"Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém" Carta do Apóstolo Paulo aos Coríntios

"Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém [...]". (Carta do Apóstolo Paulo aos cristãos. Coríntios 6:12) Tudo posso, tudo quero, mas eu devo? Quero, mas não posso. Até posso, se burlar a regra; mas eu devo? Segundo o filósofo Mário Sérgio Cortella, ética é o conjunto de valores e princípios que [todos] usamos para definir as três grandes questões da vida, que são: QUERO, DEVO, POSSO. Tem coisas que eu quero, mas não posso. Tem coisas que eu posso, mas não devo. Tem coisas que eu devo, mas não quero. Cortella complementa "Quando temos paz de espírito? Temos paz de espírito quando aquilo que queremos é o que podemos e é o que devemos." (Cortella, 2009). Imagem Toscana, Itália.































sábado, 11 de maio de 2013

A ESTRUTURA DO SISTEMA FEUDAL

Colégio Ser! - Sorocaba
Atividade do A.P.E. Trimestral - HISTÓRIA

7ºs anos (Clarice Lispector e Monteiro Lobato)

Prof.ª Marilia C. C. Coltri

 
A ESTRUTURA DO SISTEMA FEUDAL
 
 

 
No final do século IX têm-se novas invasões na Europa Ocidental, trata-se dos vikings (ou normandos, no norte), húngaros (no leste) e dos sarracenos (na península Ibérica e parte da península Itálica).

A fragilidade político-militar ocasionadas com as invasões fez com que a população buscasse refugio em suas unidades territoriais agrárias, num processo que vinha se intensificando desde as épocas das primeiras invasões bárbaras no Império Romano, ainda no século IV. A população das cidades, igualmente aterrorizada, buscava a proteção desses senhores, fortalecendo os laços de dependência entre esses nobres e um crescente contingente de dependentes.

Aqui, podemos perceber uma das principais características do sistema feudal, qual seja a substituição da mão-de-obra escrava – típica do Império Romano, que por longo empo continuará coexistindo – para a utilização da mão-de-obra caracterizada pelos laços entre os indivíduos, ou seja, por relações servis, que subordinavam a população rural que procurava segurança aos senhores feudais. O senhor feudal tinha o poder de julgar e punir a população que vivia em suas terras aos vassalos.

Temos que ter em perspectiva que o embrião do sistema feudal já existia na época do Império Romano, por meio do sistema de colonato, onde trabalhadores rurais arrendavam uma porção de terras de nobres romanos sob a condição de destinar parte da produção como forma de pagamento. Essa mesma base foi ganhando forma no Império Carolíngio com as doações (beneficiaum) de terras (dominiaum).

Além das relações servis, o feudalismo tem como uma de suas principais características a ruralização, ou seja, a vida girava em torno da atividade agrícola, onde a unidade agrária, ou feudo, assumia um papel de destaque. O feudo caracterizava-se por uma extensão de terras de um nobre dividido essencialmente em três partes. Uma era explorada diretamente pelo proprietário (o manso ou reserva senhorial), onde ficavam a casa do senhor (às vezes um castelo) oficinas, celeiros estábulos, pastagens, bosques e terras para plantio. Essa unidade correspondia em geral à metade dos domínios do senhor. A outra metade era dividida entre em porções de territórios que eram exploradas pelos servos, então denominada manso servil. Poderiam existir ainda territórios de utilização comunal, como pastos e bosques, que eram denominados mansos comunais. 

 
 
Como contrapartida para o usufruto hereditário do manso, os camponeses tinham que entregar ao senhor feudal uma parcela do que produziam no feudo, além de prestar serviços nas reservas senhoriais. Nesse sentido, o manso tinha a dupla importância de efetivar a ligação de dependência entre o senhor feudal e seus servos e proporcionar recursos para a sobrevivência dos camponeses habilitando-os para trabalhar nas reservas senhoriais.

Para entender o conjunto de relações que giravam em torno do feudo, devemos ter em perspectiva que durante o período feudal não havia um poder político ou um estado centralizado, nesse sentido, podemos dizer que o poder era descentralizado. Não obstante, a influência das invasões germânicas introduziu a fidelidade pessoal nas relações de poder e entre indivíduos.

Por meio dessa relação de fidelidade e lealdade os senhores feudais, ou suseranos (o maior de todos os suseranos era o rei) concedia benefícios para os seus vassalos. Um rei, por exemplo, poderia conceder um feudo para um senhor feudal, que se tornaria seu vassalo. Esse senhor feudal, por sua vez, poderia dar continuidade a relação de vassalagem dando proteção e parcelas de terras para outros nobres de menor importância, que se tornariam seus vassalos.

Podemos perceber que essa situação ajudou a consolidar o poder local dos senhores feudal, na medida em que como contrapartida ao feudo que recebiam de seu suserano (que poderia ser um rei) se comprometia em dar apoio militar e o que poderia chamar muito grosseiramente de apoio logístico (hospedagem e armas e cavalos, por exemplo). O que importa ressaltar é que se trata, sobremaneira, de laços militares. Ao mesmo tempo, é possível perceber que quanto maior o número de vassalos, maior era o poder de um suserano.

A cerimonia que afirmava os laços entre vassalo e suserano era chamada de homenagem, sendo composta de duas partes: o juramente e a investidura. O vassalo declarava sua fidelidade ao suserano, selando o pacto com um beijo. Em seguida jurava auxilio militar e em caso de necessidade, financeira para o suserano. Na sequencia, por meio da investidura, o vassalo recebia o feudo. Somente os cavaleiros poderiam prestar vassalagem a outro nobre, na medida em que se tratava de um trato entre iguais. 

 
 
Como é obvio constatar, com todo o processo de ruralização e a crescente importância dos senhores feudais a terra passou a ser a principal fonte de riqueza com preponderância da atividade agrícola. A produtividade era muito baixa, e o camponês ficava com apenas algo em torno de 20% do que produzia. Quase tudo que o feudo precisava era produzido no próprio feudo, que apesar de não ser autossuficiente era auto subsistente, ou seja, poderia sobreviver por conta própria. Contudo, havia comércio entre determinadas regiões, entre feudos, por meio de feiras, e até mesmo de produtos que não existiam em determinadas regiões – como o sal e mercadorias de luxo, (essa consumida fica evidente, por algumas poucas pessoas).

As características da sociedade feudal (economia agrária, poder descentralizado e laços vassálicos) originaram um modelo tripartido da sociedade em três ordens que seriam naturais, complementares e consideradas fruto da vontade divina. Nessa divisão o clero teria a incumbência de rezar (e salvar as almas, missão deveras importante); aos nobres ficaria reservada a arte da guerra e o dever de resguardar a cristandade (e seus interesses particulares); por fim, aos servos, ficaria a árduo dever do trabalho. A ideia da ordem tripartida, legitimada pela igreja preza pela complementaridade, nesse sentido, cada uma das classes teria seu lugar bem definido e todas deveriam cumprir suas funções para o natural funcionamento da sociedade. 


 

Esse modelo tripartido da sociedade evidencia o fato de praticamente não existir mobilidade social. No caso dos servos, por exemplo, mesmo que o feudo mudasse de dono, os camponeses continuariam vinculados a terra e às suas obrigações, agora com o novo senhor.

Entre as principais obrigações dos servos estavam:

  • Talha – Parte do que era produzido no manso deveria ser entregue ao senhor feudal.
  • Corveia – Trabalho compulsório nas reservas senhoriais em alguns dias da semana.
  • Banalidade – Cobrança pelo uso obrigatório das instalações e instrumentos do feudo, como pontes, moinho, celeiro.
  • Tostão de Pedro – 10% da produção do servo deveríamos ser pagas a Igreja.
  • Taxa de Justiça – Servos e os vilões (camponeses não vinculados ao feudo) deviam pagar para serem julgados no tribunal do nobre.
  • Formariage – Taxa paga quando o servo ou o nobre se casava para ajudar nas despesas do casamento.
  • Mão Morta – Pagamento de uma taxa para permanecer no feudo quando o chefe da família morria.
Fonte: http://imagohistoria.blogspot.com.br/search/?q=feudalismo&x=32&y=13

Atividade do A.P.E. Trimestral:
Faça uma análise do conteúdo sobre a Estrutura do Sistema Feudal e redija um comentário de, no mínimo, 15 linhas, ressaltando aspectos importantes abaixo relacionados, entre outros:
 
- Base da economia;
- Servidão ou escravidão?
- O domínio da Igreja Católica Apostólica Romana;
- As taxas feudais.


NÃO ESQUEÇA A SUA IDENTIFICAÇÃO;
NOME, SÉRIE E TURMA, COLÉGIO SER! SOROCABA.
 
O prazo para postagem da atividade vai até o dia 15/05/13.
 

Bom Trabalho!!!
Prof.ª Marilia C. C. Coltri.
 

20 comentários:

  1. olá marilia eu adorei o texto do feudalismo, principalmente as partes das taxas e a parte servos trabalhando com os carros de boi.
    No sábado dia 11/05/2013no colégio ser,eu gostei de lhe ajudar a montar o feudo e foi muito legal que os alunos ajudassem a terminar o feudo

    GABRIEL AP. ISRAEL TUDELA 7º ANO COLÉGIO SER SOROCABA
    ATÉ SEGUNDA

    ResponderExcluir
  2. Olá Gabriel, que bom que você gostou. Agradeço imensamente pela sua ajuda. Ela foi muito valiosa. Aguardo a complementação do seu comentário.
    Profª Marilia Coltri.

    ResponderExcluir
  3. João guilherme Paes Ijano dos Santos - 7º ano ML

    Gostei muito de estudar sobre o Feudalismo e vou relatar o que aprendi: Como estavam acontecendo invasões na Europa Ocidental, no final do século IX, as pessoas, para se protegerem, uniram-se em atividades agrárias prestando serviços a senhores que possuíam terras, criando uma relação servil. não era chamado de escravidão, mas parecia. É só observar a continuação do meu relato.
    Os servos prestavam serviços na agricultura (base da economia) e o poder ficava para os senhores feudais, que eram os donos das terras (feudos), que pagavam impostos para os senhores feudais, sobre tudo o que possa imaginar; e como disse a professora Marília em aula: "Só não pagavam para respirar".
    A sociedade feudal era formada pelos nobres, pelo clero e pelos servos.
    Por falar no clero, a Igreja Católica dominava. Detinha o poder espiritual de também tinha grande poder econômico, pois possuía terras e tinha servos trabalhando.
    As pessoas não estudavam, só os filhos dos nobres. Muitos eram analfabetos.
    Existiam também os vassalos, que juravam defender um suserano (que poderia ser um rei), estabelecendo uma relação chamada de vassalagem.
    Bom, é isso que eu entendi. Acho que atualmente há problemas, mas a vida parece mais fácil do que essa. João Guilherme 7º ano ML.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo comentário, João Guilherme. Como você foi bem sucedido na avaliação substitutiva, esse post será valorizado na avaliação global.
      Prof.ª Marilia C C Coltri.

      Excluir
  4. Olá Marília sou eu denovo eu vou complementar o meu comentário com alguns complementos :

    O Castelo foi construído para a defesa de armazém de alimentos.
    O manso servis eram pequenas de extensões cultiváveis aos camponeses.
    Os mansos senhoriais eram terras cultivadas pelos camponeses.
    As terras comunais eram utilizada pôr todos os pastoreio.
    Os camponeses pagavam tributos aos senhores e a igreja.
    A cavalaria era a unidade básica decombate na Europa medieval e era o cavaleiro.
    A igreja católica chefiava as cerimônias de sagração dos cavaleiros.
    Tchau Marília até quinta feira
    Gabriel Tudela Colégio ser Sorocaba 7 ano


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem, Gabriel. Agora temos uma complementação. Parabéns pela participação!
      Prof.ª Marilia C C Coltri.

      Excluir
  5. Giulia de Castro Fogassa 7ºano M.L Colégio Ser! Sorocaba

    Oi, Marilia gostei muito de aprender sobre o Feudalismo, aprendi primeiramente que Feudo significa Terras.
    Os povos dessas "terras" feudos deviam pagar muitas taxas como: Talha, Corveia, Banalidade, Tostão de Pedro, Taxa de Justiça, Formariage, Mão morta, entre outras, e como você mesmo disse só faltava pagar para respirar, eles também trabalhavam bastante para poder sustentar as suas famílias. No manso senhorial eles trabalhavam, mais 100% da terra era para o Senhor Feudal, e no manso servil 50% das terras iam para a população e os outros 50% também para o Senhor Feudal.
    Eles também não podiam sair dos feudos, mas, se saíssem não poderiam voltar mais para aquele feudo.
    E nessa época a Igreja Católica Apostólica Romana, meio que "mandava". Achei muito aprender sobre isso, é jeito muito diferente de viver. Bjs xoxo(beijos e abraços). GIULIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja bem, Giulia; no manso senhorial a produção ia integralmente para o senhor feudal. No manso servil 50% da produção era destinada ao senhor feudal e os outros 50% ficavam com os servos.
      Bom trabalho!
      Prof.ª Marilia C C Coltri.

      Excluir
  6. Ola professora Marília aqui ha o texto que você pediu:
    No final do século IX ha novas invasões na Europa Ocidental, trata-se dos grandes povos bárbaros.
    Ha população do Imperio queria a proteção dos senhores feudais por causa dessas invasões.
    É nessa época que ocorre o fim da mão de obra escrava para utilizar a mão de obra servil. O senhor feudal tinha o poder de julgar e punir a população que vivia em suas terras.
    O feudo girava em volta da agricultura, ou seja, a vida girava em torno da atividade agrícola. O feudo era caracterizado por uma extensão de terras de um nobre dividido essencialmente em três partes.A do senhor feudal (manso senhorial ou reserva senhorial), a dos servos (manso servil) e as terras comunais (manso comunal).
    Os camponeses tinham que entregar ao senhor feudal uma parte do que produziam no feudo e trabalhar em suas terras.
    Eles tinham que pagar uma taxa pelo o que acontecia no feudo. Exemplos:
    #A corveia:Taxa paga com trabalho no manso senhorial.
    #A talha:Partilha da produção dos servos com o senhor.
    #A banalidade:Taxa paga pelo uso dos instrumentos do senhor ao servo.
    Entre outras taxas.
    O feudo era constituido por castelo, moinho, cavalaria, servos, cemiterio, capela, terras comunais, manso servil, manso senhorial etc.
    Matheus Gotha
    7 ano M.L.
    Colegio ser

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem, Matheus. Sua participação foi muito boa e seu comentário bastante interessante.
      Bom trabalho!
      Prof.ª Marilia C C Coltri.

      Excluir
  7. oi Marília,
    eu aprendi várias coisas sobre o feudo, primeiro feudo significa terra.O feudo como era protegido por muralhas era um ótimo abrigo ao servos.Os servos dos feudos trabalhavam para o senhor feudal,mas no feudo não havia a escravidão, sim, a servidão os servos eram presos a terra ,pois sabiam que não ficando ali seriam protegidos bárbaros.No feudo, a igreja católica apostólica romana dominava, até os que eram pagãos se converteram ao catolicismo.OS servos por serem a mais baixa classe social não eram privilegiados, pagam inúmeras taxas como banalidade, corveia, justiça, talha, mão morta etc.Como nessa época não havia dinheiro, no feudo eram feitas trocas naturais, produto por produto e os produtos que eram trocados era uma parte do manso servil e uma das terras comunais.Os servos pelos uma vez na semana eram obrigados a trabalhar no manso senhorial, que os alimentos eram 100% destinado ao senhor feudal.Já no manso servil era 50% aos servos e 50% para o senhor feudal.Eu aprendi muito sobre os feudos com as aulas mais divertidas e teóricas,e adorei muito fazer um comentário, porque para mim foi a mais legal matéria que eu aprendi. BJS S2.
    Isabella Takaes Zaninetti, 7°Monteiro Lobato (colégio Ser!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela participação, Isabella. Fico feliz que você tenha apreciado o blog e, mais ainda, que você tenha assimilado o conteúdo sobre Feudalismo.
      Bom trabalho!
      Prof.ª Marilia C C Coltri.

      Excluir
  8. Com as invasões bárbaras a população de Roma foi se refugiar,procuravam proteção,fortalecimento dos laços de dependência entre nobres e crescente contingente de dependentes. Percebemos uma das principais características da sociedade feudal,a substituição da mão-de-obra escrava-muito comum no império romano.Para a utilização de mão-de-obra era preciso dos servos que faziam seu trabalho em troca ganhava proteção dos senhores feudais donos das terras.o senhor feudal tinha o poder de julgar e punir a população que vivia na sua terra. No feudalismo os servos pagavam impostos não através da moeda, mas através de trabalho, nas terras do senhor feudal, essa forma de pagamento foi adotada pelo o império carolíngio.O feudalismo significa uma extensão de terras de um nobre dividido essencialmente em três partes.Os camponeses tinham que entregar ao senhor feudal uma parte do que produzia no feudo.Nessa época o poder político não era centralizado,desse modo, o poder político era descentralizado.A cerimônia que afirmava os laços entre vassalo e suseranos era chamada de homenagem,sendo composta de duas partes: o juramente e a investidura.A terra passou a ser a principal fonte de riqueza com preponderância da atividade agrícola.
    Entre as principais obrigações dos servos é a talha,corvéia,banalidade e mão morta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom seu comentário, Nicolas. Você conseguiu sintetizar os principais pontos analisados no conteúdo.
      Bom trabalho!
      Prof.ª Marilia C C Coltri.

      Excluir
  9. Oi Marília,
    O que eu aprendi sobre os feudos foi:No final do séc.IX novas invasões barbaras ocorreram na Europa Ocidental,para os cidadãos se protegerem dos vikings eles foram para feudos em busca de proteção e moradia.
    Nesses feudos quem mandava era o senhor feudal,em troca de proteção que ele dava aos cidadãos ele mandava que eles fossem seus servos e seus camponeses.Nos feudos não existia dinheiro(moeda) , então tudo era a base da troca natural,produto por produto.
    Nesse período a igreja apostólica dominava os feudos,todos se converteram ao catolicismo.
    Os sevos eram a menor classe social,por isso,não eram privilegiados,pagavam varias dividas como:corveia,banalidade,mão morta,entra vários outros tipos de pagamentos .
    No feudo existia o manso senhorial,esse o senhor feudal tinha 100% do que foi cultivado,também existia o manso servil,esse os servos tinham 50% do que foi cultivado e o senhor feudal tinha os outro 50% do que foi cultivado
    No feudo existia:moinho,cemitério,onde os mortos eram interrados,terras comunais,onde todos podia pegar alimento,casinhas dos servos,um imenso castelo para o senhor feudal e sua família,"um centro"onde ocorria as trocas, os mansos e a capela.
    Eu gostei muito de aprender sobre o feudo,pois nós fizemos varias aulas legais,nós fizemos a miniatura de como seria um feudo, fomos na horta e com isso tudo o que nós aprendemos ficou mais legal e mais fácil de gravar na cabeça.Obrigado por nos ajudar!!!!
    Aluno:Enzo Yehudi Basso.
    Turma:7ºano Monteiro Lobato.
    Colégio Ser! Sorocaba.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, Enzo!! A proposta é essa mesma e, pelo jeito, funcionou. Podemos analisar alguns temas de maneira mais lúdica. Assim a aprendizagem fica mais agradável.
      Bom trabalho e obrigada!!!
      Prof.ª Marilia C C Coltri.

      Excluir
  10. Oi Marília,
    O que eu entendi sobre feudos é que eles foram muito importantes naquela época,pois em troca de segurança e sobrevivência,os senhores feudais recebiam trabalho,como plantar, colher etc.
    A economia era na base de trocas e não existia comercio.
    O feudo era composto de: Igreja, Moinho, Cemitério, Manso Senhorial, Manso Servil, Áreas Comunais, Castelo, Ferramentas e normalmente Carros de boi.
    Adorei este assunto,para mim foi o mais legal até agora!

    Obrigado,
    Leonardo Souto
    7º C.L

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns, Leo! Seu post foi muito interessante!
      Bom trabalho!!
      Prof.ª Marilia C C Coltri.

      Excluir
  11. Está encerrado o prazo para a publicação de novos comentários destinados ao APE Trimestral. Mas vocês poderão continuar lendo e comentando os artigos.`
    Prof.ª Marilia C C Coltri.

    ResponderExcluir
  12. Oi Marília,meu nome é Vitória,moro em Itaberaba na Bahia,visitei seu blog e percebi que ele contém muitas informações sobre o feudalismo,com isso aprofundei mais o conteúdo que estou estudando no fim dessa unidade,adorei seus conceitos sobre o feudalismo,continue assim e lembre-se,pelo o que vi no seu texto você é uma boa professora de história. Um beijo grande e um forte abraço. Vitória Birth -
    Ai em baixo está um relado do que aprendi.


    No feudo existia o manso senhorial,esse o senhor feudal tinha 100% do que foi cultivado,também existia o manso servil,esse os servos tinham 50% do que foi cultivado e o senhor feudal tinha os outro 50% do que foi cultivado
    No feudo existia:moinho,cemitério,onde os mortos eram interrados,terras comunais,onde todos podia pegar alimento,casinhas dos servos,um imenso castelo para o senhor feudal e sua família,"um centro"onde ocorria as trocas, os mansos e a capela.
    Adorei seu blog e com ele aprendi um pouco mais sobre o feudalismo , um beijo e um abraço

    Aluna: Vitória Birth
    Turma:7ºano
    Colégio Arvoredo , Itaberaba-Ba

    ResponderExcluir