"Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém" Carta do Apóstolo Paulo aos Coríntios

"Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém [...]". (Carta do Apóstolo Paulo aos cristãos. Coríntios 6:12) Tudo posso, tudo quero, mas eu devo? Quero, mas não posso. Até posso, se burlar a regra; mas eu devo? Segundo o filósofo Mário Sérgio Cortella, ética é o conjunto de valores e princípios que [todos] usamos para definir as três grandes questões da vida, que são: QUERO, DEVO, POSSO. Tem coisas que eu quero, mas não posso. Tem coisas que eu posso, mas não devo. Tem coisas que eu devo, mas não quero. Cortella complementa "Quando temos paz de espírito? Temos paz de espírito quando aquilo que queremos é o que podemos e é o que devemos." (Cortella, 2009). Imagem Toscana, Itália.































domingo, 12 de maio de 2013

RELIGIÕES E FILOSOFIAS ORIENTAIS

Colégio Ser! Sorocaba
Atividade do A.P.E. trimestral - HISTÓRIA
6ºs anos (Machado de Assis e Maurício de Sousa)
Prof.ª Marilia C. C. Coltri


RELIGIÕES E FILOSOFIAS ORIENTAIS
 
 
BUDISMO
 
 
Por Eliene Percília
Equipe Brasil Escola
 
É uma religião e filosofia fundamentada nos ensinamentos de Buda, e tem aproximadamente 2.500 anos. Ela tenta condicionar a mente de maneira a levá-la à paz, sabedoria, alegria, serenidade e liberdade. O budismo tem por objetivo trabalhar o espiritual do homem, pois um espírito sadio significa um corpo saudável.
 
 
 
 
Quem foi Buda?
 
Siddharta Gautama, o Buda, nasceu no século VI a.C., em Kapilavastu, norte da Índia, que hoje corresponde ao Nepal. Ele era um príncipe que, logo após seu nascimento, foi levado pelos seus pais ao templo para ser apresentado aos sacerdotes. Lá surgiu um senhor sábio que havia dedicado sua vida toda à meditação longe da cidade; ele tomou o menino em suas mãos e profetizou "este menino será grande entre os grandes. Será um poderoso rei ou um mestre espiritual que ajudará a humanidade a se libertar de seus sofrimentos". Após essa profecia, os pais de Siddharta resolveram criar o filho superprotegido para que ele não optasse por estudos filosóficos como foi profetizado. Aos dezesseis anos, ele se casou com sua bela prima Yasodhara; desse relacionamento nasceu seu único filho, Rahula. Contudo, sempre se mostrou curioso com a vida fora dos portões do palácio, por fim, em um belo dia, decidiu descobrir o que havia do outro lado. Siddharta se chocou com a realidade de seu povo e, aos 29 anos, decidiu buscar uma solução para aquilo que afligia seu coração: o sofrimento humano. Abriu mão de sua família e foi em busca de uma resposta. Foi nesse caminho que ele se tornou Buda, o iluminado.
Fundou a doutrina budista, cujo principal conceito é de que as respostas do homem se encontram em seu interior.
 
 
 
HINDUÍSMO
 
Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola
 
 


 
O hinduísmo é considerado uma filosofia de ordem religiosa que engloba tradições culturais, valores e crenças obtidas através de diferentes povos. Passando por constantes adaptações até chegar ao que se conhece hoje, o Hinduísmo foi dividido em fases para melhor apresentar sua história.
Na primeira fase, chamada de Hinduísmo Védico, cultuava-se deuses tribais como Dyaus (deus do céu, deus supremo) que gerou outros deuses. Na segunda fase, a partir de adaptações de outras religiões, surgiu o Hinduísmo Bramânico que cultuava a trindade composta por Brahma (divindade da alma universal), Vishnu (divindade preservadora) e Shiva (divindade destruidora).
Na terceira fase percebem-se diferentes adaptações influenciadas por religiões a partir do cristianismo, islamismo e outras. O Hinduísmo Híbrido surgiu então como a agregação de diversas influências.
 
 
 
 
 
Para os hindus:
- A trajetória que a alma terá é traçada de acordo com as ações praticadas aqui na Terra (lei do Carma);
- A libertação final da alma (moksha) determina o fim do ciclo da morte e do renascimento;
- Os rituais hindus devem ser feitos sempre tendo a meditação (darshan) e a oferenda aos deuses (puja);
- A alimentação deve ser vegetariana, pois considera-se a utilização da carne na alimentação como uma prática impura;
- As preces cantadas (mantras) devem ser dedicadas a todos os deuses;
- O OM (aum) é o mantra mais importante, pois representa Deus;
- Shiva representa o princípio masculino enquanto o princípio feminino é representado por suas esposas Parvati (mãe), Durga (deusa da beleza), Kali (senhora da destruição) e Lakshmi (senhora da arte e da criatividade). 


 
TAOÍSMO
 
 
Equipe Brasil Escola
 
 
Lao Tsé
 


O taoísmo é uma religião de filosofia chinesa; baseia-se no sistema politeísta e filosófico, de crenças parecidas com os antigos elementos místicos e enigmáticos da religião popular chinesa, como: culto aos ancestrais, rituais de exorcismo, alquimia e magia. 

O taoísmo surgiu no século II e incorporou alguns dos elementos religiosos mais antigos da China.  Da observação das leis da natureza, os mestres do taoísmo concluíram que tudo possui uma identidade, que vem de uma única fonte, o Tao. O significado dessa palavra chinesa é “caminho, trilha, estrada”. O Tao é o principal conceito do Taoísmo.
 


A libertação plena da alma estaria no retorno do homem ao Tao.
Alguns caminhos para isso seriam a meditação, a vida em harmonia e o desapego do mundo material.
Os Taoístas acreditam também na essência de todas as coisas. Além disso, existem no Taoísmo duas forças, o yin e o yang.
 
 
 
 
 
XINTOÍSMO
 
 
Equipe Brasil Escola
 
 
 
A tradição do xintoísmo foi criada antes do budismo e ganhou força no Japão no século VI.
Conjunto de ritos e mitos que explicam a origem do mundo, do Japão e da família imperial japonesa.
Originalmente, o xintoísmo não possuía nome, doutrina, nem dogmas. Depois de sete gerações de divindades nascidas do próprio Cosmo, surgiu enfim o último casal; Izanagi e Izanami, que desempenhava na xintoísta, o papel da criação. Os dois se uniram como macho e fêmea; e do corpo de Izanami nasceram as oito ilhas que compõem o território do Japão.
 
 
 
O termo xinto quer dizer “caminhos dos deuses”. O xintoísmo é a religião nacional do Japão, que se constitui de crenças e práticas religiosas de tipo animista. Ao contrário da maior parte dos credos contemporâneos, xintó não possui um fundador específico como livro sagrado, dogmas ou código moral.
No Japão, a religião permaneceu oficial de 1868 a 1946. Com a derrota japonesa na segunda Guerra Mundial, o imperador Hiroíto renunciou ao caráter divino atribuído à realeza pelo xintoísmo e a nova Constituição do país passou a defender a liberdade religiosa para todos os japoneses.
O Kashikodokoro é um santuário do palácio imperial de Tóquio. No santuário ocorre homenagem aos antepassados.
O Kashikodokoro constitui, no Japão moderno, o centro onde se preservam as remotas tradições do xintoísmo.

CONFUCIONISMO
 
 Por Felipe Araújo
 
 
O Confucionismo é a ideologia religiosa e sociopolítica de Koung Fou Tseu, que tem seu nome grafado em língua latina como Confúcio. Entre os princípios do Confucionismo, o principal é conhecido pelos povos orientais como junchaio, que são considerados os ensinamentos dos sábios. Este princípio é o que define o Tao (caminho superior), uma maneira de ter uma vida equilibrada, satisfazendo as vontades do céu e da terra.

Além de filósofo, Confúcio também foi um mantra para seu povo. Nele, as pessoas buscavam um modelo de comportamento e respostas para seus anseios. A filosofia do pensador chinês fazia uma fusão com outros cultos religiosos da antiguidade chinesa, inclusive os que lidam com deuses e imortais, fazendo nascer uma forma de sincretismo de religiões.
A doutrina do Confucionismo durou na China aproximadamente dois mil anos, indo do século II ao século XX com milhões de adeptos. Além da forte presença na China a religião de Confúcio também tem diversos adeptos no Japão, Cingapura e Coréia do Sul.
 
As ideias pregadas no Confucionismo são bastante diferentes das encontradas nas religiões tradicionais do Ocidente. Na filosofia de Confúcio não há um Deus, uma unidade criadora e muito menos templos ou igrejas.
Sua doutrina fundamenta-se na busca pelo Tao, a harmonia da vida e do mundo. Para atingir o Tao, o Confucionismo coloca a família como base de uma sociedade em que todos os seres humanos vivem em harmonia. Esta família começa nos governantes, que devem amar o povo como verdadeiros pais, e termina nos súditos, que tem o dever de ser obedientes e humildes como filhos.
Outra das características presentes no Confucionismo é o culto aos antepassados. Para Confúcio, os seres humanos são formados por quatro dimensões:
  1. O Eu
  2. A Comunidade
  3. A Natureza
  4. O Céu



Além disso, prega que os seres humanos tem que possuir cinco virtudes essenciais que são:
  1. Amar o próximo
  2. Ser justo
  3. Ter comportamento adequado
  4. Ter consciência da vontade dos céus
  5. Cultivar a sabedoria e a sinceridade
Compiladas em cinco obras, as ideias de Confúcio e suas doutrinas podem ser encontradas nos livros que são denominados Os Cinco Clássicos: Shu Ching; Shih Ching; Li Ching; Chun-Chiu e o I Ching.
Entre os diversos ritos tradicionais do confucionismo estão reverência e culto aos antepassados e oferendas aos mortos. Na parte da família, o casamento é valorizado como uma forma de continuação da tradição.
 

 
 
 

Atividade do A.P.E. Trimestral:
Faça uma análise do conteúdo sobre as religiões e filosofias orientais que estudamos em sala e redija um comentário de, no mínimo, 15 linhas, ressaltando aspectos que você julga importantes.

NÃO ESQUEÇA A SUA IDENTIFICAÇÃO;
NOME, SÉRIE E TURMA, COLÉGIO SER! SOROCABA.
 
O prazo para postagem da atividade vai até o dia 15/05/13.
 
 
Bom Trabalho!!!
Prof.ª Marilia C. C. Coltri.
 

36 comentários:

  1. eu li e foi muito legal eu aprendi muito sobre o buda, induismo, taoísmo, xintoísmo, confuncionismo. induismo é para você - A trajetória que a alma terá é traçada de acordo com as ações praticadas aqui na Terra (lei do Carma)e etc...
    taoísmo O taoísmo é uma religião de filosofia chinesa; baseia-se no sistema politeísta e filosófico, de crenças parecidas com os antigos elementos místicos e enigmáticos da religião popular chinesa, como: culto aos ancestrais, rituais de exorcismo, alquimia e magia etc..
    para mim xintoísmo é Conjunto de ritos e mitos que explicam a origem do mundo, do Japão e da família imperial japonesa.
    E por fim confuncionísmo que para mim é O Confucionismo é a ideologia religiosa e sociopolítica de Koung Fou Tseu, que tem seu nome grafado em língua latina como Confúcio. Entre os princípios do Confucionismo, o principal é conhecido pelos povos orientais como junchaio, que são considerados os ensinamentos dos sábios. é também tenque ser assim:
    1.Amar o próximo
    2.Ser justo
    3.Ter comportamento adequado
    4.Ter consciência da vontade dos céus
    5.Cultivar a sabedoria e a sinceridade
    nome:patricia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom, Patrícia. Parabéns pela participação e pelo esforço.
      Prof.ª Marilia C C Coltri.

      Excluir
  2. Adorei saber sobre Buda que teve um filho, também sobre que buta quis sair do palácio e viu o que tinha por fora ( O que tinha no mundo la fora do palácio) Achei bem imprecionate Buda já com 29 anos já querer resolver todo o sofrimento da vida
    Gostei de saber que o induismo tinha fases e que e considerado uma filosofia de ordem religiosa de tradições culturais , o induismo tem regras que ele tem que fazer se for da religião indu ex:
    A alimentação temque ser vegetariana
    Gostei de saber que o taoísmo e uma religião de filosofia chinesa. Os taoístas também na essencis de todas as coisas . Alem disso ,no taoísmo existem duas forças yin e yang
    Gostei de saber que o a tradição do xintoísmo foi criada antes do Budismo e ganhou a força no japão no século VI e também que xintó tem o significado de caminho dos deuseus e que e a religião nacional do japão
    Por ultimo o confucionismo e a ideologia religiosa e sociopolítica de kuang fou tseu,que tem seu nome gravado em língua latina como confúcio .Entre os princípios do confucionismo o principal e conhecido pelos povos orientais como junchaio.
    Nome :Ana Carolina Coutinho
    6 ano machado de assis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela participação, Ana Carolina! Realmente, o hinduísmo é uma filosofia que possui uma carga religiosa e cultural muito forte na Índia.
      Muito bom seu post!
      Prof.ª Marilia C C Coltri.

      Excluir
  3. Eu gostei muito de saber que Buda teve um filho e que um dia ele pensou em sair do castelo,quando Buda nasceu os seus pais já levaram ele para que os sacerdotes conheçece.Eu também gostei de saber que Buda descobriu que ia ser um grande rei atráves de um senhor que profetizou olhando para a mão dele.aos 29 anos,Buda decidiu buscar uma solução para aquilo que afingía seu coração ex: O sofrimento humano.Eu amei saber que para saber mais sobre isso ele abriu a mão de sua família em busca de uma resposta.Gostei de saber que o a tradição do xintoísmo foi criada antes do Budismo e ganhou a força no japão no século VI e também que xintó tem o significado de caminho dos deuseus e que e a religião nacional do Japão.O confucionismo e a ideologia religiosa e sociopolítica de kuang fou tseu,que tem seu nome gravado em língua latina como confúcio. Entreos princípios do confucionismo o principal e conhecido pelos povos orientais como junchaio. Descobri que o taoísmo é uma religião de filosofia chinesa; baseia-se no sistema politeísta e filosófico, de crenças parecidas com os antigos elementos místicos e enigmáticos da religião popular chinesa, como: culto aos ancestrais, rituais de exorcismo, alquimia e magia.Aprendi que o Confucionismo é a ideologia religiosa e sociopolítica de Koung Fou Tseu,que tem seu nome grafado em língua latina como Confúcio.
    Nome:Guilherme Corrêa de Sousa.
    Série:6 Ano Mauricio de Sousa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela participação, Guilherme! Vejo que você se interessou muito pelas religiões orientais. Muito bom seu post!
      Prof.ª Marilia C C Coltri.

      Excluir
  4. Gostei de saber que Buda tinha um filho,e que quando ele nasceu e cresceu ele não sabia como era o sofrimento,e que Buda tinha se casado com sua prima e aos vinte nove anos resolveu sair do palacio e ver como era o mundo.
    Gostei também de saber que o taoismo é uma religão filosófica e no taoismo tem duas forças o yim e o yange que o taoismo surgiu no século II.
    No confucionismo não há um Deus, uma unidade criadora e muito menos templos ou igrejas e seu principal princípio é o junchaio,que sao considerados os ensinamentos dos sabios.
    A tradição do xintoismo foi criada antes do Budismo e ganhou força no Japão.Originalmente,o xintoismo não possuia nome,doutrina,nem dognas e o xintoismo é a religião nacional do Japão.
    Tambem gostei de saber que para o hinduismo
    -Os rituais hindus devem ser feitos sempre a meditação
    -As preces contadas devem ser dedicados a todos seus deuses
    -A alimentação deve ser vegetariana,pois considera-se a utilização da carne na alimentação como uma pratica impura
    Nome:luiza Caldini Orsi
    Serie: 6 ano Machado de Assis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito interessante mesmo, Luíza. Aliás, em todas as religiões e filosofias orientais, onde o equilíbrio interior é a grande busca para todas, a meditação tem uma importância fundamental.
      Parabéns pelo post!
      Prof.ª Marilia C C Coltri.

      Excluir
  5. Ciência moderna foi desenvolvida a partir da filosofia ocidental, mas ela desprezou as considerações de Sócrates (que é o fundador da Filosofia propriamente dita) e Platão, cujos ensinamentos são similares às instruções dos mestres (filósofos) orientais.
    O Mito da caverna - é o mundo material e as coisas, ideias, organização social, preceitos sociais, normas, tabus, tradições e costumes, são sombras projetadas pela realidade, o que levou muitos espíritas a acreditarem que o mundo material é uma cópia imperfeita do mundo espiritual.
    A filosofia está interessada no conhecimento racional. Por isso diz-se "passagem do mito para a razão". Por isso se diz que a Filosofia nasceu no momento em que o homem passou a utilizar a razão para explicar o mundo.
    LUCAS GUSTAVO DE BARROS MACHADO DE ASSIS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lucas, seu comentário está fora do contexto e da proposta do texto sobre religiões e filosofia orientais. Não falamos dos filósofos propriamente ditos. Achei estranho você ter postado um comentário com esse teor. Está muito bom, mas fugiu do tema.
      Prof.ª Marilia C C Coltri.

      Excluir
  6. Adorei de saber sobre o buda que tinha um filho e que saiu e que saiu aos vinte e nove anos do palácio e ver como era o mundo e o que tinha no mundo lá fora gostei também que o taoísmo era uma religião filosófica e no taoísmo tem duas forças yin e o yang e gostei também sobre a tradição do xintoísmo foi criada antes do budismo e ganhou força no Japão no século VI e também do confucionismo que é ideologia religiosa e sociopolítica de koung fou tseu, que tem grafado na língua latina como Confúcio. Entre os princípios do confucionismo, o principal é conhecido pelos povos orientais como junchaio, que são considerados os ensinamentos dos sábios. Este principio é o que define o TAO (caminho superior), uma maneira de ter uma vida equilibrada, satisfazendo as vontades do céu e da terra e gostei também do hinduísmo que é considerado uma filosofia de ordem religiosa que engloba tradições culturais, valores e crenças obtidas através de diferente povos . LUCAS GUSTAVO DE BARROS MACHADO DE ASSIS 6 ANO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora sim, Lucas; este comentário está de acordo com a proposta do trabalho. Muito bem! Parabéns pelo esforço!!! Muito interessante seu post.
      !
      Prof.ª Marilia C C Coltri.

      Excluir
  7. eu li e achei muito legal porque vc aprende mais sobre o buda,e tambem gostei muito de saber que o budismo é considerado incomum por ser uma religião nao teísta."as ideias pregadas no confusionismo são bastante diferentes das encontradas religioes tradicionais do ocidente.na fisolofia de confucio nao ha um deus,uma unidade criadora e muito menos templos e igrejas.sua doutrina fundamenta-se na busca pelo TAO,a harmonia da vida e do mundo.para atingir o TAO,o confucionismo coloca a familia como base em uma sociedade em que todos os seres humanos vivem em harmonia.esta familia começa nos governantes ,que devem amar o povo como verdadeiros pais,e termina nos suditos,que tem o dever de ser obedientes e humildes como filhos.Outra das caracteristicas presentes no confucionismo é culto aos antepassados.Para confucio,os seres humanos são formados por quatro dimensoes:1-O eu,2-A comunidade,3-A natureza e 4-O céu.Alem disso,prega que os seres humanos tem que possuir cinco virtudes enssecias que são:1-Amar o proximo,2-Ser justo,3-Ter comportamento adequado,4-Ter consiencia das vontades dos ceus e 5-Cultivar a sabedoria e a sinceridade. Anna beatriz suganuma Mauricio De Sousa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela participação, Anna Beatriz! Imagine se todas as pessoas cultivassem as cinco virtudes essenciais para o confucionismo? O mundo seria bem melhor para se viver.
      Gostei do post!
      Prof.ª Marilia C C Coltri.

      Excluir
  8. Marilia eu gostei muito e achei muito interessante
    O Buda foi Siddharta Gautama ele nasceu no VI a.C.
    O hinduísmo foi divido por castas os nomes das castas são: Bramares (sacerdotes), Xátrias (governantes), Vaisias (comerciantes), Sudras (escravos) e os Dalitis (os excluídos), no Taoísmo existem duas forças, o yin e o yagn, no Taoísmo baseia-se no sistema politeísta e filosófico.
    A tradição do xintoísmo foi criada antes do budismo e ganhou força no Japão no século VI, no Japão, a religião permaneceu oficial de 1868 a 1946.
    Para Confúcio, os seres humanos são formados por quatro dimensões:
    1. O Eu
    2. A Comunidade
    3. A Natureza
    4. O Céu
    Nome:Lucas Gianolla de Mattos
    Série:6 Ano Mauricio de Sousa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela participação, Lucas! Realmente é muito interessante, mesmo. Apenas uma correção, são Brâmanes.
      Bom trabalho!
      Prof.ª Marilia C C Coltri.

      Excluir
  9. Eu achei muito interessante aprender sobre a religião e filosofia oriental. Tao diferente da nossa ocidental. A maioria delas se baseia na mente ao culto e aos antepassados.
    Buda nasceu no século VI a.C. no nort5e da India , hoje Nepal. Um Sacerdote profetizou que ele seria grande entre os grandes, rei ou mestre espiritual que ajudaria a humanidade.
    Budismo que tem aproximadamente 2.500 anos tenta condicionar a mente , a paz , sabedoria , alegria , serenidade e liberdade.
    Hinduísmo : Na primeira fase o Hinduísmo Védico cultuava deuses tribais ( Deus do céu , Deus supremo). Na segunda fase com a adaptação de outras religiões surgiu o Hinduísmo Bramânico –cultuava a trindade composta por Brahma ( divindade da alma universal ) Vishnu (divindade preservadora) e Shiva ( divindade destruidora).Terceira fase tem influencia do Cristianismo, Islamismo , e outras. A trajetória que a alma terá é traçada de acordo com ações praticadas aqui na Terra.
    Xintoísmo
    A tradição do Xintoísmo foi criada antes do budismo e ganhou força no Japão do século VI. Conjunto de ritos e mitos que explicam a origem do Mundo. O Xintoísmo é a religião nacional do Japão. Não possui um fundador especifico.
    Taoísmo , religião Chinesa que baseia-se no sistema politeísta e filosófico. Crenças cultos aos ancestrais , rituais de exorcismo , alquimia e magia. A libertação plena da alma estaria ao retorno do homem ao TAO. Caminhos para isso : Meditação , vida em harmonia e desapego ao mundo material. Surgiu no século II.
    Confucionismo é a ideologia religiosa e sociopolítica de Confúcio. Defende uma vida equilibrada satisfazendo as vontades do céu e da terra. Além de filósofo Confúcio foi um mantra para o seu povo. A doutrina de Confúcio durou na China aproximadamente 2.000 anos indo do século II ao século XX. Na filosofia de Confúcio não há um Deus , uma unidade criadora e muito menos templos ou igrejas. Cultua-se ao antepassados . Para Confúcio os seres humanos são formados por 4 dimensões : O eu , a comunidade , a natureza , e o céu.
    Isadora Vieira Nastri – 6 º Mauricio de Sousa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente post, Isadora. Não disse que você ia conseguir!
      São muito interessantes mesmo os deuses do hinduísmo, principalmente no Hinduísmo Bramânico com Brahma, Vishnu e Shiva.
      Bom trabalho!
      Prof.ª Marilia Coltri.

      Excluir
  10. adorei saber varias coisas sobre o buba e sua vida,achei muito interesante induismo e xintoísmo O O Buda foi Siddharta Gautama ele nasceu no VI a.C e saiu com vinte e nove anos do palácio e ver como era o mundo e o que tinha no mundo lá fora. O O hinduísmo foi divido por castas os nomes das castas são: Bramares (sacerdotes), Xátrias (governantes), Vaisias (comerciantes), Sudras (escravos) e os Dalitis (os excluídos)Xintoísmo (em japonês: 神道) é o nome dado à espiritualidade tradicional do Japão e dos japoneses, considerado também uma religião pelos estudiosos ocidentais. A palavra Shinto ("Caminho dos Deuses") foi adotada do chinês escrito (神道),1 através da combinação de dois kanjis: "shin" (神?), que significa "deuses" ou "espíritos" (originalmente da palavra chinesa shen); e "tō" (道?), ou "do", que significa "estudo" ou "caminho filosófico" (originalmente da palavra chinesa tao). Os termos yamato-kotoba (大和言葉) e Kami no michi costumam ser usados de maneira semelhante, e apresentam significados similares.O hinduísmo O hinduísmo é uma tradição religiosa1 que se originou no subcontinente indiano. Frequentemente é chamado de Sanātana Dharma (सनातन धर्म) por seus praticantes, frase em sânscrito que significa "a eterna (perpétua) dharma (lei)"2
    Num sentido mais abrangente, o hinduísmo engloba o bramanismo, a crença na "Alma Universal", Brâman; num sentido mais específico, o termo se refere ao mundo cultural e religioso, ordenado por castas, da Índia pós-budista. Karine Jones 6 ano Mauricio de Sousa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom trabalho, Karine! Parabéns pelo esforço e dedicação.
      Prof.ª Marilia C C Coltri.

      Excluir
  11. Gostei da parte em que os ensinamentos de Buda tem aproximadamente 2.500 anos. Que o Buda nasceu no século VI antes de cristo era um príncipe.
    O hinduísmo é considerado uma filosofia de ordem religiosa , que isso era muito valorizado e importante. Mas percebem -se diferentes modos de vida.
    O taoísmo era uma religião chinesa .Isso mudou as leis da natureza. O taoísmo vem de uma unica fonte.O taoísmo significa ‘’CAMINHO ,TRILHA,ESTRADA’’. A liberdade plena da alma estaria no retorno do homem ao TAO.
    As vezes uma meditação deixa a vida mais tranqüila.O termo xintó quer dizer ‘’caminhos dos deuses’’.No Japão,a religião permaneceu oficial de 1868 a 1946.
    No Japão moderno ,o centro onde se preservam as remotas tradições do xintoísmo.
    O confucionismo é a ideologia religiosa .A doutrina do Confúcio durou na china 2 mil anos .
    Outras das características presentes no Confucionismo e o culto aos antepassados .Para o Confúcio ,os seres humanos são formados por 4 dimensões
    1-O EU
    2-A COMUNIDADE
    3-A NATUREZA
    4- O CÈU
    Além disso, prega que os seres humanos tem que possuir cinco virtudes essenciais que são
    1-AMAR AO PROXIMO
    2-SER JUSTO
    3-TER COMPORTAMENTO ADEQUADO
    4-TER CONSCIÊNCIADA VONTADE DOS CÈUS
    5-CULTIVAR A SABEDORIA E A SINCERIDADE
    ISABELA 6 ANO MACHADO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom trabalho, Isabela! Parabéns pelo esforço e dedicação!
      Prof.ª Marilia C C Coltri.

      Excluir
  12. Gostei muito dos textos, eles me ensinaram muita coisa que eu ainda não conhecia, por exemplo, que o Buda tem um filho e que seu nome é Siddharta Gautama.
    Eu entendi que o hinduísmo é considerado uma filosofia religiosa que tem tradições culturais, valores e crenças obtidas através de diferentes povos.O taoismo é uma religião da China que obitem cultos, rituais, magias e alquimia.O xintoísmo é o conjunto de mitos e ritos que falam sobre a origem do mundo.O confucionismo é uma ideologia religiosa e sociopolítica.Para o Confúcio, os seres humanos são formados por 4 dimensões:
    *O Eu
    *A Comunidade
    *A Natureza
    *O Céu
    Estou gostando muito de seu blog!!
    Laura Ulian-6º Machado de Assis!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pelo post e pela participação, Laura! Fico feliz que você esteja gostando do blog. Ainda vamos realizar muitas atividades nele.
      Bom trabalho!
      Prof.ª Marilia C C Coltri.

      Excluir
  13. Gostei de saber que o buda teve aproximadamente 2.500 anos.
    Que teve que abrir mao da familia, gostei de saber sobro isso por que não apredemos na aula de historia e nem no passeio de buda.
    Soube que o induismo é um religião.
    soube que a religião chinesa é um pouco ocolta e misteriosa.
    que comfucio é muito sabio .
    Isso aprofundou meus conhecimentos.
    YANG É MAU
    YIN É O BEM
    A BOLINHA BRANCA NO YANG É O YIN O BEM DENTRO DO MAU
    A BOLINHA PETRA NO YIN É O YANG O MAU DENTRO DO BEM
    E OS DOIS JUNTOS É A VIDA REAL
    Ana Clara Moraes
    6°machado de assis

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marília
      Gostei muito dos textos , achei muito interessante , pois aprendi bastante coisas que eu não sabia ainda Exemplo: que o nome do Buda era Siddharta Gautama , ele nasceu no século VI a.C .
      Hinduísmo: O hinduísmo é considerado uma filosofia de ordem religiosa que engloba tradições culturais
      Toaísmo : O toaísmo é uma religião de filosofia Chinesa .
      Xitoíxmo : Originalmente , o Xitoíxmo não possuía nome .
      Confucionismo : O confucionismo é a ideologia religiosa .
      Nome do aluno : Larissa da Silva Roas
      6 ano : Maurício de Souza

      Excluir
    2. Ana Clara, o conhecimento é vasto e infinito. Como dizia o grande filósofo Sócrates "Só sei, que nada sei". Quanto mais estudamos, mais entendemos que há muito a ser estudado e apreendido.
      Parabéns pela participação!
      Prof.ª Marilia C C Coltri.

      Excluir
  14. Olá sou Isabella S. Lima sou irmã da Giulia De Castro Fogassa e achei muito interessante essa parte do texto "Quem é Buda?'' esse é um trecho que eu achei interessante." Siddharta Gautama, o Buda, nasceu no século VI a.C., em Kapilavastu, norte da Índia, que hoje corresponde ao Nepal. Ele era um príncipe que, logo após seu nascimento, foi levado pelos seus pais ao templo para ser apresentado aos sacerdotes.''

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja muito bem vinda, Isabella e obrigada pela visita!
      Prof.ª Marilia C C Coltri.

      Excluir
  15. olá Marilia,acontece o seguinte... eu escrevi muita mais muita coisa e ultrapassou o limite de letras que é de 4.096.Então queria saber se posso te entregar amanha na aula uma folha impressa. atenciosamente
    Ana Ariel-6 ano Mauricio de Sousa - colégio ser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana Ariel, faça como te orientei em sala, hoje pela manhã.
      Prof.ª Marilia C C Coltri.

      Excluir
  16. Olá Marília, eu achei o texto muito interessante pois nele aprendi sobre o Budismo, que tem o objetivo de trabalhar o espiritual do homem, ele tenta levar a mente a paz, a serenidade, alegria, liberdade, sabedoria. Também achei o Hinduísmo bem legal, pois ele foi dividido em fases para melhor apresentar sua história. O Taoísmo é uma religião de filosofia chinesa, surgiu no século 2, existem 2 forças no Taoísmo (o yin e o yang). O Xintoísmo foi criado até mesmo antes que o Budismo, não possuía nome, doutrina ou dogmas. O Confucionismo é o que eu mais gostei, pesquisei na Internet frases de Confúcio e achei tão bonitas, que com certeza quem lesse iam fazer da sua vida mais valorizada, cito uma frase que achei muito reflexiva " Até que o Sol não brilhe, acendemos uma vela na escuridão", bem sábia...Rafaela-Mauricio de Sousa-Colégio SER !

    ResponderExcluir
  17. Estão encerradas as publicações dos comentários referentes à Atividade do APE Trimestral. Mas, fiquem à vontade para ler e comentar sobre o artigo.
    Prof.ª Marilia C C Coltri.

    ResponderExcluir
  18. Professora Marilia.

    Boa tarde, Sou a Carolina Souza Rosa , do sexto ano Machado de Assis.
    Gostei muito de estudar sobre a Mesopotamia e o Egito, entender que a cidades se formaram
    a partir da crescente fertil, pois as terras as seus redores eram mais produtivas, onde aumentou o comercio, pesca, agricultura e o gado.
    Adorei esta materia.

    ResponderExcluir
  19. OLÁ gostaria de saber de onde estes textos foram retirados.
    obrigada

    ResponderExcluir
  20. Olá meu nome é Kailana e gostaria de saber se essas são todas as Religiões Orientais?

    ResponderExcluir