"Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém" Carta do Apóstolo Paulo aos Coríntios

"Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém [...]". (Carta do Apóstolo Paulo aos cristãos. Coríntios 6:12) Tudo posso, tudo quero, mas eu devo? Quero, mas não posso. Até posso, se burlar a regra; mas eu devo? Segundo o filósofo Mário Sérgio Cortella, ética é o conjunto de valores e princípios que [todos] usamos para definir as três grandes questões da vida, que são: QUERO, DEVO, POSSO. Tem coisas que eu quero, mas não posso. Tem coisas que eu posso, mas não devo. Tem coisas que eu devo, mas não quero. Cortella complementa "Quando temos paz de espírito? Temos paz de espírito quando aquilo que queremos é o que podemos e é o que devemos." (Cortella, 2009). Imagem Toscana, Itália.































segunda-feira, 7 de maio de 2012

HISTÓRIA - O CRESCENTE FÉRTIL





Crescente fértil é o nome dado a uma região do Oriente Médio, historicamente habitada por diversos povos e civilizações desde os mais primitivos estágios de evolução do homem moderno. Seu nome deriva precisamente do fato dessa região, em forma de lua crescente, ser extremamente propícia à agricultura, literalmente “rasgando” áreas desérticas completamente inóspitas, impróprias para povoamento constante e estável.
Tal condição vantajosa à ocupação humana advém do fato dessa região acompanhar o curso dos rios Tigre e Eufrates, (que nascem entre as montanhas Taurus, localizadas na atual Turquia) permitindo assim o pleno acesso a água potável, que também serve para a irrigação das lavouras locais, bem como para criação de gado.
O Crescente abrange as áreas da Mesopotâmia e do Levante (os territórios ou partes dos territórios de Palestina, Israel, Jordânia, Líbano, Síria e Chipre), delimitado ao sul pelo deserto da Síria e ao norte o Planalto da Anatólia.




A região é frequentemente denominada o “berço da civilização”, por ser ali o local de nascimento e desenvolvimento de vários povos, que atestadamente, antes de quaisquer outros em outras regiões do planeta, iniciaram o processo de desenvolvimento civilizatório como até hoje o reconhecemos, como por exemplo, através do estabelecimento em um determinado local em detrimento do nomadismo, o desenvolvimento de cidades, da agricultura, da roda, da escrita, de diversas ferramentas, além do desenvolvimento do comércio, isso tudo já existente por volta de 8000 anos atrás naquela mesma área.
Apesar da primazia da região, e de sua antiguidade com relação à ocupação humana, o termo “Crescente Fértil” é de criação bastante recente, tendo sido utilizado pela primeira vez pelo arqueólogo James Henry Breasted, na sua obra Ancient Records of Egypt“, de 1906. Tendo sido considerada bastante feliz tal expressão, esta passou então a ser de comum uso dentre os mais diversos estudiosos.
Além de área estratégica de passagem entre a África e a Eurásia, o Crescente Fértil também abriga uma rica biodiversidade. As mudanças durante as eras glaciais contribuíram para o constante surgimento e extinção de várias espécies animais e vegetais locais.
Obviamente, torna-se indispensável mencionar o rico legado arqueológico contido no Crescente Fértil, pela sua imediata ocupação, datada mesmo antes do surgimento do homem moderno, habitante de cidades, cultivador e criador de gado. Vestígios de culturas pré-modernas (homens pré-históricos, caçadores/coletores) bem como das primeiras culturas modernas estão por toda parte do denominado Crescente Fértil.
Os estados que atualmente possuem terras localizadas no Crescente Fértil são: Iraque, Jordânia, Líbano, Síria, Egito, Israel e Palestina, além da parte sul da Turquia e da área mais ocidental do território do Irã.

Atividade para os 6ºs anos: Pense e Responda (Capítulo 4 - página 59)
Questões para serem respondidas nesta atividade.
Leia atentamente o texto e observe o mapa do Crescente Fértil (primeiro mapa) e responda:

1ª. Sabendo que as regiões nas proximidades tanto dos rios Tigre e Eufrates quanto do rio Nilo localizam-se em terras altas ou desérticas, explique: como a natureza do crescente fértil determinou a ocupação populacional nessa região?

2ª A partir do que você estudou no texto e nos capítulos anteriormente estudados, responda: o crescente fértil poderia ter sido espaço para um processo de Revolução Agrícola?

59 comentários:

  1. Marilia eu entendi que :
    crescente fértil é uma região.Dentro dessa região a três rios, são eles: Rio Nilo no Egito e os rios Tigre e Eufrátes no Oriente Médio.Todas as civilizações que "nasceram" ali só foi possivel ser mantida graças a os rios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc é um gato mateus
      ass:linda luna

      Excluir
    2. Mateus sua mãe é professora????
      Porque eu acho que conheço ela!!!!!

      Excluir
  2. resposta apostila pág 59

    1- Os registros indicam que que a ocupação humana na região começou por volta de 7 mil a.C.ainda no período neolítico ,graças a grandes áreas inundáveis pois elas deixam a terra fértil , assim facilitando a plantação

    2- sim, pois nessa época a agricultura não era tão evoluída quanto é hoje,assim a CRESCENTE FÉRTIL poderia ser considerada uma revolução agrícola

    ResponderExcluir
  3. RICARDO MORENO BELLOTTO8 de maio de 2012 às 12:10

    O CRESCENTE FERTIL
    É O NOME DADO A UM REGIÃO COM TERRAS FÉRTEIS PARA AGRICULTURA E PARECE UMA LUA CRESCENTE.
    O CRESCENTE FERTIL É UMA TERRA MUITO ANTIGA, POSSUI VESTIGIOS DA ÉPOCA PRÉ-HISTORICA E TEM UMA RICA BRODIVERSIDADE.
    Ricardo Moreno Bellotto 6°ano - AMM

    ResponderExcluir
  4. Ricardo Moreno Bellotto8 de maio de 2012 às 12:39

    Resposta da página 59
    1- Essa região se desenvolveu por meio do aproveitamento dos rios, levando a formação das primeiras cidades.
    2-Sim, por ser uma região perto dos rios e ter terras férteis.
    Ricardo Moreno Bellotto 6°ano-AMM

    ResponderExcluir
  5. JOÃO GUILHERME PAES IJANO DOS SANTOS - 6º Ano AMM.
    1- Por ser uma área irrigada pelos rios Tigre, Eufrates e Nilo, a terra era propícia para a agricultura, fazendo com que as pessoas se instalassem no local.
    2-Sim, afinal havia o que se precisava: água e terra fértil.

    ResponderExcluir
  6. Giulia Buffo Pagliato8 de maio de 2012 às 14:18

    Giulia Buffo Pagliato Colegio Ser ! - Sorocaba 6 AMM.
    Ola
    Marilia eu entendi muitas coisa, eu percebi que " nacsente Fertil " era uma grande sorte para os povos que por ali eles viviam, pois os rios Elfrates , Tigre e Nilo ajudaram muito nas questoes do inicio do comercio e da questao do gado e tambem no inicio de formaçao de Estados.
    Obrigado ...

    ResponderExcluir
  7. Giulia Buffo Pagliato8 de maio de 2012 às 14:30

    Respostas da apostila página 59.
    1- O dezenvolvimento populacional ocorreu pois com o canalizamento dos rios a populaçao foi se aprocimando porque eles perceberam que naquela regiao eles tinham grandes diversidades de coisas e vendo os beneficios eles iam se aproscimando foi como uma " bençao".

    2- nossa e como seria, ia ser muito mais facíl para o Homos deixarem de serem nomades, o processo da agrícultura seria mais rapído e concerteza um pouco melhor .

    ResponderExcluir
  8. gabriel aparecido israel tudela colégio ser sorocaba 6 amm.
    ola
    marili eu entendi muitas coisas, eu per cebi que o "crescente fertil" quem vivia ali tinha bastante sorte.Os rios Elfrates,tigre e nilo pois eles ajudaram bem no começo do comercio e tambem no começo do formação de estados.
    obrigado professora marilia...

    ResponderExcluir
  9. Laura C. Bernardes 6 ano AMM Sorocaba
    Eu entendi que: a religião "crescente fertil" é uma religião de muita sorte. Os rios de diversos nomes eles ajudavam bastante no comercio de la.
    Obrigada Marilha

    ResponderExcluir
  10. Laura C. Bernardes 6ano AMM Sorocaba
    pág 59
    1-Essa religião ocorreu atraves dos aproveitamentos dos rios,e assim criando a 1 cidade

    2-Sim. Pois a terra era fertil e assim crescia os alimentos, era bebida era tirada dos rios.

    Obigada Marilha

    ResponderExcluir
  11. Ana Carolina F. Christofani - 6-o A.M.M. colégio ser sorocaba

    Marilia, a crescente fértil foi muito importante para todas as civilizações. Os mesopotâmios foram os "pais" da tecnologia agrícola e política.

    ResponderExcluir
  12. Carolina Gonçalves Garcia- 6 Ano Ana Maria Machado - Colégio ser Sorocaba.
    Marilia eu entendi que "Crescente Fertíl" É um nome dado a uma região do Oriente Médio, habitado por várias civilizações desde os mais primitivos estágios de evolução do homem moderno.
    Eu li também que o rio Eufrates tinha um grande acesso de água potavél, que serve para irrigação lavouras,e também para a criação de gado.
    O "berço da civilizção", Pois foi ali que foi nascimento e o desenvolvimento de vários povos
    O crescente fertil, abriga uma grande biodiversidade.

    ResponderExcluir
  13. sarah c carmo 6ano A.M.M colegio ser! sorocaba

    Eu entendi que,crescente fertil é uma região ,que dentro dela a três rios.E que a região é frequentemente denominada o "berço da civilização" por ser ali o local de nascimento e desenvolvimento de vários povos.
    adorei obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Ana Carolina F. Christofani - 6-o A.M.M. Colégio Ser Sorocaba
    respostas da pag.59

    a)Por causa dos rios os mesopotâmios represaram a água e utilizaram para diversos fins, inclusive para a agricultura.

    b)Sim.

    ResponderExcluir
  15. Sarah C Carmo 6ano A.M.M Colegio ser! Sorocaba

    Resposta da pag. 59
    1-O dezenvolvimento da populasao foi porcaisa da canalisasao dos rio e eles perseberam que la teria posibilidade de vida.

    2-sim,porque com a água dos rios cresiam alimentos na terra para eles comerem.

    ResponderExcluir
  16. Allison Lucas S. Albarozzo 6°ano AMM colegio ser sorocaba

    Reposta da página 59¨Pense e Responda¨
    1-
    a)
    b)Sim,Basta que sejam medidas nos estabelecimentos agrícolas, a melhoria da qualidade da água, a intensificação da vida microbiológica do solo

    ResponderExcluir
  17. Letícia A.Y. Giardini 6º ano AMM Colégio Ser! Sorocaba
    "Pense e Responda" - pág.59

    a)Nas margens dos rios Tigre e Eufrates, existiam grandes áreas inundáveis com terras férteis e as pessoas tinham acesso a água potável que servia também para irrigação das lavouras e a criação de gado.
    b)Sim, porque nessa região as terras eram muito férteis e puderam realizar obras para o benefício do povo.

    ResponderExcluir
  18. Parabéns à todos os alunos do 6° ano AMM, pelas excelentes colocações! Vamos discutir em sala a atividade. Um Profª Marilia Coltri.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostaria d saber quais as civilizacoes q c formaram na regiao do crescente fertil e quais os produtos q c produziam.

      obrigado des d ja

      Excluir
  19. Eu adorei a pesquisa do crescente fértil
    Eu aprendi muita coisa q eu não sabia
    Monira amer abou jokh
    Sexto ano Sergio Klein
    Colégio ser - Sorocaba - sp

    ResponderExcluir
  20. As pessoas se mudavam para locais proximos a rios no Crescente Fertil,pois eram solos ``ferteis``.Assim,formaram algumas populacoes,dando origem as primeiras cidades.

    Aline Talita Katsube 6ano Sergio Klein-Colegio Ser(Sorocaba)

    ResponderExcluir
  21. nossa adorei,eu aprendi muito tambem sobre os rios que eram o nilo ,tigre e o eufrates ,as pessoas se mudavam para la po causa da cresente fertil!!! m

    maria eduarda tomazella 6 ano s.k colegio ser sorocaba

    ResponderExcluir
  22. os povos se mudavam para locais proximos aos rios pois eram solos muito bons, eles eram "ferteis" deste jeito eles acabaram formando populacoes muito grandes ate q comecaram a formar cidades e governos.

    Alana Lopes de Souza Cordeiro,6 ano S.K.-COLEGIO SER!(Sorocaba)

    ResponderExcluir
  23. os antigos chamavam o crescente fértil assim ,pois as suas margens se cultivavam muitas plantas, isto é nas suas margens as pessoas praticavam a agricultura!!!
    o crescente fértil era formado pelos seguintes rios: nilo, tigre e Eufrates
    monira amer abou Jokh
    sexto ano Sergio Klein
    colégio ser
    Sorocaba - são paulo

    ResponderExcluir
  24. Eu entendo que crescente fértil é uma região do oriente médio,habitada por diferentes povos e civilizações desde a evolução do homem moderno.Seu nome deriva do fato da região ter forma de lua crescente.A região é denominada de berço da civilização.

    Matheus Gotha 6ano Sergio Klein.

    ResponderExcluir
  25. Crescente fértil é o nome dado a uma região do Oriente Médio.Habitado por diversos povos e civilizações desde os estágios do homem.
    Com os rios tigre e eufrates podiam utilizar da inundação deles para a irrigação do agricultura e o acesso da água potável.
    E começou o desenvolvimento das cidades,da agricultura,da escrita e etc.
    As mudanças na era glacial contrbuio a extinção de animais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O comentário ficou muito bom, no entanto não dei fe quem é. Deixe sempre seu comentário com a devida identificação. Profª Marilia Coltri.

      Excluir
  26. Leonardo Goes Souto-6 Sergio K.

    Oi Marilia,entendi que Crescente fértil é o nome dado a uma região do Oriente Médio, historicamente habitada por diversos povos e civilizações desde os mais primitivos estágios de evolução do homem moderno.

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  27. Leonardo Goes Souto-6º Sergio K.

    Respostas pág.59.
    1.
    a)Os registros mostram que a ocupação humana começou em aproximadamente 7.000 a.C.no período Neolítico,graças as grandes terras inundáveis,pois elas deixavam o solo rico em minerais,propicio para a plantação.

    b)Sim,facilitaria para os homos deixarem o nomadismo,a agricultura seria mais rápida e eficiente.

    Obrigado Marilia,até segunda!

    ResponderExcluir
  28. Eu entendi q o Crescente fértil é habitada por vários povos e também por muitas civilizações .
    Os rios Nilo,Tigre e Eufrates são localizados em grandes lavouras para servir mais benefícios para a criação de animais.
    O Crescente Fértil fica perto da mesopotâmia .
    As pessoas se mudavam de um lugar para o outro através da Crescente Fértil !!!!

    Adorei , aprendi varias coisas interessantes ! Obrigada Marília !
    Livia Pires Bermeça – 6º ano S.K. ! Colégio Ser (Sorocaba)!

    ResponderExcluir
  29. nicolli - 6 ano A.M.M - colégio ser! sorocaba10 de maio de 2012 às 17:15

    pag 59

    1)o desenvolvimento da população começou por que canalizaram o rio, e teria possibilidade de existir vida la

    2)sim. Pois a agua do rio regava as plantas e assim cerescia, e eles comiam

    OBRIGADA MARALIA

    ResponderExcluir
  30. Luiza Hernandes Gagliardi-6° ano AMM-Colégio Ser! Sorocaba.
    Respostas da página 59:
    1)Nas margens dos rios: Tigre e Eufrates (localizados no Oriente Médio), existiam muitas inundações. A água dessas inundações era potável, com isso, era possível o maior desenvolvimento da agricultura. Com mais alimentos, era possível a população se alimentar o suficiente.
    2)Sim, devido, a água potável das inundações, era possível o maior desenvolvimento da agricultura.
    Muito bom o texto. Parabéns!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  31. marilia eu entendi que o crescente fértil foi importante

    ResponderExcluir
  32. crescente fertil e o nome dado a regiao do Oriente Medio,habitada por diversos povos e civilizacoes,des dos mais primitivos estagios do homem moderno.seu nome deriva do formato de lua crescente.
    Maria julia barretto casagrande
    6 ano Sergio Klein
    Colegio ser - Sorocaba-Sao paulo

    ResponderExcluir
  33. André Flaquer –colegio ser! 6 ano s.k

    O texto explica que o crescente fértil e uma região do oriente médio , habitada por diversos povos e civilizações desde os mais antigos estágios de evolução do homem moderno.
    Adorei o texto

    ResponderExcluir
  34. Pedro Henrique- Colegio Ser! 6 s.k
    Eu entendi que a crescente fértil foi uma região do oriente médio,habitada por diversoos povos desde antigamente antes da modernidade.

    ResponderExcluir
  35. Oi Marilia eu adorei estudar sobre a crescente fértil foi um n ome dado a uma cidade no Oriente Médio, eu aprendi que as civilizações faziam agricultura nas margens dos rios quando chovia ficava molhado as margens e eles esperavama terra ficar fértil para a plantação ,quando chovia muito as civilizações faziam canais para não perderem as plantação isso acontecia nas margens do rio Nilo ,Tigre e Eufrates são os pricipais rios .

    o meu nome é : Maria Eduarda Siqueira Duarte

    do 6 ano Sergio Klein

    do Colégio Ser!!!

    ResponderExcluir
  36. Eu adorei aprender isso muito obrigado !!!!

    Maria Eduarda Siqueira Duarte

    6 ano Sergio Klein

    Colégio Ser!!!!

    ResponderExcluir
  37. Respostas
    1- Por ser extremamente propício à agricultura, rasgando literalmente as àreas desérticas.

    2- Por ser uma área estratégica de passagem entre a África e a Eurásia e também abrigar uma rica biodiversidade.

    Nome:Nícolas.6º ano AMM.

    ResponderExcluir
  38. Giovani 6 ano s.k. - colégio ser!

    o texto explica que o crescente fértil é uma regiao do oriente medio, habitada por diversos povos e civilizações desde antigamente antes do tempo moderno

    ResponderExcluir
  39. Giovani 6 ano s.k. - colégio ser!

    Resposta da página 59
    1- Essa região se desenvolveu por meio do aproveitamento dos rios, levando a formação das primeiras cidades.

    2-Sim, afinal havia o que se precisava:água e terra fértil.

    ResponderExcluir
  40. Giovani 6 ano s.k. - colégio ser!

    Resposta da página 59
    1- Essa região se desenvolveu por meio do aproveitamento dos rios, levando a formação das primeiras cidades.

    2-Sim, pois havia o que se precisava: água e terra fértil.

    ResponderExcluir
  41. Crescente fértil é o nome dado a uma região do Oriente Médio, historicamente habitada por diversos povos e civilizações desde os mais primitivos estágios de evolução do homem moderno. Seu nome deriva precisamente do fato dessa região, em forma de lua crescente, ser extremamente propícia à agricultura, literalmente “rasgando” áreas desérticas completamente inóspitas, impróprias para povoamento constante e estável.
    Tal condição vantajosa à ocupação humana advém do fato dessa região acompanhar o curso dos rios Tigre e Eufrates, (que nascem entre as montanhas Taurus, localizadas na atual Turquia) permitindo assim o pleno acesso a água potável, que também serve para a irrigação das lavouras locais, bem como para criação de gado.
    JULIA MAYUMI 6 ANO SK
    COLEGIO SER SOROCABA

    ResponderExcluir
  42. Crescente fértil é o nome dado a uma região do Oriente Médio, historicamente habitada por diversos povos e civilizações desde os mais primitivos estágios de evolução do homem moderno. Seu nome deriva precisamente do fato dessa região, em forma de lua crescente, ser extremamente propícia à agricultura, literalmente “rasgando” áreas desérticas completamente inóspitas, impróprias para povoamento constante e estável.
    Tal condição vantajosa à ocupação humana advém do fato dessa região acompanhar o curso dos rios Tigre e Eufrates, (que nascem entre as montanhas Taurus, localizadas na atual Turquia) permitindo assim o pleno acesso a água potável, que também serve para a irrigação das lavouras locais, bem como para criação de gado.
    JULIA MAYUMI 6 ANO SK
    COLEGIO SER SOROCABA

    ResponderExcluir
  43. Rafael Kurtinaitis Dias (6o Colégio Ser)
    ---------------------------------------
    O crecente fertil é uma faixa de terra que vai desde a Africa até o Golfo Persico, ela é uma terra de deserto, mas tem 3 rios (Nilo, Tigre e Eufrates ) que tinham agua potável e assim os povos usaram esses rios para plantar alimentos e criar animais, formando muitas cidades em volta desses rios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rafael Kurtinaitis Dias13 de maio de 2012 às 16:49

      Rafael Kurtinaitis Dias (6o Colégio Ser)
      ------------------------------------
      É muito importante a agua potável para nós, precisamos proteger a agua, sem ela não vamos viver e cidades vão morrer, acho importante a gente cuidar do nosso planeta.

      Excluir
  44. Rafael Kurtinaitis Dias (6o Colégio Ser)
    ----------------------------------------
    Respostas pagina 59

    1- A natureza criou os rios, os homens construiram represas e canais de irrigação de agua, fazendo assim um lugar bom para a produção de alimentos, eles usuaram as aguas potáveis dos rios e assim formaram as cidades na região.

    2- Sim, ele foi uma revolução, porque com esses 3 rios, eles conseguiram plantar alimentos e criar animais

    ResponderExcluir
  45. Giovana Shibata- Colegio Ser! Sorocaba - 6°ano S.K
    Bom dia Marilia.Adorei sua publicaçao do crescente fertil.Deu a entender q o crescente fertil é o nome dado a uma regiao no oriente médio.Habitado por diversos povos e civilizaçoes desde os estagios do homem.
    Os rios:Tigre,Eufrates e Nilo sao localizados em lavouras para servir mais beneficios para a criaçao de animais.Com as aguas desses rios é maior o desenvolvimento da agricultura.
    O crescente fertil é localizados perto da mesopotamia.As pessoas viviam se mudando de um lado para o outro atraves do crescente fertil.

    ResponderExcluir
  46. 1) A natureza da crescente fértil ajudou a ocupação populacional pela fertilidade do solo para a agricultura que atraiu os agricultores e isso aumentou a população
    2) Sim,porque tinha a água e o solo era fértil

    GABRIEL BENEVENUTO MANOEL 6 ANO SK SOROCABA

    ResponderExcluir
  47. LEONARDO PALERMO SILVA19 de maio de 2012 às 08:33

    MARILIA EU ACHEI BEM LEGAL O SEU BLOG.
    ENTENDI QUE O CRESCENTE FÉRTIL É UMA REGIÃO QUE TEM 3 IMPORTANTES RIOS O RIO NILO, O RIO EUFRATES E O RIO JORDÃO QUE OFERTAVA RECURSOS HIDRICOS PARA A PRATICA DA AGRICULTURA DANDO INICIO AO INICIO DAS CIVILIZAÇÕES.

    ResponderExcluir
  48. Giulia de Castro Fogassa 6ano Sérgio klein colegio Ser sorocaba.
    Marilia, crescente fértil é uma região.Dentro dessa região a três rios: Rio Nilo no Egito e os rios Tigre e Eufrátes. os povos se mudavam para locais pertos de rios porque o solo era fértil, e era bom para as plantações deste jeito eles acabaram formando populacoes muito grandes ate que começaram a formar cidades e governos.

    ResponderExcluir
  49. Isabella
    Mrilia eu sou amiga da Giulia do colegio ser do 6ano sergio klein
    O EGITO É UMA GRANDE CIVILIZAÇÃO!!!

    bjs Isabella

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou Isabella amiga da giulia 6ºano Sergio Klein Colegio ser:
      Aprendi muito sobre o crescente fértil...
      A região é frequentemente denominada o “berço da civilização”, por ser ali o local de nascimento e desenvolvimento de vários povos, que atestadamente, antes de quaisquer outros em outras regiões do planeta, iniciaram o processo de desenvolvimento civilizatório como até hoje o reconhecemos, como por exemplo, através do estabelecimento em um determinado local em detrimento do nomadismo, o desenvolvimento de cidades, da agricultura, da roda, da escrita, de diversas ferramentas, além do desenvolvimento do comércio, isso tudo já existente por volta de 8000 anos atrás naquela mesma área.
      Quer ver meu site para saber como que é ele é: www.vitalbrazilsp.com.br

      Excluir
  50. Isabella amiga da Giulia do colégio Ser! Sorocaba 6ºano Sergio Klein.
    Quer ver o site da minha escola para saber mais sobre ela?( mas ela é de "São Paulo".)
    Acesse: www.vitalbrazilsp.com.br
    O nome dela é Vital Brazil.
    Bjs Isabella...

    ResponderExcluir
  51. Que paises existem hoje na antiga região de Crescente Fértil?

    ResponderExcluir
  52. parabens,muito legal mas infelizmente nao achei oque eu queria mas mesmo assim muito obrigada,aprendi muito com isso.

    ResponderExcluir