pode ser um grande problema, porque o software pode não contemplar as necessidades do usuário final e ser inviabilizado por uma questão operacional. Da mesma maneira, se apenas o usuário for foco de atenção, talvez o software deixe de agradar o dono da empresa que é quem vai tomar a decisão de compra. Também o cliente da padaria precisa sentir-se satisfeito pelo impacto que o software irá gerar sobre o atendimento que recebe. Ou seja, é importante que se faça uma boa reflexão acerca de quem é o cliente para o produto/serviço em questão. Partir de um pressuposto limitado pode comprometer a aceitação do produto/serviço final.
Outro exemplo para reflexão: Quem é o cliente de um software educacional infantil? É a criança? São os pais da criança? São os diretores de escola? Os professores? Quem deve ser considerado no momento de concepção e desenvolvimento das ideias que caracterizarão o software?

3.2 Concorrentes
Aqui deve-se relacionar os principais Concorrentes, que são as pessoas ou empresas que oferecem mercadorias ou serviços iguais ou semelhantes àqueles que serão colocados no mercado consumidor pelo novo empresário. Deve-se descrever quantas empresas estão oferecendo produtos ou serviços semelhantes, qual é o tamanho dessas empresas e, principalmente, em que a empresa nascente se diferencia delas.  Diversas características podem ser foco de análise, tais como: qualidade, preço, acabamento, durabilidade, funcionalidade, embalagem, tamanho, qualidade no atendimento, facilidade de acesso, forma de apresentar a mercadoria, e o nível de satisfação em relação às mercadorias ou serviços disponíveis. Neste item, é importante que o empreendedor perceba que não pode se limitar a identificar apenas o concorrente atual; precisa estar atento aos concorrentes potenciais. Ou seja, se o mercado em questão é um mercado extremamente atraente, que não impõe muitas barreiras a novos empreendedores, certamente outras empresas irão em breve se instalar. Quando um negócio é "quente", muitos correm em direção a ele; neste caso, a concorrência que num determinado momento é pequena, em outro pode ser bem maior. Outro ponto a ser considerado é o produto substituto. O empreendedor não deve prender-se apenas a empresas que desenvolvem produtos e serviços iguais aos seus; deve estar atento a tudo o que acontece em sua volta, porque produtos, serviços e tecnologias que aparentemente não constituem uma ameaça, podem vir a substituir o seu produto ou a tornar seu negócio obsoleto. Cabe mencionar ainda a relevância de que a análise da concorrência não se restrinja ao ambiente local e regional; especialmente na área tecnológica, o concorrente pode estar em qualquer lugar do globo.

3.3 Fornecedores
Os Fornecedores, são o conjunto de pessoas ou organizações que suprem a empresa de equipamentos, matéria-prima, mercadorias e outros materiais necessários ao seu funcionamento. Na escolha de fornecedores deve-se considerar a qualidade, quantidade, preço, prazo e forma de pagamento e de entrega, garantia e assistência técnica de equipamentos, e outras informações úteis, dependendo das mercadorias ou serviços a serem oferecidos.

3.4 Participação no Mercado
Identifica-se, neste item, a fatia de mercado da empresa, dentre os principais concorrentes. Mostra-se a situação atual da empresa, a performance da empresa, qual sua participação no mercado. Para que o empreendedor possa planejar a participação desejada, deve, neste item realizar uma pesquisa de mercado (investigar informações como tamanho atual do mercado, quanto está crescendo ao ano, quanto está crescendo a participação de cada concorrente, nichos pouco explorados pelos concorrentes etc).

4. Capacidade Empresarial
4.1 Empresa
4.1.1 Definição da Empresa
Neste item deve-se descrever a empresa, seu histórico, área de atuação, crescimento, faturamento dos últimos anos, sua razão social, estrutura legal, composição societária, etc. Evidentemente, aqueles empreendedores que estiverem iniciando sua empresa a partir deste plano de negócios não terão muito sobre o que explanar neste item além da composição societária da empresa e a área de atuação. Notar que quando falamos em empresa neste documento, estamos nos referindo também a projetos e equipes ainda não formalizados como empresa; consideramos que cada equipe proponente de um projeto constitui uma empresa em potencial.

4.1.2 Missão
A missão da empresa deve refletir a razão de ser da empresa, qual o seu propósito e o que a empresa faz; corresponde a uma imagem/filosofia que guia a empresa.

4.1.3 Estrutura Organizacional
Demonstrar como a empresa será estruturada/organizada (ex.: área comercial, administrativa, técnica, etc) relacionando a área de competência de cada sócio nesta estrutura e suas atribuições.

4.1.4 Parceiros
É importante que o empreendedor perceba que sua empresa não pode estar sozinha. Ela precisa de parceiros para se viabilizar e crescer. Neste item, deve-se identificar os parceiros do negócio, a natureza da parceria e como cada um deles contribui para o produto/serviço em questão e para o negócio como um todo.

4.2 Empreendedores
4.2.1 Perfil Individual dos Sócios
Elabora-se um breve resumo da formação, qualificações, habilidades e experiência profissional dos sócios. O sucesso de uma empresa pode ser determinado pela capacidade dos donos do negócio e pela quantidade de tempo que eles serão capazes de dedicar a este negócio. Se os empreendedores desejarem disponibilizar o currículo completo dos sócios, devem colocá-lo em anexo.
(Formação/Qualificações)

5. Estratégia de Negócio
Neste item, o empreendedor deve despertar para o fato de que para que sua empresa obtenha êxito, não basta ter um bom produto. É preciso ter um negócio. Produtos não geram receita por si só; negócios geram receita. E para que se tenha um negócio, é preciso ter uma estratégia e uma estrutura que permitam posicionar o produto em seu mercado. É comum empresas que possuem um bom produto "morrerem" porque não conseguiram encontrar uma maneira de posicionar este produto no mercado. Alguns exemplos para ilustrar este conceito: não basta uma empresa ter um produto tecnologicamente revolucionário, se o preço dele está acima do que seu cliente pode pagar; não basta ter um produto "quentíssimo", que pode gerar receita a curto prazo para a empresa, se os empreendedores não identificaram outros espaços no mercado para explorar depois que este espaço inicial estiver esgotado (uma empresa não nasce para viver por apenas 02 ou três anos – deve ter perspectiva de vida indeterminada e crescer continuamente); não adianta uma empresa ter o produto ideal para seu cliente, se não for encontrada uma maneira viável de fazer este produto chegar até ele; não adianta ter um produto interessante mas sem diferencial, que qualquer empresa possa fazer igual, sem dificuldade; e assim por diante. Portanto, o empreendedor deverá planejar seu negócio. A partir da análise já feita nos itens anteriores, deve identificar as oportunidades e as ameaças que o ambiente lhe apresenta; identificar os pontos fortes e fracos de sua empresa; definir objetivos a alcançar; identificar estratégias que permitirão o atingimento destes objetivos e encontrar maneiras de colocar estas estratégias em prática.

5.1 Ameaças e Oportunidades
Com base no que pesquisou e escreveu até o momento, e evidentemente com base em tudo o que sabe sobre seu negócio, o empreendedor deve ter identificado um conjunto de oportunidades que poderá explorar para crescer e ter sucesso, bem como um conjunto de ameaças, que deverá administrar adequadamente para resguardar sua empresa do fracasso. Vale ressaltar aqui que oportunidades não identificadas ou não aproveitadas devidamente, podem se transformar em ameaças. E ameaças bem administradas podem ser transformadas em oportunidades. Portanto, este item merece atenção especial do empreendedor que está planejando seu negócio. Na identificação das ameaças e oportunidades o empreendedor deve olhar para fora de sua empresa e buscar os mais diversos aspectos que podem afetar seu negócio: concorrentes, mercado consumidor, legislação, tecnologia, etc.

5.2 Pontos fortes e fracos
Neste item, o empreendedor deve olhar para dentro de sua empresa – disponibilidade de recursos, disponibilidade de pessoal, qualificação do pessoal, rede de parcerias, etc. Quais são os pontos fortes e os pontos fracos desta estrutura interna?

5.3 Objetivos
De maneira bem sucinta, o que a empresa quer conquistar? É isto que este item deve esclarecer. Os objetivos da empresa devem ser definido de maneira quantitativa, passível de mensuração. Por exemplo: qual a participação de mercado pretendida pela empresa? Quanto ela quer faturar? Em quanto tempo? Quanto quer crescer ao ano? E assim por diante.

5.4 Estratégias
Levando em consideração as ameaças e oportunidades que já identificou em seu ambiente de negócio e os pontos fortes e fracos que identificou internamente na sua empresa, o empreendedor deverá identificar e definir as estratégias, ou seja, os caminhos que irá trilhar para chegar aos objetivos propostos. As estratégias afetam a empresa como um todo e definem sua postura perante o mercado. Estão relacionadas ao longo prazo. É em função das estratégias aqui definidas que serão elaborados os planos operacionais (sugeridos nos itens a seguir). Os planos detalham, sob a ótica operacional, a estratégia; definem como traduzi-la em ações e implementá-la. Estão relacionados com o curto prazo. Alguns aspectos nos quais o empreendedor deverá refletir ao definir as estratégias são: Os investimentos para implantação e crescimento da empresa serão feitos com recursos próprios ou será buscado recurso externo? No caso de recursos externos, que tipo de recurso o empreendedor vislumbra obter? Quais parcerias serão estabelecidas para a decolagem do negócio? Qual segmento do mercado será explorado (a empresa irá se posicionar inicialmente frente a um determinado público identificado ou irá atacar em diversas frentes)? A empresa irá se diferenciar de seu concorrente em função de preço ou qualidade? E outras questões que correspondam a fatores críticos ao sucesso do negócio em questão, segundo a percepção do empreendedor. Aqui ele tem a oportunidade de mostrar sua "visão" do negócios.
 
6. Plano de marketing
O Plano de Marketing apresenta como o empreendedor pretende vender seu produto/serviço e conquistar seus clientes, manter o interesse dos mesmos e aumentar a demanda, sempre de acordo com a estratégia definida anteriormente acerca do posicionamento da empresa no mercado. Deve abordar seus métodos de comercialização, diferenciais do  produto/serviço para o cliente, política de preços,projeção de vendas, canais de distribuição e estratégias de promoção/comunicação e publicidade.

6.1 Estratégias de Vendas
Descreve-se aqui qual o público-alvo ao qual o produto/serviço será dirigido e como será apresentado para venda. Aqui o empreendedor deve explicitar o argumento central de venda que irá adotar, ou seja, o que será enfatizado em seu produto/serviço como ponto forte para que ele seja atrativo a seu público alvo. Por exemplo, pode-se enfatizar o fator preço, qualidade, marca, garantia/assistência técnica, benefícios potenciais ao cliente etc.

6.2 Diferencial Competitivo do produto
O empreendedor deve deixar claro qual o valor ou benefícios adicionais que seus clientes obtêm quando escolhem sua empresa em lugar da concorrência. Toda empresa deve concentrar esforços para alcançar desempenho superior em uma determinada área de benefício para o consumidor; pode esforçar-se para ser líder em serviços, em qualidade, em estilo, em tecnologia etc. O empreendedor deve identificar a vocação de sua empresa e enfatizá-la, porque é muito difícil liderar em todas as áreas.

6.3 Distribuição
Aqui deve-se identificar e determinar os possíveis canais de distribuição para disponibilizar o produto/serviço, no local, tempo e quantidade certos, para melhor atender às necessidades do consumidor. A distribuição deve ser feita de maneira adequada para que seja possível dominar o seu nicho no mercado, através da maximização das vendas, alavancagem de marca, valor agregado, satisfação e lealdade dos clientes.

6.4 Política de preços
Neste item será indicada a estratégia de preços a adotada pela empresa e as margens de lucro praticadas. É interessante listar um ranking de preços que permita um comparativo com a concorrência. O empreendedor deve demonstrar a lógica de sua estratégia: Por que o preço praticado é efetivamente o melhor preço em termos de resultado para a empresa? É melhor porque permite maior volume de vendas? É melhor porque oferece maior margem de lucro? Neste segundo caso, o cliente estará disposto a pagar por esta maior margem? Por que? Enfim, o empreendedor deve buscar subsídios (em outras partes do próprio plano de negócios) para demonstrar que existe harmonia entre as diversas estratégias propostas.

Pausa para reflexão: O prezado leitor está percebendo como todos os itens acerca do qual estamos discorrendo estão estreitamente relacionados? Se você não estiver se sentido absolutamente amarrado ao escrever cada um destes itens, em relação ao que escreveu nos itens anteriores, dê uma pausa e volte a refletir em sua estratégia de negócio.

6.5 Projeção de vendas
Estima-se o quanto a empresa pretende vender ao longo do tempo, levando-se em conta a participação de mercado planejada. A demonstração das projeções deverá ser elaborada de acordo com a finalidade que se deseja: se desejo um controle operacional diário, as projeções deverão se iniciar em períodos diários,passando a semanais, mensais e assim por diante; se desejo um controle estratégico de médio prazo, os períodos da demonstração poderão ser mensais, trimestrais, e assim por diante; se desejo um controle estratégico de longo prazo, os períodos da demonstração poderão ser anuais; etc. A seguir sugere-se uma forma bastante razoável de demonstração destas projeções para um período de 5 anos: mensalmente para o primeiro semestre, trimestralmente para o segundo, semestralmente para o segundo ano e anualmente para os três últimos. O empreendedor pode optar por adotar a técnica de cenários. Ou seja, ao invés de fazer uma única projeção, o que pode ser considerado extremamente arriscado num contexto de tanto incerteza e instabilidade como o atual, o empreendedor pode fazer, por exemplo, três projeções: uma tendencial (se as coisas continuarem como estão...), uma pessimista (se isto ou aquilo der errado...) e uma otimista (se isto ou aquilo der certo...). O empreendedor que se sente confortável para fazer estas diferentes projeções de maneira coerente e fundamentada comprova bom conhecimento de seu ambiente de negócios, porque precisa ter noção de tendências acerca das mais diversas variáveis que podem afetar sua empresa. Para a projeção das vendas, o empreendedor não deve esquecer de considerar se os produtos/serviços estão sujeitos a oscilações sazonais.

6.6 Serviços Pós-venda e Garantia
Neste item o empreendedor pode apontar os serviços pós-venda e de garantia que a empresa oferece para seu cliente. Além deste tipo de serviço ser percebido de maneira positiva pelo cliente, ele é um importante canal de comunicação da empresa com seu ambiente de negócios, porque aponta preciosas informações de mercado que poderão nortear o aprimoramento do produto/serviço ou mesmo o processo de inovação da empresa.

7. Planejamento e Desenvolvimento do Projeto
Evidentemente, antes de se vender alguma coisa, é preciso ter um produto/serviço. Portanto, é preciso fazer um planejamento para o desenvolvimento “físico” do projeto. A pergunta chave é: quanto tempo será necessário até que a empresa possa começar efetivamente a vender?

7.1 Estágio atual
Apresenta-se o estágio em que se encontra o projeto em questão.

7.2 Cronograma
Deve ser apresentado um cronograma esperado para a conclusão do projeto.

7.3 Gestão das Contingências
O empreendedor deve apontar as principais dificuldades que poderão ser enfrentadas pela empresa durante o desenvolvimento do projeto e descrever as estratégias que serão utilizadas para reduzir ou eliminar o impacto destas dificuldades.

8. Plano Financeiro
No plano financeiro, apresentam-se, em números, todas as ações planejadas para a empresa. Algumas perguntas chave que o empreendedor deverá responder neste item são: Quanto será necessário para iniciar o negócio? Existe disponibilidade de recursos para isto? De onde virão os recursos para o crescimento do negócio? Qual o mínimo de vendas necessário para que o negócio seja viável? O volume de vendas que a empresa julga atingir torna o negócio atrativo? A lucratividade que a empresa conseguirá obter é atrativa?

8.1 Investimento Inicial
Especifica-se neste item os custo com as instalações, suprimentos, equipamentos e mobiliário necessários para a implantação do negócio. Estas especificações ajudarão no levantamento do investimento fixo – ativo permanente - necessário para implantação da empresa. Mesmo que a empresa esteja instalada (ou pretenda se instalar) numa incubadora, que comumente oferece parte desta estrutura inicial, estes valores devem ser considerados.

8.2 Receitas
No item "6.5 Projeção de Vendas" o empreendedor já definiu a projeção das suas vendas esperadas para o horizonte de cinco anos. Com estes dados em mãos, juntamente com a determinação do preço a ser praticado pelo seu produto ou serviço, poderá visualizar suas vendas em termos de valores, as quais denominamos de receitas.

8.3 Custos e Despesas
Neste item deverão ser levantados todos os valores que serão despendidos para a produção do produto/serviço que a empresa está se propondo. Deverão ser levantados tanto os custos de produção quanto as despesas relativas ao suporte à produção como à administração, vendas etc. Por questões de simplificação adotaremos a nomenclatura de despesas a todos os custos e despesas incorridos pela empresa. Estas despesas poderão ser denominadas de fixas ou variáveis. A diferenciação entre ambas é a sua relação direta com o volume de produção/vendas ou não, isto é, as despesas variáveis irão sofrer acréscimos (ou decréscimos) proporcionalmente ao aumento (redução) do volume produzido/vendido, enquanto que as fixas poderão ter aumentos também mas não diretamente proporcionais à produção/vendas.

8.4 Fluxo de caixa
O fluxo de caixa é um instrumento que tem como objetivo básico, a projeção das entradas (receitas) e saídas (custos, despesas e investimentos) de recursos financeiros por um determinado período de tempo. Com o fluxo de caixa, o empreendedor terá condições de identificar se haverá excedentes ou escassez de caixa durante o período em questão, de modo que este constitui um importante instrumento de apoio ao planejamento da empresa (especialmente na determinação de objetivos e estratégias). Evidentemente não haverá condições de executar-se um plano sem disponibilidade financeira para tal. A partir das informações levantadas nos itens anteriores, juntamente com investimentos adicionais que porventura venham a ser feitos e retirando-se itens não monetários (quando não existe o efetivo pagamento da despesa, é somente um valor contábil. P.Ex.: depreciação), o fluxo de caixa pode ser montado.
 
8.5 Demonstrativo de Resultados / Lucratividade Prevista
Com base nos valores já identificados, relativos às entradas e saídas da empresa, o empreendedor poderá utilizar a planilha “Demonstrativo de Resultados” (ou Demonstrativo de Lucros e Perdas – DLP), para chegar à lucratividade de seu negócio. A partir disso, terá condições de apurar informações cruciais como o retorno que terá sobre o capital investido na empresa e o prazo de retorno sobre o investimento inicial. Isto é fundamental para que se avalie o grau de atratividade do empreendimento. Por exemplo: você investiria anos de sua vida num negócio que não pode lhe oferecer retorno melhor que uma aplicação financeira de baixo risco?
8.6 Ponto de Equilíbrio O cálculo do ponto de equilíbrio ajuda o empreendedor a encontrar qual o nível de vendas em que a receita será igual a todas as saídas de caixa da empresa. Isto é importante porque indica qual o nível mínimo de vendas que a empresa deverá manter para que não opere com prejuízo. De uma forma simplificada poderemos identificar o Ponto de Equilíbrio (PE) através da seguinte fórmula:
                                                                  
                                                                   Custos fixos totais
Ponto de equilíbrio financeiro = ----------------------------------
                                                              Margem de contribuição %


8.7 Balanço Patrimonial
No caso de empresas já constituídas, é conveniente apresentar o balanço patrimonial, que possibilita a visualização das disponibilidades e obrigações de curto e longo prazo da empresa e, assim, uma avaliação da solidez da empresa.

9. Anexos
Curriculum Vitae dos principais sócios/gerentes e referências profissionais, se houver Ilustrações dos produtos, se houver Estudos de mercado, se houver Publicações pertinentes.

Fonte da informação:
Prof. Rodrigo Magalhães
Dúvida entre em contato:
Contatos

Fone Pessoal: (62) 8161-0241 / (64)9294-4341
Contato e-mail pessoal: rodrigofarmaceutico@ig.com.br

Fone: (64) 3641-8180
Site: www.adtecfarma.com.br
Contato e-mail empresa: adtec@adtecgestao.com.br

Empresa:

 

89 comentários:

  1. Prezados alunos,

    Depois de um feriadão de Carvanal, festa pagã, e conforme havíamos combinado, publico a definição, conceituação e fundamentação teórica do Plano de Negócios (Business Plan). Leiam, atentamente, o conteúdo e elaborem suas considerações e comentários. Trabalharemos esse conteúdo em sala. Vale lembrar que as postagens construtivas e enriquecedoras serão pontuadas como participação. Elaborem bem antes de postá-las, ok!

    Vamos empreender?
    Bom trabalho à todos!
    Bj,
    Prof. Marilia Coltri.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Marilia

    Aqui temos um grande planejamento para começar um bom negócio, e sem ele não é possível se ter um bom desenvolvimento.
    Um bom desenvolvimento começa a partir do momento em que pensamos positivamente. Sem um grande pensamento e uma grande equipe para ajudá-lo, nada vai dar certo.
    Abra a mente, coloque no papel suas ideias e aplique-as.
    A ideia de um negócio bem feito é quando nossas ideias surgem sem querer, mas entram no mercado mundial como uma grande potencia.

    Beeijos

    Fernanda Scareli

    ResponderExcluir
  3. Oi Marilia,
    Olha, ache super importante esse plano de negocios.
    Acho que para uma empresa funcionar acaba sendo necessario esse tipo de organizaçao.

    Beejos

    ANA LETICIA

    ResponderExcluir
  4. Oi professora, para um negócio funcionar, é necessário mesmo um plano, uma organização, para que menos erros sejam cometidos, legal a leitura do seu blog.

    Gabriel K. Pineda

    ResponderExcluir
  5. Para cria uma empresa precisamos usar esse plano de negócios, para que a empresa seja bem sucedidada e ter um bom futuro com uma boa margem de lucros.

    Pedro Paulo Ladeira Jr.

    ResponderExcluir
  6. Marília,
    Acho que uma empresa que queira se estabelecer no mercado tanto nacional quanto internacional deve ter uma plano de negócios bem elaborado, pois esse documento é fundamental para o planejamento, desenvolvimento e organização de uma empresa.

    Beijoos


    Luiza Arantes Lacerda

    ResponderExcluir
  7. Marília,
    Acho que para se ter uma empresa organizada é preciso um plano de negócio,pois sem ele é quase impossivel ir para frente.Um plano de negócio é muito importante para a criaçao de uma empresa.

    Letícia Spinola

    ResponderExcluir
  8. Para a empresa funcionar, e ter um bom futuro, é preciso de um plano de negócio bem bolado, uma organização, e uma competente equipe para cooperar com certo planejamento. É preciso principalmente um plano organizado, um plano não só em mente, mas também na prática. Várias empresas famosas e bem sucedidas na atualidade foi criada por meio de uma criatividade pequena, que foi gerando um grande negócio. O que cabe na prática são ideias diferentes, com uma competente equipe, e um organizado plano de negócios para ser trabalhado.

    Giulia Stramandinoli, 9º Clarice Linspector

    ResponderExcluir
  9. Para uma empresa obter lucros é necessário a organização nos setores e nos negócios.
    É importante dizer que não só deve ter organização, mas sim a força de vontade de todos diante da empresa.
    Nas empresas geralmente elas tem uma missão e uma visão, pois esses são os primeiros passos aonde se pode ter uma conclusão de qual será o lucro, o objetivo principal e qual será o futuro que a empresa terá.
    Nome:Gabrielle Lorençon Garrido 9º Clarice Lispector =)

    ResponderExcluir
  10. Então Marilia... eu acho que para se ter uma boa empresa, é muito importante um plano de negócios como esse. Não é só termos dinheiro e organização também, deve-se ter a boa vontade de cooperar com a empresa!Além disso, precisa-se de um grande pensamento e uma grande equipe para manter a empresa.
    Bruna Nunes 9º Clarice Lispector

    ResponderExcluir
  11. Para uma empresa bem sucedida acho que não devemos apenas fazer esse plano de negocios, tambem devemos aplica-lo, muitas empresas são bem sucedidas por causa do plano de negocios. Podemos concluir que existem tambem empresas que são bem sucedidas sem fazer o plano de negocios, mas é meio arriscado.
    Parabéns Marilia, ficou muito bem elaborado!

    ResponderExcluir
  12. Para se obter sucesso em um négocio temos que obter um bom planejamento, com metas, investimentos, e principalmente OBJETIVOS, o que acho o ponto mais importante para chegar ao sucesso, pois ele ajudará a ver o ''futuro próximo''

    N. Sousdaleff 9º m. de sousa

    ResponderExcluir
  13. Na minha oninião precisamos estabelecer regras, objetivos, metas, e planejamento, com organização e compromisso, tentando sempre seguir o plano de negócios.
    Matheus B. 9° Mauricio de Sousa

    ResponderExcluir
  14. Eu acho que para se obter um sucesso, precisamos de um bom planejamento e além disso uma organização e se aplicarmos o Plano de Negócio podemos obter resultados positivos.

    Marianne S. 9º Maurício de Sousa.

    ResponderExcluir
  15. Observo que para ser um empreededor não é preciso somente montar uma empresa e vender produtos,como alguns pensam. É bem mais complicado e calculado do que isso , precisa no plano de négocios montar todas suas estratégias , pensamentos,organização , economia , lucros , riscos etc.Pensando sempre nos riscos e tambem nos lucros que se podem dar no futuro, mas é claro , sem esquecer o presente que tem que se trabalhar muito para conquistar lucros .
    Achei muito interresante a forma de organização dos empreendedores , pois na minha opinião é a "peça chave" para se obter sucesso :D

    Isa Ravacci 9º Maurício de Souza

    ResponderExcluir
  16. em base no texto "Plano de Negocios" poder ver, que para obter um bom funcionamento e um bom progresso empresárial é precizo ter objetivos e focar no que te você quer e deixar de lado o que não é bom para ultilizar na sua empresa

    Tiago Gouvêa 9º Mauricio De Sousa

    ResponderExcluir
  17. Para o sucesso de uma empresa é necessario a cima de tudo um planejamento visando os lucros, obviamente, e os riscos. Toda formaçao de empresa tem contras, porem o modo como cada um lida é que define o verdadeiro empreendedor.

    Rhaa Demartini e Bella Colombini 9 ano M.S

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Marília...
    Aqui neste texto mostra um planejamento necessário para se ter sucesso na vida empresarial, além disso é necessário ter uma imaginação para criar produtos e propostas novas que atraiam os clientes...
    Mas não podemos esquecer sempre temos que ter o pé no chão, se arriscar mas com cautela...
    Se soubermos administrar e planejar uma empresa pódemos obter resultados positivos e a empresa ficará"conhecida".
    Temos que "pesquisar" os pontos fortes e fracos da concorrência, além disso é necessário saber ter uma concorrência saudável, ou seja, não fazer coisas que possam prejudicar a outra empresa.
    Bjinhus Bia e Thata 9º Maurício de Sousa

    ResponderExcluir
  20. Pelo texto "plano de negócios", podemos perceber que é precisa muita dedicação para manter o negócio, encontrar bons funcionários, sempre visar gastar menos para obter mais lucros, e de principal, ter uma idéia de base.

    Lara E Gabriel 9° MS

    ResponderExcluir
  21. De todos os itens do texto, o mais importante é o Plano Financeiro e ele é o que "move", pois apartir dele é que começamos uma empresa. Nele caulculamos quanto gastariamos para iniciar, quanto ganhariamos e se lucrariamos.

    Rhaa Demartini e Bella Colombini 9 ano M.S

    ResponderExcluir
  22. Bom, percebemos que ninguem consegue montar uma empresa sem um plano empresarial e um capital inicial, isso são duas coisas fundamentais para o inicio.Com esse plano podemos observar uma grande organização para começar uma empresa. Mas também existe vantagens e desvantagens uma por exemplo e que vc tem que ser muito ciente do mercado que você entra para obter o sucesso empresarial, mas, nem sempre atingira o objetivo

    Raphaella e Caroline

    ResponderExcluir
  23. Esse texto é realmente muito bom (:
    Sabe, o interessante é que este deixa bem claro que o basico para se ter um bom negocio é a criatividade, a força de vontade, e um planejamento perfeito, de acordo com um bom plano de negócio :) Claro que haverá surpresas, mas nada que um bom empreendedor não resolve ne?

    Isabela Ravacci & Biianca

    ResponderExcluir
  24. Um plano de Negócios pode ser fundamental para uma empresa com pontos positivos, mas vai muito da pessoa que vai exercer esse plano, pois se for desorganizada Um plano de negócios não ira ajudar em nada...
    larissa m.

    ResponderExcluir
  25. Marília, seu texto fala como um empreendedor precisa de planos de negócio e ter muitas sortes.Ter um capital no foco certo e um objetivo atingiDO.

    Oswaldo Neto 9° M.S

    ResponderExcluir
  26. Podemos ver que o plano de negócios é de grande importância pois calcula lucro, prejuizo, concorrentes, e riscos da empresa.É vital pois é como se fosse a organização da empresa para vender o seu produto então, o plano de negócios é VITAL na empresa.

    Kevin Antunes N 14 9 Maurício de Sousa
    Fernando Toia N 9 9 Maurício de Sousa

    ResponderExcluir
  27. Eae Profe
    No texto podemos obsevar um planejamento necessário para que se tenha sucesso na vida empresarial, alias é necessário ter uma imaginação para criar produtos e propostas inovadoras que atraiam os clientes.
    Porem tudo deve ser feito com cautela.
    Se tudo ocorrer corretamente, com certeza teremos sucesso no futuro.
    Temos que fazer uma pesquisa de mercado, onde veremos pontos fortes e fracos da concorrência, onde poderemos aproveitar as falhas deles para termos um ótimo negócio,e fazer coisas que possam prejudicar a outra empresa.
    C Inaoka 9 MS

    ResponderExcluir
  28. Bom - dia
    O plano de negócios e essencial, pois dessa forma a empresa é "criada".Coloca-se no papel todos os detalhes para que haja o mininmo de erros possíveis. Por exemplo o plano financeiro evita que a empresa quebre logo nos primeiros meses e facilita o controle financeiro.
    Ana Clara e Natali

    ResponderExcluir
  29. Pelo texto "plano de negócios", podemos perceber que é preciso muita dedicação para manter o negócio, encontrar bons funcionários, sempre visar gastar menos para obter mais lucros, e de principal, ter uma idéia de base.

    Lara E Gabriel 9° MS

    ResponderExcluir
  30. Marília,
    Após analisar e intertextualizar o texto, percebi que o " Plano de negócios " possui uma maior complexidade do que a imaginada.
    Além disso percebi que a empresa que usufrui deste recurso, possui um maior sucesso e maior organização no mercado empreendedor .

    Osmar Neto 9ºM.S

    ResponderExcluir
  31. Prezados alunos, bom dia!
    Localizem no texto o item que fala dos Concorrentes. Numa perspectiva ética, avaliem como uma empresa trabalha a questão da concorrência no capitalismo moderno dos dias de hoje.
    Vamos dar um exemplo:
    Digamos que exista um profissional (1) capacitado, que atua numa grande empresa e que recruta outros profissionais igualmente capacitados para fazerem parte do quadro de funcionários da empresa a qual ele representa.
    O funcionário (1) tem uma sala num grande escritório, com mesa, ar condicionado, computador, porta retrato da família e tudo mais. Convida o profissional (2) para uma entrevista de emprego e oferece-lhe uma grande oportunidade de ocupar um excelente cargo de alto executivo ganhando três vezes mais.
    Numa conversa de quase uma hora o funcionário (1) faz incessantes perguntas ao funcionário (2) que atua numa outra grande empresa, concorrente da empresa do funcionário (1).
    Sem perceber, o funcionário (1), na entrevista, tira do funcionário (2) informações importantes da concorrência.
    O funcionário (1) é um farsante, quase um espião.
    O escritório é alugado, o computador é alugado, seu crachá é falso. Até mesmo o porta retrato não é da sua família. O funcionário (1) faz espionágem industrial.
    Onde está a ética nesse processo?
    Bj,
    Prof. Marilia Coltri

    ResponderExcluir
  32. Podemos perceber que uma empresa PRECISA ter um plano de negócios.Para calcular despezas, lucro, ver os concorrentes com o seu produto, registrados o conceito dos negócio e os riscos que a empresa possui.Então, ter um plano de negócios é como se fosse a organização da empresa então, tem uma grande importância.

    Kevin Antunes N 14 9 Maurício de Sousa
    Fernando Toia N 9 9 Maurício de Sousa

    ResponderExcluir
  33. Todo grande negócio precisa de um grande plano, pois ele será a base de tudo e sem uma base, não temos nada. Cada item de um plano deve ser avaliado e colocado em pauta durante a organização do negócio, para um melhor desempenho.


    Letícia T. & Aline G. Maurício Sousa.

    ResponderExcluir
  34. é, infelizmente vemos muito disso hoje em dia, uma pessoa anti-ética.Não temos muito oq falar sobre isso por é uma falta de respeito com o funcionário (2)pela igenuidade de ir para uma proposta melhor de emprego e encontra esta situação desagradável...
    Raphaella e Caroline

    ResponderExcluir
  35. Não há ética nesse processo. Achamos que isso é trapaça, se sua empresa não consegue fluir, não roube as ideias de outra empresa e sim use a imaginação e a criatividade.

    Rhaa Demartini e Bella Colombini 9 ano M.S

    ResponderExcluir
  36. Olá à todos!
    Sem dúvida Fer, esse Plano de Negócios requer um grande planejamento e, sem sombra de dúvidas, uma mente muito aberta para perceber que sem esse nível de organização o que poderia ser um grande negócio, poderá não ser tão promissor quanto poderia.
    Bj,
    Prof. Marilia Coltri

    ResponderExcluir
  37. Nós não podemos nos focar em um concorrente, temos que prestar atenção em todas as empresas a nossa volta porém isso não pode influenciar na moral das pessoas que reflitirá na ética da empresa.

    Ana Clara e Natali

    ResponderExcluir
  38. Isabella, o texto não foi escrito por mim; fiz uma compilação deste texto que achei um dos mais completos dos quais havia pesquisado. A referência bibliográfica consta no final do texto. Inclusive foi notificado ao autor que o texto dele seria publicado. O mesmo escreveu-me um email cumprimentando-nos pela iniciativa.
    Bj,
    Prof. Marilia Coltri

    ResponderExcluir
  39. Oi Marilia!! Tudo bem??
    Toda empresa precisa de um plano de negócio, já que o tal será a base de todos os negócios para essa empresa! Ele precisa ser bem elaborado. Também não pode-se basear apenas nos seus concorrentes, deve-se ter idéias inovadoras, criatividade, força de vontade e uma boa publicidade, pois sem ela o número de clientes é bem menor. Um bom empreendedor se arrisca, sabendo que pode haver prejuizo!
    Gabriela e Bruna 9º Clarice Lispector

    ResponderExcluir
  40. Para uma empresa se destacar das outras, ela precisa estabelecer seu público alvo, seu produto e fazer algo inovador.
    O controle sobre a empresa é necessário e por isso é muito importante estabelecer o plno de negócios.
    Bruno e Mateus 9º CL

    ResponderExcluir
  41. Acho que para se ter uma empresa organizada há necessidade de um plano de negócio como esse, pois ele é fundamental para ser uma empresa bem sucedida e séria.

    Estela Oliveira

    ResponderExcluir
  42. Oi Marilia,

    Toda empresa precisa de organização, o plano de negocios ajuda bastante nessa organização, mostra como começar o seu negocio e como administra-lo.
    As etapas do plano de negocios pode parecer complicada, mas no final o lucro vale a pena.
    A parte do plano que mais achamos enteressante foi a missão, pois nela você pode dizer como você imagina a sua empresa e no que pensou para cria-la e no futuro pode ver se conseguiu o objetivo ou não conseguiu.
    Para a empresa a concorrencia pode até ser uma coisa boa, para o amadurecimento, mas muita concorrencia pode gerar ações antiéticas.

    Pedro e Fernanda - 9º Clarice Lispector.

    ResponderExcluir
  43. Esta é a receita de um bom negócio e um bom desenvolvimento.
    Apenas dará certo seu plano se você tiver pessoas dispostas e grandes planos. Pense,escreva todas suas idéias e aplique-as. As ideias podem vir em horas inesperadas e essas sempre são as melhores.
    Gustavo Esteves e Leonardo Ribeiro, 9°Clarice Lispector

    ResponderExcluir
  44. É essencial para começar um novo empreendimento, este plano de negócios.Para ter um negocio de sucesso a organização é a chave que pode abrir muitas portas. É da oeganização que se tem todos os itens citados no texto. É importante salientar o tema: concorrencia, pois, nela você pode perder clientes ou ganhar clientes, é uma área muito perigosa, e uma das souluções para sanar este problema é a propaganda.

    Lembre-se:"A PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO"

    DANIELA LUMY E TOMÁS

    9ºano Lispector

    ResponderExcluir
  45. Bom dia Marilia,
    Concordamos plenamente com o seu ponto de vista!
    Achamos que o Plano de negócios é muito importante para termos organização, sobre o que queremos planejar para a nossa empresa.

    Beeijos
    Ana e Lee Spinola

    ResponderExcluir
  46. Bom dia Marilia..

    Muitas empresas famosas e conhecidas hoje mundialmente, sao aquelas empresas que colocaram as suas ideias em prática e deram certo seu tipo de trabalho e organizaçao.
    Não podemos nos basearmos só nas outras concorrências.Precisa ter muita originalidade e conhecimento sobre o produto.


    Luiza M. e Natália R. - Clarice Lispector

    ResponderExcluir
  47. Para ter um bom negocio, de princípio precisa ter uma grande idéia e um planejamento e por em prática, pois se você não se organizar e não ter uma equipe competente, seu negocio pode não dar certo. Tem que ficar atento na concorrencia, agradar seus clientes e ter uma base em cima disso. Além disso, precisa, principalmente, ter mente aberta e ter a consciência que não é uma trabalho fácil.

    Jade e Giulia 9º Clarice L.

    ResponderExcluir
  48. Olá Marilia, eu acho que o plano de negócios é realmente algo bem complicado. Por que, além de ter que pesquisar sobre o alvo que o seu público deseja, ainda tem problemas com o clientes que não gostaram, se mudou de produto por exemplo, há problemas na mudança, pode acabar fazendo os clientes não tão felizes quanto gostaria que fosse. Além da concorrencia, que as vezes ajuda e muitas vezes prejudica. Tudo para o empreendedor ou crescer, ou nunca expandir .

    Kethelen Damasceno, Clarice Lispector .

    ResponderExcluir
  49. Acho que a concorrência é normal entre empresas, porém, muitas pessoas levam-a ao extremo e essa atividade deixa de ser normal e e passa a ser falta de ética. Apesar da concorrência, a empresa deve ter criatividade para se estabelecer, e não utilizar uma pessoa para espionar o outro e “roubar” suas ideias. Achamos que além de ser falta de ética, a empresa pode também não se estabelecer, pois não possui novas propostas e não atrairá os clientes da empresa já existente.


    Estela Oliveira e Luiza Lacerda 9º C.L.

    ResponderExcluir
  50. Olá Marília!
    Gostamos muito desse texto, achamos ele completo para alguém iniciar um negócio e ser empreendedor, ele mostra um plano de negócio onde há de ter: capital inicial, sorte, lucro, matéria-prima, consumidores e fornecedores, cautela e economia.
    Giovanni e Victor Haruoooooooooooooooooooooooo n°12 e 30 - Clarice Lispector.

    ResponderExcluir
  51. olá professora, na minha opinião para ter um bom negócio é preciso estar preparado , pois a concorrencia pode acabar prejudicando muito os negocios e assim o lucro vailá em baixo , então é preciso ter uma ideia diferente das outras com algo que chame a atenção dos clientes .

    Natalia Menis, Clarice Lispector .

    ResponderExcluir
  52. A base de um bom negócio vem de um planejamento,
    que por meio dele o empreendedor tem uma noção do que sua empresa precisará para se tornar competente no mercado com produtos de otima qualidade e no prazo que o seu cliente pediu.
    Para que ocorra um amplo lucro no começo é preciso que o empreendedor faça seus produtos com um custo muito baixo e um preço baixo para que conquiste o cliente tornando-lhe fiel para sua empresa.
    Para uma empresa de pequeno porte, é necessário que a ela tenha uma forte estrutura econômica para seu primeiro ano de "vida" que caso aja uma queda muito forte, ela tenha uma base para voltar ao mercado principal e não entrar no mercado negro(pirataria).
    Uma das fontes para o crescimento das vendas é o uso da internet.
    Abraços Luiz Menck

    ResponderExcluir
  53. Gustavo e Leonardo, excelente dica!
    Uma boa estratégia é anotar todas as ideias que surgirem. Fazer um registro de tudo que um dia poderá se tornar algo concreto é, sem dúvida, uma boa dica.
    Como um livro dos sonhos futuros que um dia, quem sabe, se tornarão realidade.
    Bj,
    Prof. Marilia Coltri

    ResponderExcluir
  54. Olá Luiz,
    A internet é uma das melhores e mais viáveis ferramentas de trabalho para quem é empreendedor.
    Inclusive, indico o site do SEBRAE para possíveis pesquisas.
    www.sebrae.com.br
    Bj,
    Prof. Marilia Coltri

    ResponderExcluir
  55. É essencial ter um planejamento (plano de negócios)antes de iniciar a sua empresa para que dê certo, porque não adianta entrar no mercado sem saber seu publico alvo e objetivo. O caso citado acima mostra uma ação antiética, isso normalmente acontece entre empresas concorrentes que oferecem o mesmo produto. Para que a empresa 1 não seja inferior a outra perdendo clientes para empresa 2, ela (empresa 1) utiliza das ideias da empresaa empresa 2 e tenta oferecer o produto de forma mais vantajosa.

    Felipe Braga
    Marianna Richa
    9º Clarice Lispector

    ResponderExcluir
  56. Para que um negócio de certo você precisa de organisação e com o plano de negócio você esta começando a se organisar e planejar sua empresa.
    Como alguns disseram a internet é um bom meio de comçar um negócio pois você não tera dispesas com um imovel e com funcionarios, sendo assim você pode vender o produto por um preço menos só que em maior quantidade.

    Bruno Valio
    9ºCL

    ResponderExcluir
  57. perdão marilia, eu não havia notado aquela parte

    -isabella

    ResponderExcluir
  58. Marilia
    eu acho que esse parte é uma parte essencial para o negócio.
    É uma planejamento que pode e ajuda bastante na hora de organizar o negocio.
    O empreendedor precisa estar preparado e ter controle de tudo.

    ResponderExcluir
  59. Marilia me desculpe, esqueci de me indentificar
    Fernanda Gomes
    9° Clarice Lisector

    ResponderExcluir
  60. Prezados alunos dos 9ºs anos CDA e CFA, essa é a atividade programada para a disciplina de Empreendedorismo e Ética. Façam a leitura do texto sobre Plano de Negócios, se quiser, leia os comentários passados e faça as suas ponderações.
    Boa atividade!!
    Profª Marilia Coltri.

    ResponderExcluir
  61. Tecnicamente eu não acho que necessite tudo isso no papel. Aposto que muitos tem tudo isso em sua cabeça.

    Alem disso aposto que muitas empresas de sucesso hoje em dia não começaram com um plano de negócios (ex : chilli beans). Também creio que há muita coisa óbvia em isso tudo que não necessita de tanta atenção.

    Algumas coisas precisam sim ser deixadas no 'papel', mas nem tudo isso.

    Victor Yuzo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo, Victor; entretanto muitas empresas possuem falhas graves de administração que poderiam ser corrigidas com um plano de negócios. Pertinentes suas colocações.

      Excluir
  62. Acho que tudo isso realmente deve constar no papel, mas, alguns tópicos são mais importantes e devem estar bem claros "na cabeça" do empreendedor, como os tópicos: 2;3;4.1.2;4.1.4;4.2;5 e o 7. Se isso estiver claro para o empreendedor com certeza ele terá maiores chances de sucesso.
    Ele também deve ter um olhar atento ao seu plano financeiro, quanto é investido, quanto é o lucro etc.
    Matheus Barros Santiago
    9º CDA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem dúvida Matheus, os tópicos que tratam da saúde financeira da empresa são de vital importância para o sucesso do negócio. Excelentes colocações!!

      Excluir
  63. Primeiramente, para toda empresa ter um futuro deve se ter um plano de negócios. Para existir coordenação, cooperação, e organização deve se ter começo, meio e fim planejados. Muitas empresas chegaram a falir por falta deste processo. Com esta simples ferramenta tudo pode ser alcançado no mundo dos negócios.

    -Isabelle B. 9 Ano CDA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabelle, veja o que respondi para o Victor Yuzo. Sem sombra de dúvida, muitas empresas fracassam por não ter um planejamento prévio ou, ao menos, um registro do que ela representa no mercado. Gostei!!

      Excluir
  64. Na minha opinião eu acho muito importante termos um plano de negócios, pois assim podemos ter mais clientes e consequentemente abrir por exemplo mais lojas na cidade.
    Porém acho que sempre deve haver um pouco de improviso, deixar o papel um pouco de lado e fazer o que realmente quer, desde que seja com consciência.
    Maiara Martins 9°CFA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Maiara, esse é o departamento da criatividade, da inventividade, da liberdade de criação. Nada engessado, sem dúvida. Ser criativo e assumir riscos com responsabilidade. Certinho!!

      Excluir
  65. Para o começo de uma empresa o plano de negócios é necessário para que tudo de certo.
    Eu acho que o plano de negócios não tem que ser feito somente no começo pois sempre o empreendedor tem que pensar no futuro da empresa e planejar tudo.
    Thieli 9°CDA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja bem, Thieli; o fato do empreendedor realizar o plano de negócios não sognifica que a sua empresa esteja imune a acidentes de percurso. O que faz a diferença é que no plano de negócios, de certa forma, prevê-se até os possíveis prejuízos. Dessa forma o empreendedor consegue sair de uma crise com maior facilidade. Muito bom!!

      Excluir
  66. Eu achei o plano de negócios muito importante para a abertura de qualquer que seja a empresa, pois assim ela poderá saber como alcançar melhor suas metas e como utiliza-las, se uma empresa não tiver planejamento prévio será bem mais fácil de fechar as portas. O plano de negócios precisa ser atualizado, pois as coisas vão mudam e o que está em alta hoje pode não estar amanhã e a empresa tem que buscar outras formas de lucro.
    Gabriela Lozano 9ºCDA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A atualização do business plan é fundamental, pois "o tempo não para...". Muito bom!!

      Excluir
  67. O plano de negócios é uma forma de o empreendedor obter sucesso naquilo que ele faz. Todo empreendedor deveria obter um plano de negócios, sendo a empresa dele pequena ou grande, pois assim ele teria uma tranquilidade maior na hora de realizar seus planos e metas.

    Giovana Mota, 9°CDA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O plano de negócios é importante e independe do tamanho do negócio. Muito bem lembrado!!!

      Excluir
  68. O plano de negócios é fundamental para quem quer começar um negócio,seja pequeno ou grande.Um empreendedor conpetente saberia todos os riscos,as estratégias e os desafios que terá de superar para chegar ao sucesso.
    O empreendedor,também,não pode se esquecer de expor suas ideias no papel e assim ter a visão de todas possibilidades de levar sua empresa ao sucesso.
    Bruno Kenji,9ºano CFA

    ResponderExcluir
  69. O texto mostra que na hora de montar um negócio, é importante ter todo o cuidado do mundo. É necessário seguir alguns passos para que tudo saia como planejado, precisa, sem dúvida alguma, ter uma boa cabeça, para diferenciar o certo do errado, e principalmente, uma mente aberta, que seja capaz de lidar com tudo o que está por vir: do bom e do pior. Outro ponto importante para ser um bom empreendedor, é a criatividade, copiar é algo ilegal e está longe de se tornar algo confiável.

    Lara Moreno - 9° Caio Fernando Abreu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A criatividade e a inventividade contam muito para o sucesso do negócio. No entanto, infelizmente, nos dias de hoje, nada se cria, tudo se copia; mas perde-se em originalidade. Por isso que gostamos quando vemos um produto novo no mercado. Gostei!!

      Excluir
  70. O plano de negócio é um projeto onde contém o escopo da empresa,o objetivo.Em que em um "pedaço de papel"é analisado o que a empresa irá produzir,o processo de fabricação,quanto irá gastar, despesas fixas e variáveis,receita bruta e liquida e o lucro liquido.O plano de negócio te dará informações para gerir o negócio.Mais hoje muitas empresas fazem o "Business Plan" quando a mesma já esta em andamento,contratando a consultoria para realizar esse tipo de trabalho em que ajudara a empresa a descobrir o problema que afetara seus lucros.O plano de negócios é muito importante para O FUTURO da empresa.
    Tainá Diniz-9°Caio Fernando Abreu.

    ResponderExcluir
  71. O Plano de negócios é essencial para toda empresa,nele estarão registrados suas ideias organizadamente,os objetivos e como cumpri-los,diminuindo as inseguranca e riscos,para que não se cometam erros na formacão da empresa dentro do mercado,vendo se vale a pena ou não se arriscar,investir no negócio e expandi-lo.


    Amanda Lima -9°Caio Fernando Abreu

    ResponderExcluir
  72. Toda empresa precisa de um plano de negocio, pois se nao tiver um, vc tem um grande risco de algo dar errado e sua empresa falir, com o plano de negocio nao, ele é como uma meta que você tem que seguir, para o seu negocio dar certo.

    Nicole 9ano CFA

    ResponderExcluir
  73. O plano de negócios é muito importante pra o crescimento e desenvolvimento de uma empresa.Seja ela grande ou pequena.Com ele,é como se a empresa estivesse estabelecendo metas a serem alcançadas,e com essas metas,pode se fazer um planejamento realista de como chegarem aonde querem e obterem um bom funcionamento do local.Sem esses objetivos traçados,há mais chances da empresa falir ou simplesmente não obter um bom lucro.

    9ano CDA
    Tânia Takeda

    ResponderExcluir
  74. Continuem postando seus comentários. A atividade prossegue até o final de trimestre. Profª Marilia Coltri.

    ResponderExcluir
  75. Geralmente é escrito por empreendedores, quando há intenção de se iniciar um negócio, mas também pode ser utilizado como ferramenta de marketing interno e gestão. Pode ser uma representação do modelo de negócios a ser seguido. Reúne informações tabulares e escritas de como o negócio é ou deverá ser.então acho que para ter um bom negocio, deve ter um bom planejamento. gabriela peclat oliveira 9 CFA

    ResponderExcluir
  76. Bom dia, não posso guardar tudo isso para mim, Sr. Anderson, ajude-me a ganhar US $ 2.500 por semana no comércio de criptomoedas, entre em contato com ele no whatsapp +1 (252) 285-2093

    ResponderExcluir